Transformação digital: quais habilidades digitais desenvolver?
Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

10 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

É muito provável que você  já tenha ouvido falar no termo transformação digital. Em um mundo mais e mais interconectado e amparado pela tecnologia, esse conceito é crucial para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa.

Organizações que querem aprimorar seus processos incorporando tecnologias modernas e mais eficientes, e manter sua competitividade e relevância no mercado, precisam passar por esse processo. 

Mas para os profissionais, essa mudança pode ser ainda mais desafiadora. Por isso, é fundamental entender o que é requisitado no que se refere às habilidades profissionais para se atualizar diante de tantas mudanças.

Neste artigo, mostramos o que é transformação digital e a importância dela no contexto atual. Também, as habilidades técnicas e comportamentais requisitadas dos profissionais pelo mercado de trabalho atual e como desenvolvê-las com eficiência. Confira!  

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo de mudança de uma organização a nível estrutural, operacional e cultural. Ela implementa a tecnologia digital em todos os segmentos do negócio. 

Essa transformação vai desde a remodelação de processos internos até a forma como a empresa interage com o mercado. Assim, agrega valor para os seus clientes e parceiros.

Mas a transformação digital vai além da implementação de novos processos e tecnologias. Ela é um modo de pensar sobre a cultura organizacional de um negócio por uma perspectiva que fomente a inovação e a eficiência.

Portanto, esse é um processo gradual e contínuo. Exige um esforço coletivo e uma grande adaptabilidade ao novo modelo de operação de uma empresa. 

Qual é a importância da transformação digital?

A transformação digital é mais do que um requisito empresarial. Ela se tornou o padrão atual do mercado, exercendo um papel fundamental na inovação, no aumento da eficiência organizacional e nas formas de agregar valor para os clientes.

O mundo atual consome de maneiras diferentes. A internet e as tecnologias têm uma influência direta nesse processo. 

Empresas que querem sobreviver em um contexto altamente competitivo precisam estar preparadas para atender a essas novas formas de consumo e exigências do mercado. Também aquelas que desejam prosperar em um cenário de constante mudanças e evoluções

Nesse sentido, a transformação digital é o caminho real e possível para que isso aconteça de maneira satisfatória. 

Habilidades técnicas requisitadas por empresas

Para navegar no contexto da transformação digital, não só as empresas precisam adaptar seus processos e operações. Os profissionais devem se capacitar desenvolvendo as habilidades técnicas (hard skills) e sociocomportamentais (soft skills) exigidas no mercado.

Vale lembrar que o processo de transformação digital é contínuo. Logo, o desenvolvimento de novas habilidades também precisa ser um constante aprendizado e capacitação.

Quando falamos em habilidades técnicas, algumas que se destacam no contexto da transformação digital são:

  • conhecimento dos conceitos de tecnologia;
  • análise de dados;
  • segurança da informação;
  • Inteligência Artificial.

Essas e outras habilidades são fundamentais para entender como atuar nessa nova realidade, compreendendo conceitos importantes que envolvem esse universo. 

Veja mais detalhes sobre essas habilidades!

Conhecimento em conceitos de tecnologia

Entender conceitos básicos de tecnologia emergentes é fundamental para navegar no contexto da transformação digital. Entre eles, podemos citar:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data;
  • computação na nuvem;
  • automação de processos; entre outros.

Essas tecnologias já são realidade em muitas empresas. São parte essencial da transformação digital dos negócios e da sua busca por melhor eficiência empresarial.

Análise de dados

Os dados são um dos ativos mais valiosos de uma organização no contexto digital. Empresas que não se preocupam com o processo de análise deles estão negligenciando o potencial desses ativos tão importantes para a era digital.

Por meio de processos de análise de dados, é possível:

  • obter insights valiosos de negócio;
  • criar estratégias mais eficazes e precisas;
  • fazer análises preditivas;
  • tomar decisões baseadas em informações reais do mercado e da empresa. 

Assim, profissionais da transformação digital precisam aprender a trabalhar com dados. Com isso, contribuirão para aprimorar de forma significativa os resultados de uma empresa e seu modo de atuar no mercado.

Segurança da informação

Com a transformação digital surge também a necessidade de pensar em cibersegurança e segurança da informação. Isso é fundamental para manter os negócios protegidos no mundo digital e os consumidores que confiam na empresa.

Portanto, profissionais que querem se tornar bem sucedidos nesse contexto, precisam desenvolver habilidades referentes à segurança e a proteção de dados. Assim, poderão atuar contra ameaças digitais e estar em conformidade com as regulamentações sobre o manejo de dados digitais.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é outra tecnologia emergente que tem revolucionado o contexto organizacional. Ela oferece novas formas de operar, otimizar processos e recursos, reduzir custos e aumentar a qualidade de produtos e serviços

Principalmente nos últimos anos, é uma habilidade que se tornou fundamental para profissionais que desejam se adaptar e atuar no contexto da transformação digital.

Habilidades interpessoais e comportamentais requisitadas por empresas

As soft skills também são essenciais para uma boa atuação profissional no contexto digital. Algumas das mais requisitadas pelas empresas, são:

  • pensamento crítico e resolução de problemas;
  • tomada de decisão;
  • adaptabilidade;
  • comunicação precisa e colaboração.

Pensamento crítico e resolução de problemas

Diante de constantes mudanças no mercado, é crucial que um profissional tenha uma alta capacidade de pensar criticamente. Deve analisar o cenário que se apresenta e propor soluções práticas e efetivas para os problemas.

Por isso, o pensamento crítico e a resolução de problemas são soft skills muito importantes no cenário da transformação digital.

Tomada de decisão

A transformação impulsionada pelas tecnologias digitais apresenta um aumento significativo na geração de dados e um cenário dinâmico e de incertezas. Isso exige dos negócios uma capacidade de agir com rapidez e precisão. 

Assim, a tomada de decisão eficaz é uma habilidade cada vez mais necessária para criar, com base em dados, as melhores estratégias de negócio. Profissionais com essa capacidade têm o diferencial necessário para se destacar entre os concorrentes.

Adaptabilidade

Com mudanças tão constantes no contexto organizacional, ser capaz de responder com agilidade e adaptar-se de maneira efetiva às transformações é fundamental para o sucesso do negócio. 

Assim, a adaptabilidade é uma habilidade essencial para a transformação digital. Ela se refere, também, à capacidade de aprender e implementar novas metodologias, tecnologias e processos efetivamente.

Comunicação precisa e colaboração

A comunicação precisa e a colaboração são habilidades indispensáveis para qualquer profissional no contexto da transformação digital. Com a implementação de novas tecnologias, empresas cada vez mais adotam metodologias ágeis que otimizam os processos internos e as formas de trabalhar em equipe

Por isso, é fundamental saber colaborar com seu time de maneira harmoniosa, respeitosa e efetiva. Além disso, a boa comunicação aprimora o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que fornece todo o aparato para a transmissão de ideias complexas com clareza e precisão.

Desenvolvendo habilidades para a transformação digital

Se você chegou até aqui, já entendeu que aprimorar suas habilidades técnicas, comportamentais e interpessoais é o que garantirá sucesso no contexto corporativo de transformação digital. 

Confira algumas dicas para desenvolver essas competências.

Invista em cursos e certificações

O caminho mais lógico para desenvolver novas habilidades é buscar cursos, treinamentos, certificações e outros formatos de aprendizagem formal na área em que você deseja trabalhar.

Quando falamos de transformação digital, você pode procurar esses recursos em áreas específicas do seu interesse. Mas também é válido recorrer às mais abrangentes, que abordarão os principais conceitos desse segmento. 

Atualmente, existem diversos modos de desenvolver uma nova habilidade. Pode ser por meio do e-learning, de cursos e formações presenciais. Até mesmo com treinamentos e cursos corporativos oferecidos pela organização. 

O importante é mergulhar nesse universo, desenvolver habilidades e aprender os conceitos das tecnologias emergentes. 

Faça networking estratégico

Outro dica crucial é se atualizar sobre a transformação digital fazendo networking estratégico com outras pessoas da área. É interessante se conectar àquelas que já estão mais imersas nessas mudanças.

Esse tipo de estratégia permite acompanhar as tendências do mercado e descobrir novas oportunidades na sua área. Além de fortalecer sua rede de relacionamentos profissionais.

Busque oportunidades na sua área de interesse

Ao desenvolver novas habilidades, a melhor forma de verificar se você se preparou bem para as mudanças proporcionadas pela transformação digital é buscar oportunidades para colocar em prática seus conhecimentos.

A prática ajudará a testar seus conhecimentos, aprimorar e solidificar suas habilidades para que continue melhorando.

Pratique o lifelong learning

O aprendizado contínuo (lifelong learning) é uma das melhores estratégias para desenvolver novas habilidades no contexto da transformação digital. Principalmente com as constantes mudanças em um cenário altamente dinâmico.

Então, é fundamental continuar se atualizando sobre as mudanças e tendências emergentes. Além de assumir uma postura ativa na busca de novos conhecimentos e habilidades à medida que for necessário.

Há muitas maneiras de praticar o lifelong learning, como:

  • consumir conteúdos como livros, blogs, podcasts, vídeos, entre outros formatos;
  • acompanhar profissionais de referência no contexto da transformação digital;
  • atualizar as certificações, formações e cursos na sua área de atuação, sempre que possível. 

Conheça o PM3 para empresas

A transformação digital não é um processo rápido e simples de implementar. No entanto, é necessário para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa no contexto atual. 

Você ou sua empresa ainda sentem dificuldade para lidar com os desafios da transformação digital no que se refere ao desenvolvimento de habilidades para uma boa atuação no contexto digital? Então, é fundamental pensar em estratégias que forneçam essa estrutura.

O PM3 para empresas pode ser a solução que você buscava para destravar o potencial da sua organização. Com ele, poderá desenvolver ou aprimorar as habilidades exigidas pela transformação digital. 

Nossos cursos in company e treinamentos personalizados oferecem a estrutura ideal para alavancar os resultados da sua empresa. Isso vai prepará-la para o futuro dos negócios digitais.
Converse com nossos especialistas em transformação digital e conheça as soluções disponíveis para sua empresa!