Cursos in company: o que são e como planejar - Cursos PM3
Isabele Reusing

Isabele Reusing

9 minutos de leitura

A falta de profissionais devidamente qualificados é um dos maiores desafios encontrados pelos gestores das empresas atualmente. Segundo uma pesquisa da ManpowerGroup que ouviu 40 mil empregadores de vários setores, 81% afirmaram encontrar dificuldades para contratar profissionais capacitados. 

Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução, os cursos in company surgem como uma solução eficaz para esse problema. Afinal, eles proporcionam uma oportunidade única de desenvolvimento para os colaboradores em organizações que buscam ampliar os resultados e o impacto no negócio.

Sua empresa está em busca de uma maneira eficaz de desenvolver as habilidades da equipe e manter-se competitiva no mercado? Neste guia completo, você vai entender o que são os cursos in company e quais são as suas vantagens em relação aos demais, além de conferir um passo a passo para planejá-los, executá-los e mensurar os resultados. Confira!

O que são cursos in company?

O termo “in company”, traduzido da língua inglesa, significa “em companhia”. Nesse sentido, os cursos in company são um modelo de capacitação voltado para empresas em parceria com instituições de ensino. Eles são realizados dentro da empresa, utilizando a sua própria estrutura para a qualificação dos colaboradores. 

Ao contrário das outras formas de aprendizagem corporativa, os cursos in company, além de serem realizados internamente, podem ser personalizados. Ou seja, o curso é planejado e moldado de acordo com as necessidades específicas da empresa e de sua equipe.

É importante ressaltar que esse método de aprendizagem contínua pode ser aplicado tanto para o desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) quanto comportamentais (soft skills) de forma direcionada e eficaz.

Por que cursos in company são uma boa aposta para a minha empresa?

Além da já mencionada falta de qualificação profissional, outra realidade encontrada no mercado é que, muitas vezes, os cursos já existentes não suprem totalmente a demanda da empresa. Por mais que existam incentivos da empresa e a vontade do colaborador de aprender, os conhecimentos obtidos nos treinamentos não são suficientes. 

Como consequência, isso acaba criando lacunas de qualificação na equipe, o que pode impactar diretamente os resultados. Por esses motivos, a modalidade in company tem sido a escolha de muitos líderes que buscam preencher essas lacunas e melhorar a performance das suas equipes

Além disso, outro fator que deve ser considerado é a atração e retenção de talentos. Uma vez que faltam opções de qualificação, os talentos podem ser atraídos para uma empresa que ofereça um programa de capacitação melhor. Afinal, mais do que um benefício, treinamentos personalizados demonstram o compromisso da empresa com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Vantagens de cursos in company para as empresas

Quando comparamos aos demais formatos de aprendizagem corporativa, os cursos in company se destacam como uma opção atraente para muitas empresas por diversos motivos. Confira.

Personalização 

A principal vantagem em relação às demais modalidades de treinamento corporativo é que os cursos in company podem ser totalmente formatados de acordo com as necessidades da equipe e da empresa. Por meio deles é possível desenvolver conhecimentos e habilidades específicas, garantindo que o conteúdo do treinamento seja relevante e aplicável àquele contexto organizacional.

Evolução constante 

À medida que a tecnologia evolui e o mercado demanda cada vez mais dos profissionais, manter as equipes atualizadas é essencial para a evolução dos negócios. Assim, os colaboradores podem não só acompanhar a evolução tecnológica e as tendências de mercado, mas também tornam-se mais preparados para aplicar o conhecimento, inovar e identificar novas oportunidades de negócio.

Otimização do tempo

Por serem pensados para suprir as necessidades da equipe, os cursos in company são mais objetivos e, portanto, aplicados em menos tempo. Dessa forma, além de a formação atingir os resultados esperados mais rapidamente, a escolha pelo formato in company ajuda a potencializar o retorno do investimento.

Eficiência operacional

A conta é simples: colaboradores mais qualificados tendem a aumentar a eficiência operacional, o que impacta diretamente os resultados e a lucratividade do negócio. Outro fator que contribui para aumentar a eficiência operacional é que os cursos in company geralmente combinam a teoria com a prática, explorando situações reais da empresa durante as aulas.

Mensuração de resultados

Com os cursos in company é possível definir metas claras de aprendizagem e estabelecer objetivos mensuráveis para cada treinamento. Assim, as lideranças conseguem fazer uma avaliação eficaz do progresso e dos resultados alcançados.

Momentos práticos

Em treinamentos in company o momento prático pode ser feito a partir de desafios reais e atuais dos times, potencializando o aprendizado e permitindo que as pessoas pratiquem e tirem aprendizados direcionados ao seu contexto do dia a dia

Passo a passo: como organizar um curso in company eficaz?

Tendo todas essas vantagens em mente, o próximo passo é saber como aplicar os cursos in company na sua empresa. Para isso, preparamos o passo a passo a seguir.

Mapeamento das lacunas de qualificação

O primeiro passo para organizar um curso in company é mapear as necessidades de aprendizado da equipe. Fundamental para o sucesso do treinamento, essa etapa permite ter uma visão das dificuldades e dos objetivos da empresa com a capacitação, evidenciando o que precisa ser feito.

Sendo assim, o mapeamento dessas necessidades pode ser feito por meio de entrevistas com os colaboradores e lideranças, questionários, avaliações de desempenho e análises das metas corporativas. 

Planejamento para cursos in company

Nessa etapa, devem ser considerados todos os recursos que serão indispensáveis para a execução dos treinamentos corporativos. O orçamento deve ser previsto já no planejamento da empresa e pode ser feito de forma anual, semestral ou trimestral.

Nesse momento, também são definidos os temas a serem abordados nos cursos in company, quantas pessoas serão capacitadas, expectativa de duração do treinamento,  qual será o formato, entre outras especificidades. Uma boa maneira de definir o escopo dos treinamentos é respondendo às cinco perguntas básicas: 

  • O que? Aqui é definido o tema central do conteúdo que será repassado para os colaboradores.
  • Como? A forma como ele será aplicado, se será em parceria com outras instituições e quem irá ministrar o curso.
  • Quando? A definição do dia, horário e duração do o curso. Para garantir a adesão dos colaboradores, é possível realizar uma enquete consultando as preferências.
  • Onde? O curso pode ser aplicado de forma online ou presencial. Em ambos os casos, é preciso verificar se todos os recursos estão disponíveis para o bom andamento das aulas.
  • Por quê? A justificativa ou os motivos que tornam necessária a implementação do treinamento na empresa.

Escolha do parceiro de educação

A contratação de um fornecedor especializado é outro fator decisivo para o sucesso dos cursos in company. Nessa etapa, é preciso avaliar se a instituição de ensino é confiável e se possui boas referências no mercado. Esse ponto é crucial para garantir a qualidade e a adesão dos colaboradores nos treinamentos.

Execução e logística

Aqui é preciso assegurar que todos os recursos e materiais necessários sejam disponibilizados para facilitar o aprendizado dos colaboradores. Isso inclui o gerenciamento do espaço físico, a disponibilidade de equipamentos e materiais didáticos e a gestão eficiente do tempo.

Caso o curso seja presencial, verifique se o espaço físico é de fácil acesso e comporta todos os participantes. Além disso, é importante garantir que o treinamento seja executado de maneira objetiva, produtiva e impactante para todos os participantes.

Acompanhamento dos resultados

A definição de metas claras de aprendizagem na etapa de planejamento viabiliza o acompanhamento por parte dos gestores durante e após a realização do curso. Com o levantamento dos dados adequados, é possível monitorar o progresso dos colaboradores e mensurar os resultados da capacitação.

Para isso, faça o registro de todos os recursos utilizados com a organização, contratação de serviços e materiais, além do tempo empregado para o planejamento e a execução das aulas. Assim você terá os dados necessários para calcular o ROI (retorno sobre o investimento) e comprovar a eficácia das iniciativas de aprendizagem contínua.

Escolha a melhor solução para realizar seus treinamentos personalizados 

Diante da crescente demanda por profissionais qualificados no mercado, o investimento nos cursos in company pode ser uma poderosa ferramenta para o seu negócio!

Ao customizar o treinamento exatamente de acordo com as demandas da sua empresa, você estará no caminho certo para manter a empresa competitiva no mercado, promovendo o crescimento organizacional e o desenvolvimento das equipes. 

Na hora de vencer os desafios operacionais e capacitar seus colaboradores, conte com a instituição que é referência em negócios e produtos digitais no Brasil: a PM3! Oferecemos diversas opções de formação e cursos in company feitos sob medida para desenvolver os talentos da sua empresa. 

Investir na qualificação das equipes é investir no sucesso e na sustentabilidade do seu negócio! Converse com um de nossos especialistas e conheça todas as possibilidades de customização que oferecemos.