O que é ROI de treinamento e como calcular - Cursos PM3
Jéssica Moraes

Jéssica Moraes

10 minutos de leitura

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma ótima estratégia para evidenciar o valor e a importância dos programas de treinamento das empresas. Ele ressalta o impacto positivo no desempenho das organizações e na competência dos funcionários.

Afinal, é essencial que as equipes de educação corporativa, Treinamento e Desenvolvimento, ou Recursos Humanos, apresentem números que demonstrem a rentabilidade e eficácia das estratégias. Isso ajuda a justificar a implementação desses programas. 

Então, neste artigo, você aprenderá sobre o conceito de ROI de treinamento e como calculá-lo para fortalecer seus argumentos. Boa leitura!

O que é ROI de treinamento e como calcular? 

O Retorno sobre o Investimento, ou ROI, é um cálculo indicativo que permite às empresas avaliar o desempenho dos seus investimentos. Ele mede o resultado alcançado com esses investimentos para avaliar se são vantajosos.

Por meio desse índice, também é possível identificar falhas nos investimentos. Ou seja, por que os resultados não estão sendo alcançados conforme o esperado. Dessa forma, a empresa pode aplicar estratégias para recuperar pelo menos parte do capital investido.

Vale ressaltar que o ROI pode ser aplicado em diversos setores da empresa, como:

  • marketing;
  • vendas;
  • logística;
  • Treinamento & Desenvolvimento.

Portanto, quando calculamos o retorno do investimento em educação corporativa temos o ROI de treinamento. Agora que você sabe o que ele é, veja como fazer o cálculo. 

A fórmula utilizada é a seguinte: 

ROI (%) = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Por exemplo: se o lucro do investimento foi de 40.000 e o custo dele foi de 10.000, então temos: 

ROI = (40.000 – 10.000) / 10.000 = 3.

Por fim, deve-se multiplicar o resultado (3) por 100. Então, teríamos um retorno de 300%

Vale ressaltar que o ROI, geralmente, é calculado por meio de uma planilha, utilizando três métodos:

  • Modelo de Kirkpatrick;
  • Modelo de ROI de Phillips;
  • Modelo de avaliação somativa e formativa.

Agora, é importante ressaltar que a equipe de T&D ou RH não deve basear suas análises apenas nesse cálculo O ideal é também considerar outros pontos importantes, como explicaremos mais adiante.

Qual a importância do ROI de treinamento e os desafios comuns ao mensurá-lo? 

O ROI de treinamento é importante porque trata-se de uma ferramenta excelente para avaliar o verdadeiro impacto de um treinamento entre os colaboradores. 

No entanto, essa estratégia também apresenta desafios.

Um dos mais comuns ao mensurar o retorno de treinamento é a complexidade para medir o resultado das capacitações. Isso ocorre devido à natureza subjetiva da capacidade de aprendizado de cada indivíduo.

Mesmo que uma equipe demonstre estar aplicando as novas habilidades em seu dia a dia, os resultados tendem a variar de colaborador para colaborador.

Nesse contexto, a aplicação do ROI se torna essencial para concretizar os números obtidos com os treinamentos. Ainda, para avaliar se há necessidade de melhorias na metodologia do time de T&D ou RH.

Melhores práticas para calcular o ROI na educação corporativa

A seguir, listamos os 5 principais passos que você deve considerar antes de aplicar a fórmula do ROI de treinamento.

Levantamento dos custos do treinamento

Comece levantando todos os custos (diretos e indiretos) envolvidos no planejamento, na contratação e na avaliação dos resultados dos treinamentos. 

Isso deve incluir não apenas o custo do programa em si, mas também as horas de trabalho que os colaboradores dedicam à qualificação.

No caso de treinamentos presenciais, lembre-se de despesas como:

  • aluguel de espaços físicos;
  • deslocamento dos colaboradores;
  • materiais utilizados nas dinâmicas.

Para treinamentos online, na maioria das vezes, não são gerados custos adicionais. Portanto, não é necessário contabilizá-los.

Reúna os indicadores e resultados a serem avaliados

Uma sugestão é co-criar os indicadores com os membros dos times. Afinal, eles  enfrentam diariamente os desafios das suas funções. 

Os indicadores e resultados podem ser organizados em dois campos principais: os de fácil mensuração e os de difícil mensuração

Resultados mais objetivos e tangíveis, geralmente, são medidos com mais facilidade a partir dos dados disponíveis. Como o aumento no número de vendas ou o crescimento da participação no mercado 

Por exemplo, a comparação dos números antes e depois de um treinamento de vendas e negociação é uma opção relativamente simples no processo de cálculo do ROI.

Por outro lado, a mensuração dos indicadores menos objetivos, pode ser um pouco mais complexa, mas não é impossível. Isso porque costumam estar relacionados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Dê um valor monetário aos resultados

Depois de identificar quais aspectos deseja avaliar, é interessante agregar valor monetário aos resultados obtidos. Basicamente, trata-se de expressar em números as vantagens financeiras que a empresa obteve com os treinamentos.

É possível calcular resultados mais objetivos, como a produtividade, com base no volume e na qualidade da entrega dos colaboradores. Em outras situações, chegar ao valor monetário pode ser uma tarefa mais difícil.

Isso acontece, principalmente, quando os resultados do treinamento são menos objetivos e palpáveis. Nesse caso, uma solução é utilizar a avaliação dos líderes das equipes, que acompanham de perto o desempenho de seus liderados.

Essa estratégia pode ser aplicada antes de iniciar um treinamento. Você pode pedir para que o líder de um time avalie numericamente (pode ser de 0 a 10) habilidades como complexidade das entregas, colaboração e assertividade na comunicação de seus liderados. 

Depois de treiná-los, o líder deverá refazer o procedimento. Assim terá um comparativo para analisar os resultados alcançados.

Para atribuir o valor monetário ao resultado, basta comparar os números anteriores e posteriores ao treinamento. Transforme-os em porcentagem e aplique-os ao salário dos colaboradores.

Na prática, essa comparação antes e depois do treinamento poderá apresentar resultados como:

  • entregas 12% mais complexas;
  • melhoria de 20% na capacidade de colaborar e co-criar;
  • desenvolvimento de 15% na assertividade da comunicação.

Para encontrar a média geral de crescimento da performance do time, some as porcentagens e divida pelo número de habilidades avaliadas: 

(12% + 20% + 15%) / 3 = 15,6%.

Por último, aplique essa média geral ao salário dos colaboradores do time para mensurar o retorno financeiro que o treinamento gerou à empresa.

Desconsidere os efeitos do treinamento

Outra etapa para calcular o ROI em educação corporativa e justificar sua eficiência é separar e analisar os resultados do treinamento. Nesse sentido, é vantajoso estabelecer grupos de controle.

Na prática, antes do início do treinamento, separe os colaboradores em dois times com características semelhantes. Depois, avalie o desempenho de cada um deles com base na habilidade que a empresa deseja aprimorar.

Se necessário, recorra à estratégia de avaliação pelos líderes que ensinamos. Em seguida, forneça o treinamento apenas para um dos times e compare o desempenho das duas equipes.

Vale ressaltar que a técnica de grupos de controle pode ser aplicada independentemente da habilidade ou função do colaborador.

Aplique a fórmula do ROI

A ideia não é apenas apresentar números impressionantes ou excepcionais. É fundamental que o RH ou T&D demonstre com transparência os métodos e processos empregados para alcançar o ROI.

Se obtiver um retorno positivo, você terá muito mais facilidade para comprovar o sucesso da estratégia. Vai conquistar a adesão dos stakeholders e da diretoria para investir no ativo mais valioso das organizações: seus colaboradores.

Ferramentas para mensurar os retornos e impacto dos treinamentos

Agora que você já se familiarizou com o ROI, conheça outras ferramentas úteis para mensurar o retorno e o impacto dos treinamentos sobre as equipes.

Taxa de aplicação e aprendizado

Como o próprio nome sugere, essa métrica auxilia a compreender o nível de aprendizado dos colaboradores. Permite verificar se os treinamentos estão sendo eficazes e se estão gerando resultados para a empresa.

No entanto, os resultados não serão obtidos de forma imediata. Após a conclusão da capacitação, é necessário tempo, pois cada colaborador vai assimilar o que foi aprendido de maneiras diferentes.

Outra maneira de avaliar os resultados por meio dessa métrica é realizando testes antes e depois do treinamento. Isso ajuda a acompanhar o progresso de cada indivíduo. 

Aproveitamento individual

Por meio do desempenho individual, a equipe de RH pode identificar as principais dificuldades de cada colaborador. Afinal, nem sempre elas são reconhecidas antes de implementar os programas.. 

Com base nisso, podem ser estudadas novas estratégias para suprir essas deficiências por meio de outras capacitações. Assim, personalizamos os treinamentos.

Avaliação de comportamento

Podemos, também, considerar a avaliação comportamental, que serve como referência individual. Permite analisar os efeitos positivos das capacitações no comportamento dos colaboradores.

Esse indicador torna-se significativo para treinamentos que visam aprimorar as habilidades comportamentais dos colaboradores. É o caso de negociação, atendimento ao cliente e liderança corporativa.

Taxa de desistência

Essa taxa mede a quantidade de participantes do treinamento que não concluíram os módulos propostos. Quando os programas são mais extensos, este indicador é relevante para determinar se o conteúdo tem sido envolvente conforme o esperado, ou não, também para avaliar sua eficácia.

É interessante elaborar pesquisas e conduzir entrevistas com os desistentes. Assim podemos compreender os motivos de não concluir as capacitações da empresa.

Multiplicadores internos

Esse indicador avalia o progresso interno da empresa. Também destaca o interesse dos colaboradores em compartilhar seus conhecimentos com os colegas de equipe. 

Os multiplicadores internos desempenham um papel fundamental ao facilitar a disseminação do conhecimento. Assim, promovem uma cultura de aprendizado contínuo.

Os indicadores de treinamento são, sem dúvida, essenciais. Em especial quando consideramos o papel indispensável que desempenham ao evidenciar a eficácia de um programa de treinamento corporativo.

De toda forma, é essencial fazer o cálculo do ROI de treinamento para ter uma visão clara do retorno obtido. Assim, é possível direcionar melhor as ações e tomar decisões estratégicas e mais vantajosas na hora de treinar as equipes para ter ótimos resultados. A PM3 oferece soluções que contribuem para alcançar esses e outros objetivos. Acesse o site e confira nossos cursos de qualificação para otimizar o desempenho dos seus colaboradores.