2 de março de 2022

Aniversário de 4 anos da PM3: um pouco da nossa história até aqui

Sempre que completamos um ciclo, há aquele momento de reflexão sobre de onde viemos e para onde queremos ir. Neste ano, em especial, completar mais um ano carrega um grande apanhado de conquistas, tanto para a marca em si, quanto para as pessoas que fizeram e fazem parte da nossa história (alunos, alunas, instrutores, profissionais que passaram por aqui, fornecedores, etc.). 

A proximidade com a comunidade de Produto – nos encontros casuais, meetups e nas primeiras edições do Product Camp (quando ainda ocorriam dentro das empresas) – foi sempre algo muito presente para nós – principalmente pelo fato dos fundadores organizarem, frequentarem e palestrarem nestes eventos, que ajudam a fomentar as discussões na área de tecnologia do país. Naquela época, entre 2016 e 2017, poucas  pessoas falavam sobre produtos digitais no Brasil e eram muitas as dúvidas sobre como aplicar as melhores práticas, principalmente dentro do nosso contexto.

Como tudo começou

Foi da inquietação gerada por esse contexto que 3 amigos (Marcell Almeida, Bruno Coutinho e Dan Mark Printes) se reuniram no ano de 2018 em uma manhã de verão no bairro de Pinheiros, em um café/restaurante na esquina entre a Rua Fradique Coutinho e a Arthur de Azevedo, para conceber o que viria a ser a PM3 hoje.

Da esquerda para a direita: Marcell, Bruno e Dan.
Da esquerda para a direita: Marcell, Bruno e Dan.

Como eles mesmos contaram no podcast Conversa Ágil, no início não havia a pretensão de crescer tanto. O objetivo era disponibilizar um curso que atendesse às necessidades do mercado e esclarecesse as dúvidas de vários profissionais de Produto, que precisavam de conhecimento mão na massa. Foi assim que, ao longo de 2018, o Curso de Product Management foi produzido. 

Fortalecendo o que viria a ser um dos principais valores da PM3, todo o processo de concepção e gravação do curso envolveu a aplicação das melhores práticas do mercado, com muito discovery e validação com os usuários, instrutores e pessoas da comunidade. Aliás, naquela época – em um mundo no qual nem se cogitava uma pandemia – durante as gravações, a PM3 recebia os alunos que assistiam às aulas ao vivo e nos ajudavam a iterar in loco.

Pedro Axelrud (à direita), instrutor da PM3, no intervalo de sua gravação, conversando com os alguns alunos que foram assistir e validar sua aula sobre Cultura de Produto.

No final do ano de 2018, o lançamento do curso foi um sucesso, sendo rapidamente validado e aclamado pela comunidade de Produto como o primeiro curso online sobre Product Management do país, democratizando o acesso a um conteúdo aprofundado e que pudesse de fato gerar um impacto em escala na comunidade.

Do final de 2018 até agora em 2022 muita coisa aconteceu. Lançamos o curso mais completo de Product Discovery do Mercado, depois o Curso de Growth, o de Product Marketing e o de Processos Seletivos de Produto – este último gratuito). Em março de 2021, algo muito especial aconteceu, a PM3 passou a fazer parte do Grupo Alura, recebendo a chancela da maior escola online de ensino em tecnologia do país. Esse foi um grande  marco pra gente, pois fomos a primeira escola de Product Management do Brasil a receber investimento e fazer parte de um ecossistema tão grande de educação no país.

Hoje, a história da PM3 já conta com alguns números de real impacto, que nos colocam ainda mais próximos da nossa visão de tornar o mercado brasileiro de tecnologia uma referência mundial em Product Management. Abaixo estão alguns deles:

  • +10.000 alunos e alunas;
  • +40.000 pessoas na nossa newsletter mensal (a maior do mercado);
  • + 7.000 membros na Comunidade PM3 (a maior comunidade de estudantes de produto do país);
  • +450 conteúdos no nosso blog (o maior portal do mercado);
  • +45 horas de conteúdo gratuito em 31 PM3 Lives.

Confira também: O que entregamos para a comunidade de Produto em 2020 e 2021.

Nosso espeto é de ferro

A cultura interna da PM3 é baseada em transparência, confiança, proatividade e colaboração. O time cresceu muito desde que tudo começou, e hoje somos 22 pessoas que contribuem diariamente para fazer da PM3 a referência na educação em produtos digitais no país, com squads focadas em todas as pontas da experiência dos nossos milhares de alunos e alunas. Tudo isso em um ambiente de trabalho saudável e de crescimento contínuo. 

equipe-completa-pm3-2021
Equipe PM3 em dezembro de 2021.

Por aqui, estamos sempre abertos a dar e receber feedbacks uns dos outros, além de interagir e aprender com a comunidade. Também aplicamos no dia a dia as melhores práticas que ensinamos, ouvindo alunos e alunas e fazendo o que for preciso para melhorar todos os dias!

“A PM3 está fazendo história e é um orgulho imenso fazer parte deste movimento. Para mim, o mais gratificante é conseguir ver o impacto positivo gerado na vida das pessoas.  Há 4 anos estamos criando e transformando carreiras por meio da educação, entregando cursos e conteúdos aprofundados e de qualidade, mas o melhor de tudo é que fazemos isso de maneira transparente, honesta e com a missão de gerar valor real para a comunidade de produtos digitais do Brasil. 

Ver pessoas sendo promovidas, conquistando vagas que sempre almejaram, realizando o sonho de mudar de carreira, conseguindo ser mais confiantes no dia a dia de trabalho… isso não tem preço. 

Sou muito feliz por atuar nessa missão de tornar o país referência na área de produto, isso me proporciona encontrar pessoas incríveis durante a jornada! A PM3 me trouxe muitas coisas boas profissional e pessoalmente, então registro aqui a minha gratidão – e que venham muito mais anos para comemorarmos!”

— Khyani Miranda, Content Marketer na PM3 desde outubro de 2020. 

“É uma satisfação enorme poder celebrar os 4 anos da escola que é referência na educação em Product Management no país, atuando diariamente na maior comunidade de estudantes de produto do Brasil. Através das iniciativas que realizamos ao vivo, percebemos na ponta o impacto que estamos gerando no dia a dia e na vida das pessoas (e elas nas nossas) é incrível poder fazer parte disso. 💜
Obrigada PM3 e parabéns pelo aniversário e por estar transformando o mercado de Produto brasileiro.”

— Bárbara Lanna, Product Marketer na PM3 desde novembro de 2021.

“A PM3 é referência e isso é algo muito claro, não apenas pela qualidade dos conteúdos e o compromisso em entregar o melhor, mas também pela forma como as pessoas recebem com alegria e empolgação tudo que vêm de nós.

Sempre encarei o conhecimento como uma poderosa ferramenta para alcançar sonhos e ter uma vida melhor. Por isso, é um privilégio poder compartilhar um propósito tão nobre com um time tão competente, esforçado e alto astral, que todos os dias motiva uns aos outros. Acredito que essa energia reverbera em toda a comunidade e esse é, sem dúvida, um dos nossos maiores diferenciais.

Parabéns à PM3 e que os próximos aniversários tragam conquistas ainda mais memoráveis. Sou grata pela oportunidade de participar de tudo isso! 💜”

— Isys Bastos, Redatora SEO na PM3 desde outubro de 2021.

Vamos continuar elevando a barra 

Para todos nós, tem sido uma honra representar em tão alto nível a comunidade de tecnologia do país, ao desenvolver conteúdos que fazem as pessoas refletirem mais sobre como aplicar as melhores práticas em produtos digitais. Tudo que fazemos aqui na PM3 carrega muito carinho, zelo e cuidado. Por isso nós somos uma escola especializada em Product Management, que desenvolve materiais que realmente geram impacto em escala, elevando cada vez mais o grau de consciência em Produto.

PM3 com alunos e alunas no nosso stand no Product Camp 2019 – saudade dos eventos presenciais!

A relação estabelecida desde o início com profissionais da área se mantém forte, buscando ajudar cada vez mais as pessoas a conquistarem o cargo que desejam, alavancando suas carreiras. Em contrapartida, vamos criando laços que nos motivam a melhorar a cada dia.

“Lembro até hoje do dia em que meu amigo me indicou o curso da PM3. Ele mal sabia que era exatamente o que eu queria, pois já estava pensando há tempos em como poderia me especializar para migrar da área de Vendas para Produto e Tecnologia. Era nítido o aquecimento e as infinitas possibilidades nessa área. Hoje trabalho na maior fintech do Brasil, desenvolvendo produtos que impactam de verdade a vida das pessoas, e isso só foi possível em virtude do ótimo conteúdo do curso de Product Management da PM3.”

— Iago Uccio, Product Manager na Creditas.

“Que a área de produtos na tecnologia tem crescido muito não é novidade, porém isso só torna mais desafiador para nós profissionais da área que precisa estar sempre se atualizando e buscando conhecimento de qualidade, que proporcione uma boa experiência de estudo, me ajudando a colocar em prática no dia a dia tudo o que eu preciso, e não tenho dúvidas que encontrei isso e ainda encontro na PM3. O curso não só abriu portas, mas supriu todas as minhas necessidades e gaps da área, além de continuar me ajudando a me manter atualizada com os estudos fazendo parte de uma comunidade maravilhosa. Uma vez na PM3, dificilmente você vai se ver longe dessa galera!”

— Taynara Rechia, Lead Product Manager na Thoughtworks.

“A Comunidade PM3 foi essencial para o meu processo depois da transição de carreira. Além de poder aprender sobre os principais tópicos da minha área em um só lugar com profissionais ativos no mercado, posso praticar o que aprendo através de cases, participar de workshops, mentorias e conhecer pessoas incríveis que agregam à minha trajetória. Em menos de 3 meses no curso, consegui ir de estagiária à Analista de Marketing de Produto, sem diploma de ensino superior. Não tenho dúvidas que compartilhar o que eu venho praticando na PM3 fez diferença no processo seletivo e aumentou o meu índice de empregabilidade.”

— Elane Tertuliano, Analista de Marketing de Produto na Minu.

“Antes de conhecer a PM3, eu já trabalhava na área de Tecnologia há quase 4 anos. Uma dor muito grande que eu sentia na época é que, após algum tempo, todos os métodos e estratégias paravam de funcionar. A PM3, para mim, teve um efeito que comparo ao ‘Mito da Caverna’, de Platão: foi como se eu tivesse encontrado a luz dentro do mercado de Tecnologia, porque me fez entender que o produto é o centro de tudo. Hoje me vejo como um profissional muito mais completo, tenho um salário melhor, trabalho em uma startup maior e com produtos mais resilientes, além de entender melhor a dinâmica do product-market fit. Hoje eu compreendo que growth não salva produto ruim.”

— Diego Rosales, Transformation Lead na Zup Innovation.

Esses são alguns dos milhares de depoimentos que recebemos dos nossos alunos e alunas. Para conferir mais relatos, recomendamos dar uma olhada aqui. Nesse link você encontra o que dizem as pessoas que concluíram algum dos nossos cursos. Veja o real valor que os nossos cursos e a Comunidade PM3 trazem agregam à jornada de aprendizado de quem estuda com a gente.

Esperamos cruzar com mais profissionais incríveis ao longo dos próximos anos e contribuir ainda mais com o mercado de Produto brasileiro. Se quiser fazer parte disso conosco, conheça nossos cursos!

Autoria de:

Você também pode gostar de ler