Panorama do Mercado de Produto 2023-2024: Confira!
Equipe de conteúdo - PM3

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7 minutos de leitura

Este é o quarto ano que a PM3, escola referência em Produtos e Negócios Digitais no Brasil, desenvolve o Panorama de Produto, um material gratuito para toda a comunidade de Produto e Tecnologia do país. Nesta edição, tivemos a honra de desenvolver o material em conjunto com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definem o futuro dos negócios, para mapear o mercado de trabalho de dados no Brasil.

A pesquisa foi distribuída entre os maiores grupos e principais comunidades de Produto do país, atingindo um quórum recorde de mais de 2000 respondentes, demonstrando também o crescimento da comunidade e de interesse em assuntos do mercado de Product Management!

Nesta pesquisa, buscamos trazer mais pluralidade sobre o mercado, e não apenas informações sobre a carreira de Product Managers e Product Owners. Por essa razão, constam respostas de profissionais em outras posições, como Business Analysts, e também de lideranças de Produto, como CPOs e VPs, além de UX, Agilistas e Desenvolvedores. Confira mais detalhes abaixo! 


O que o Panorama traz

O Panorama do Mercado de Produto no Brasil traz os principais insights para profissionais de Produtos Digitais sobre o mercado gratuitamente. Confira abaixo algumas informações que você poderá acessar após o resultado da pesquisa: 

  • Tendências da área
  • Oportunidades de desenvolvimento de carreira
  • Dados para ajudar no planejamento estratégico para 2024 da empresa/área de Produto 
  • Visão de como o mercado está se comportando ao longo dos anos
  • E muito mais!

Confira a seguir alguns dos principais achados deste relatório, e aproveite clicando aqui, para baixar o material e ver na íntegra. 



Aumento salarial acima da inflação

Em 2023, os Product Managers tiveram uma valorização salarial de 5,86%, elevando o salário médio de R$12.293,45, em 2022, para R$13.295,11. Quando comparamos este aumento salarial com a inflação acumulada pelo IPCA de 4,61% no mesmo período, observamos que o aumento do salário médio estimado superou a inflação acumulada em 1,25% no último ano.


Trabalho remoto ainda é predominante

Em 2022, o regime de trabalho predominante era o remoto, com 70,8% e este ano, houve uma redução para 61.97%.  A tendência de volta para um formato híbrido se confirma com aumento dessa modalidade para 32,21%, frente ao ano anterior, que continha 24,4% dos respondentes. 

Empresas mais admiradas

Quando se trata de empresas mais admiradas na área de produtos, a Nubank lidera com folga, sendo destacada 647 vezes. Ifood e Google vêm logo atrás, com 305 e 226 menções. As gigantes globais como Spotify, Apple, Amazon, Airbnb e Netflix também são celebradas no panorama deste ano. 

Distribuição de salários por gênero

No ano anterior, a disparidade salarial entre os gêneros era de 21%, mas essa diferença reduziu-se para 16,18% no ano corrente. Apesar de ainda haver uma discrepância notável, observa-se uma tendência positiva na busca por equidade salarial entre os gêneros.

Proporção PMs/Devs por porte da empresa

Ao questionar a proporção de PMs e Devs nas empresas, ainda há uma grande heterogeneidade e falta de padrão, independente do tamanho da empresa, indicando a falta de uma boa prática única de estrutura de times no mercado de Produto. Em empresas menores, a proporção de PMs para desenvolvedores chama atenção pelo fato de em 32,54% terem 1 PM para 5 desenvolvedores, e em 30,95% das empresas, não contar o profissional Product Manager. 

Nível de senioridade mais prevalente é Sênior

Em relação ao nível de senioridade na carreira de produto, os Sêniores são maioria, com 27.51% dos respondentes, Por outro lado, o nível de senioridade com menor representação é Especialista, com 12.49%.

Falta de maturidade em produtos é o motivo número um de insatisfação

O Panorama deste ano reforça a dor quanto a  falta de maturidade em produtos, sendo este o motivo número um de insatisfação, seguido por oportunidades de crescimento, liderança, salário que não acompanha o mercado e o clima do escritório também está na lista de “podia ser melhor”.

Pessoas em marketing de produto

Segundo 34% dos respondentes, não há nenhuma pessoa de Marketing de Produto na empresa em que trabalham, o que mostra um crescimento quanto a presença desse profissional frente a 2022 em que 40% apontam a inexistência deste papel estruturado. Por outro lado, 22% apontaram a presença de 1 a 3 profissionais na função. Os dados mostram que, apesar de algumas empresas terem identificado a necessidade desse profissional e estarem adequando seus times para obter uma performance melhor, a maioria ainda não abriu oportunidades na área.

Preferência em relação ao retorno presencial 

Em 2020 a pergunta e opções de resposta eram diferentes e relacionadas ao cenário pré-covid, o que torna a análise interessante aqui é que depois de chegar em 70,8% de trabalho remoto em 2022 observa-se uma tendência de volta para um formato híbrido em 2023, com aumento dessa modalidade de 7,8 pp. 

Habilidades de maior dificuldade

As dimensões de habilidades analíticas, abrangendo métricas, dados e analytics, ainda são o principal obstáculo para os profissionais de produto. Alinhamentos e comunicação em 2023, obtiveram um aumento expressivo nesse ponto. Já “Discovery” tem mostrado uma redução consistente. Esta queda provavelmente está ligada ao fato de que o Discovery está se tornando uma prática cada vez mais habitual em equipes de produto.


O “Panorama do Mercado de Produto no Brasil” é um guia para empresas que possuem Produtos Digitais. Este relatório destaca a maturidade e relevância do Brasil no cenário global de Produto e Tecnologia. O Panorama é um autêntico raio-x da área que auxilia na identificação de pontos de melhoria no mercado de tecnologia nacional. É a nossa colaboração para tornar o mercado brasileiro de tecnologia uma referência mundial em Product Management por meio de informação de qualidade para toda a Comunidade.

Como nos anos anteriores trouxemos um formato reduzido para você compartilhar o resultado do Panorama do Mercado de Produto no Brasil nas redes sociais! Aqui você encontra uma pasta com imagens dos principais highlights da pesquisa. É só acessar, baixar as suas imagens preferidas e compartilhar!


Esperamos que este estudo seja de valor para você e sua empresa, trazendo tendências e oportunidades. Para acessar o material completo, basta clicar aqui!