Aniversário da PM3: um pouco da nossa história em 5 anos
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

6 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

Sempre que completamos um ciclo, há aquele momento de reflexão sobre de onde viemos e para onde queremos ir. Neste ano, em especial, completar mais um ano carrega um grande apanhado de conquistas, tanto para a marca em si, quanto para as pessoas que fizeram e fazem parte da nossa história (alunos, alunas, instrutores, profissionais que passaram por aqui, fornecedores, etc.). 

A proximidade com a comunidade de Produto – nos encontros casuais, meetups e nas primeiras edições do Product Camp (quando ainda ocorriam dentro das empresas) – foi sempre algo muito presente para nós – principalmente pelo fato dos fundadores organizarem, frequentarem e palestrarem nestes eventos, que ajudam a fomentar as discussões na área de tecnologia do país. Naquela época, entre 2016 e 2017, poucas  pessoas falavam sobre produtos digitais no Brasil e eram muitas as dúvidas sobre como aplicar as melhores práticas, principalmente dentro do nosso contexto.

Como tudo começou

Foi da inquietação gerada por esse contexto que 3 amigos (Marcell Almeida, Bruno Coutinho e Dan Mark Printes) se reuniram no ano de 2018 em uma manhã de verão no bairro de Pinheiros, em um café/restaurante na esquina entre a Rua Fradique Coutinho e a Arthur de Azevedo, para conceber o que viria a ser a PM3 hoje.

Como eles mesmos contaram no podcast Conversa Ágil, no início não havia a pretensão de crescer tanto. O objetivo era disponibilizar um curso que atendesse às necessidades do mercado e esclarecesse as dúvidas de vários profissionais de Produto, que precisavam de conhecimento mão na massa. Foi assim que, ao longo de 2018, o Curso de Product Management foi produzido. 

Fortalecendo o que viria a ser um dos principais valores da PM3, todo o processo de concepção e gravação do curso envolveu a aplicação das melhores práticas do mercado, com muito discovery e validação com os usuários, instrutores e pessoas da comunidade. Aliás, naquela época – em um mundo no qual nem se cogitava uma pandemia – durante as gravações, a PM3 recebia os alunos que assistiam às aulas ao vivo e nos ajudavam a iterar in loco.

Pedro Axelrud (à direita), instrutor da PM3, no intervalo de sua gravação, conversando com os alguns alunos que foram assistir e validar sua aula sobre Cultura de Produto.

No final do ano de 2018, o lançamento do curso foi um sucesso, sendo rapidamente validado e aclamado pela comunidade de Produto como o primeiro curso online sobre Product Management do país, democratizando o acesso a um conteúdo aprofundado e que pudesse de fato gerar um impacto em escala na comunidade.

Do final de 2018 até agora em 2022 muita coisa aconteceu. Lançamos o curso mais completo de Product Discovery do Mercado, depois o Curso de Growth, o de Product Marketing e o de Processos Seletivos de Produto – este último gratuito). Em março de 2021, algo muito especial aconteceu, a PM3 passou a fazer parte do Grupo Alura, recebendo a chancela da maior escola online de ensino em tecnologia do país. Esse foi um grande marco para nós, pois fomos a primeira escola de Product Management do Brasil a receber investimento e fazer parte de um ecossistema tão grande de educação no país. Além disso, a aquisição do Product Camp em 2022 nos permitiu organizar o evento de ponta a ponta, permitindo uma conexão ainda mais incrível com os participantes.

Hoje, a história da PM3 já conta com alguns números de real impacto, que nos colocam ainda mais próximos da nossa visão de tornar o mercado brasileiro de tecnologia uma referência mundial em Product Management.

Confira também: O que entregamos para a comunidade de Produto em 2020, 2021 e 2022.

Nosso espeto é de ferro

A cultura interna da PM3 é baseada em transparência, confiança, proatividade e colaboração. O time cresceu muito desde que tudo começou, e hoje somos 22 pessoas que contribuem diariamente para fazer da PM3 a referência na educação em produtos digitais no país, com squads focadas em todas as pontas da experiência dos nossos milhares de alunos e alunas. Tudo isso em um ambiente de trabalho saudável e de crescimento contínuo. 

Equipe PM#3 em janeiro de 2023
Equipe PM3 em janeiro de 2023

Por aqui, estamos sempre abertos a dar e receber feedbacks uns dos outros, além de interagir e aprender com a comunidade. Também aplicamos no dia a dia as melhores práticas que ensinamos, ouvindo alunos e alunas e fazendo o que for preciso para melhorar todos os dias!

Vamos continuar elevando a barra 

Para todos nós, tem sido uma honra representar em tão alto nível a comunidade de tecnologia do país, ao desenvolver conteúdos que fazem as pessoas refletirem mais sobre como aplicar as melhores práticas em produtos digitais. Tudo que fazemos aqui na PM3 carrega muito carinho, zelo e cuidado. Por isso nós somos uma escola especializada em Product Management, que desenvolve materiais que realmente geram impacto em escala, elevando cada vez mais o grau de consciência em Produto.

Stand da PM3 no Product Camp 2022

A relação estabelecida desde o início com profissionais da área se mantém forte, buscando ajudar cada vez mais as pessoas a conquistarem o cargo que desejam, alavancando suas carreiras. Em contrapartida, vamos criando laços que nos motivam a melhorar a cada dia.

Estude com a PM3

Há 5 anos, a PM3 estava nascendo e nesse tempo de evolução temos certeza de uma coisa: são as pessoas que movem os produtos. Já somos +25mil histórias de profissionais que estão impactando produtos no Brasil e no mundo. Quer fazer parte da maior Comunidade de Produto do país? Acesse cursospm3.com.br e estude na escola referência na educação em produtos digitais no Brasil.