Entenda as atualizações no Curso de Product Management da PM3
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

6 minutos de leitura

2022 já começou cheio de novidades por aqui. Quem nos acompanha já há algum tempo sabe que o nosso compromisso com a comunidade brasileira de Produto não é brincadeira. Estamos sempre pensando em novas iniciativas que podem impactar positivamente o mercado e oferecer uma experiência de ensino ainda melhor para nossos alunos e alunas.

E agora, ainda no segundo mês do ano, estamos animados em compartilhar os primeiros passos de um projeto que reforça nossos valores e nosso propósito: a atualização contínua do Curso de Product Management, que vão ser notadas por quem se matriculou a partir de 03/12/2020.

Para que todos da comunidade de Produto fiquem na mesma página e entendam o que essa novidade significa, a seguir vou explicar melhor o que já mudou e o que vem por aí.

Por que estamos atualizando o Curso de Product Management?

O Curso de Product Management foi nosso primeiro projeto, lançado em 2018. Apesar de termos muito orgulho do material desenvolvido na época, não podemos negar que o mercado teve algumas atualizações desde então — tanto no que tange às práticas de Produto, quanto às tecnologias e dinâmicas de consumo de conteúdo em vídeo. 

Por isso, coletamos mais de 3.500 feedbacks da nossa base de alunos e alunas, assim como avaliamos criticamente todas as aulas, buscando encontrar oportunidades de melhoria e adequação ao contexto atual. 

O que realmente muda com a atualização?

Melhoramos o fluxo de aprendizado como um todo. Consideramos as etapas de Produto para essa nova jornada, de modo que faça mais sentido para quem aprende o processo de ponta a ponta. Para isso, precisamos também alterar a ordem de algumas aulas.

Uma coisa que vale deixar bem claro desde já é que a jornada de alunos e alunas não será prejudicada em nenhuma etapa do processo de atualização. 

Temos uma equipe inteira focada em otimizar a experiência dos usuários, evitando que, por qualquer motivo que seja, essa atualização se torne sinônimo de estresse para quem estiver estudando. 

Em linhas gerais, as principais mudanças que teremos são:

  • 13 novos conteúdos, entre artigos exclusivos para alunos e vídeo aulas (que serão lançados aos poucos, ao longo do primeiro semestre);
  • Abordagens e exemplos baseados em novos conceitos e frameworks;
  • Melhorias técnicas (imagem, som, edição);
  • Atualização dos materiais de apoio para consulta (slides); 
  • Mais cases reais (realizados em empresas como Nubank, Gympass e Grupo Boticário)
  • Novos artigos e templates complementares para download.

Como está sendo o processo?

Optamos por aplicar as atualizações em etapas, para que seja um processo mais tranquilo e sem falhas. Sendo assim, vamos comunicar as mudanças a cada dois módulos (sempre por e-mail, redes sociais e posts na nossa comunidade). 

Até o momento da publicação deste artigo, apenas a atualização do Módulo 1 foi publicada.

O que teremos de novidade em cada módulo?

As mudanças mais significativas serão nos Módulos 2, 3 e 5. Mas, para que as atualizações fiquem mais claras, preparamos um comparativo de aulas:

Módulo 1

Já foram lançadas 2 aulas regravadas e dois conteúdos novos em formato de artigo.

curso de product management da pm3 módulo 1

Módulo 2

Mudamos a ordem das aulas para o storytelling do módulo ser mais coeso e lançamos uma aula extra sobre a dinâmica de marketplaces. Além disso, em breve 2 conteúdos serão lançados em formato de artigo, assim como duas aulas regravadas.

curso de product management da pm3 módulo 2

Módulo 3

Deixamos o módulo de estratégia mais enxuto, reposicionando algumas aulas em outros módulos. Em breve lançaremos mais um conteúdo em formato de artigo e algumas aulas regravadas.

curso de product management da pm3 módulo 3

Módulo 4

O módulo de Product Discovery foi adiantado para o módulo 3. As aulas serão reeditadas, o conteúdo otimizado e, em breve, disponibilizaremos também um novo conteúdo, reunindo ferramentas e boas práticas para o discovery remoto.

curso de product management da pm3 módulo 4

Módulo 5

Esse é o módulo que mais sofreu alteração, pois quebramos o conteúdo do antigo módulo 5 em dois para facilitar a didática e melhorar a continuidade e ligação dos conteúdos. 

Agora, enquanto um concentra conteúdos sobre dados e analytics, o outro aborda algumas ferramentas e conceitos para o dia a dia do PM. Em ambos os novos módulos, algumas aulas serão regravadas e, em breve, novos conteúdos em artigo serão liberados.

curso de product management da pm3 módulo 5

Módulo 6

Nosso módulo final passará por um processo de melhoria das aulas, além do reposicionamento da aula de Product Operations, pensando em melhorar a coerência e storytelling do módulo.

curso de product management da pm3 módulo 6

Módulo 7

“Sou ex-aluno(a) do curso. Vou ficar em desvantagem?”

Uma vez que você pode estar se perguntando…

Não. Assim que todas as atualizações forem concluídas – até o início do segundo semestre, de acordo com nossas estimativas – algumas aulas específicas serão liberadas como bônus para ex-alunos e alunas. Dentro de um prazo de 90 dias, você que já estudou conosco vai poder se atualizar com o curso que é referência em Product Management no Brasil.

“Estou com o curso em andamento, vou perder o meu progresso?”

Também não! Como vimos, algumas aulas vão mudar de lugar dentro do curso, pensando na melhoria do fluxo de aprendizado. Mas o seu progresso não vai ser impactado. Inclusive, não há necessidade sequer de refazer as avaliações concluídas até então.

“Meu certificado vai sofrer alguma alteração?”

Não é preciso se preocupar, pois os certificados não vão sofrer qualquer alteração por conta das atualizações do curso.

Estamos em constante atualização

No ano passado, lançamos a proposta de um roadmap público, com nossas principais iniciativas. Reforçando a transparência pela qual tanto prezamos, deixo aqui o status atual desse documento em 2022.

Podemos dizer que, além das próximas atualizações do Curso de Product Management, temos diversos projetos bacanas em teste e em desenvolvimento – destaque para 2 novos cursos que estão sendo preparados com muita dedicação e mão na massa!

Com tudo isso, esperamos mostrar o quanto a PM3 preza pela qualidade de seus conteúdos e segue fiel a seus valores. 

E assim seguimos elevando a barra em 2022!