Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para PMs e POs
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

3 minutos de leitura

É comum eu ou a equipe da PM3 receberem perguntas sobre a definição de cargos na área de produto, especialmente quando se trata da sua classificação sob a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). As dúvidas variam, mas muitas delas têm o mesmo foco: como posso classificar corretamente minha função na área de produto no contexto da CBO?

Exemplo de dúvida comum:

Tenho entrado em contato com alguns conhecidos da área e todos temos informações diferentes sobre isso.
Na empresa que estou trabalhando atualmente estamos implantando essa cultura de produto e o RH não tem cargos estruturados para estas funções e ainda o agravante que o CBO não tem um código que se adeque ou se aproxime disso.

Então gostaria de saber com vocês o que geralmente é utilizado como código de CBO pelas empresas que já tem essa cultura mais forte.

Outro exemplo de dúvida:

Tenho uma dúvida em relação à alteração na minha carteira de trabalho, agora que estou atuando na área de produto. A empresa está enfrentando dificuldades em encontrar a classificação correta para o cargo de “Analista de Produto” na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

Gostaria de saber como esse cargo costuma ser registrado na CBO. Existe alguma outra designação ou código que se aproxime das responsabilidades e atribuições de um Product Manager?

A CBO, para aqueles que não estão familiarizados, é um catálogo usado para identificar e codificar os diferentes tipos de profissões e atividades laborais no Brasil. No entanto, nem sempre ela se ajusta perfeitamente a todas as profissões, especialmente nas áreas que estão em constante evolução, como a área de produto.

Cada um desses códigos tem suas particularidades e representam profissões que possuem algumas semelhanças com o trabalho realizado por um Product Manager ou um Analista de Produto. Por exemplo, o código 1425-20 corresponde aos “Gerentes de produção e operações”, o que pode refletir a responsabilidade de um Product Manager para gerir um produto digital ou físico.

É importante ressaltar que a decisão sobre qual código utilizar depende muito das características e necessidades específicas da empresa. O que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra, e vice-versa.

Apesar de não existir um código de CBO perfeitamente adaptado para os cargos de produto, você tem opções e é isso que importa. Utilizar um desses códigos mencionados poderá assegurar que você e sua empresa estejam “bem resguardados”, no sentido de estarem em conformidade com a norma trabalhista e ter uma definição clara e legalmente reconhecida da posição de trabalho.

Mesmo assim vale ressaltar que esse é um campo que tá sempre mudando e pode ser que eventualmente a gente tenha códigos de CBO mais específicos para a área de produto.

Esperamos que essas sugestões ajudem você.