O que é "ROI"

Métricas

Definição e origem do termo

ROI é a sigla para Return over Investiment (ou Retorno sobre o Investimento). Essa métrica indica o quanto determinado investimento feito pela sua empresa trouxe de retorno financeiro. 

O ROI se baseia em um cálculo simples e pode ser aplicado em diferentes áreas do seu negócio, ele é um excelente indicador para medir a eficiência das suas estratégias e criar planos de ação para melhorar o seu retorno financeiro. 

 

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é muito simples: você só precisa subtrair o retorno financeiro obtido do investimento inicial e dividir esse resultado pelo valor investido:

(Retorno financeiro – Investimento)/Investimento = ROI

Supondo que você tenha feito um investimento de R$ 10 mil em uma ação de Marketing e tenha recebido um retorno financeiro de R$ 50 mil com ela no período considerado, o seu ROI ficaria:

(50.000 – 10.000)/10.000 = 4

Isso significa que o seu ROI é de 4, ou, em porcentagem (como ele é mais comumente considerado), o ROI é de 400%. Então, o seu retorno foi 4 vezes maior do que o investimento nessa ação de Marketing.

Como usar o termo "ROI" na prática

O ROI é um ótimo indicador de sucesso das suas estratégias. Com ele, é possível avaliar se vale a pena manter determinados projetos ativos. 

Além disso, você pode usar essa métrica para analisar os seus canais e entender quais são os que mais trazem retorno financeiro para o negócio e quais são os que trazem menos. A partir dos insights tidos com o cálculo de ROI, você tem mais elementos para tomar decisões realistas, com base em dados e não em achismos.

Você também pode comparar a performance financeira de determinadas ações, ferramentas ou funcionalidades do produto para decidir qual delas deve manter, por exemplo. 

Um ROI positivo costuma indicar que você está no caminho certo e que as suas estratégias estão sendo financeiramente viáveis e lucrativas. O que não quer dizer que você não possa melhorar essa métrica. É importante ter metas para o seu ROI e planejar formas de atingir esse objetivo. 

Por outro lado, um ROI negativo pode indicar a necessidade de mudança, já que você está investindo mais do que recebendo de retorno, o que pode comprometer a empresa financeiramente. 

Por isso, é importante fazer um acompanhamento frequente do ROI, buscando identificar pontos de melhoria e agir rapidamente caso os resultados não sejam bons. 

 

ROI nos cursos da PM3 

Para se aprofundar no tema ROI, não deixe de ver a aula “Como mensurar o impacto da recomendação”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Marcell Almeida. Nesta aula, você vai aprender a definir as melhores métricas para o seu produto, mensurar o ROI do loop de recomendação e ter acesso a cases e referências de sucesso.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais gratuitos para aprender mais sobre ROI:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. 😉