Como aumentar o seu conhecimento técnico sem saber programação
Michele De Lima

Michele De Lima

Analista de Produto na PM3

8 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Vamos falar sobre conhecimento técnico? Nos últimos anos, temos testemunhando uma corrida histórica pela Inteligência Artificial e, ao mesmo tempo, enfrentando o grande desafio que é desenvolver habilidades em tech/programação. Sendo assim, esse parece ser um momento oportuno para discutir as dificuldades que acompanham a alfabetização técnica e compartilhar alguns caminhos que pessoas de diferentes backgrounds seguiram para superar esse obstáculo.

Afinal, o que significa ter conhecimento técnico?

Toda área tem o seu próprio conhecimento técnico, mas neste artigo falaremos sobre o conhecimento ligado ao segmento tech, que impacta profissionais e pessoas diversas, mesmo aqueles que não atuam diretamente com tecnologia.

Portanto, uma pessoa alfabetizada tecnicamente é aquela que não apenas se sente confortável em utilizar determinada tecnologia em seu dia a dia, mas também é capaz de pensar de forma crítica sobre ela, conseguindo adicioná-la em ideias, discussões e projetos.

Antes de darmos essa resposta como finalizada, é importante destacar que, neste artigo, quando nos referirmos à “tecnologia”, estamos abrangendo todos os sistemas e ferramentas utilizados para construir um hardware ou software. Por exemplo, uma criança de 10 anos poderia utilizar o Instagram (software) porque entende facilmente todos os seus padrões de interação, mas dificilmente seria capaz de integrá-lo ao catálogo de uma loja online já que não compreende a tecnologia por trás do aplicativo.

Todo mundo precisa ter conhecimento técnico?

Essa é uma ótima pergunta, pois embora a alfabetização técnica possa ser útil e benéfica para todos, nem todo mundo precisa dela.

Para ilustrar, vamos fazer uma analogia: imagine-se em um restaurante. 

Se você é o cliente, não precisa entender profundamente sobre alimentos ou seus processos de preparação, mas seria legal tentar conhecer um pouco sobre o prato que irá pedir, assim você pode evitar opções que te causem alergia ou cujas combinações não sejam do seu agrado.

Por outro lado, se você é o gerente do restaurante, é necessário conhecer os pratos servidos em profundidade o suficiente para garantir que os clientes tenham uma boa experiência e queiram voltar. 

Agora, se você é o chef, é necessário ter conhecimento sobre todo o processo de preparação dos pratos do cardápio, além de conhecer as técnicas culinárias e as possibilidades de combinação possíveis com os ingredientes disponíveis.

analogia de restaurante e conhecimento técnico

Com a tecnologia, funciona de uma forma parecida:

  • Se você não trabalha em uma empresa de tecnologia, você é o cliente. Não precisa entender a técnica, mas saber o básico sobre ela te deixará mais confortável com o resultado final das suas escolhas;
  • Se você ocupa um cargo não-técnico em uma empresa de tecnologia, você é o gerente. Precisa entender a técnica o suficiente para tomar decisões informadas sobre o seu trabalho e garantir uma boa comunicação com os seus clientes sobre eventuais limitações do seu produto ou serviço. Isso te deixará mais confiante para olhar para riscos e oportunidades;
  • Se você é um profissional técnico e trabalha em uma empresa de tecnologia, você é o chef. É necessário ter um bom domínio sobre os aspectos do desenvolvimento de produtos da sua empresa.

Independentemente do seu papel, a alfabetização técnica é importante para entender melhor o mundo no qual vivemos. Por exemplo, se não compreendermos o funcionamento da Inteligência Artificial, podemos ser enganados por fake news em campanhas eleitorais. Se não entendermos a lógica por trás do recrutamento automatizado, podemos não conseguir questionar a representatividade em nossa própria empresa (entenda melhor aqui). E se não soubermos identificar as vulnerabilidades de um sistema, podemos colocar em risco a segurança de nossos negócios (como fica claro neste artigo).

Portanto, a alfabetização técnica é essencial para pensar criticamente sobre a nossa sociedade e também sobre nossa própria vida pessoal e profissional.

Então por que as pessoas não se alfabetizam?

Em primeiro lugar, não é simples determinar a profundidade técnica necessária para cada indivíduo. 

Em segundo lugar, encontrar conteúdos técnicos que não sejam tão técnicos é um desafio, especialmente em português. Termos difíceis e jargões usados por profissionais da área podem ser intimidadores, principalmente para pessoas sem conhecimento prévio.

E, por último, a dor técnica geralmente é pontual e urgente para as pessoas não técnicas, o que significa que, por não estar relacionada com suas tarefas diárias, não há muito tempo disponível para aprender seus conceitos. Se esse tipo de dúvida não for sanada rapidamente, ela pode se acumular e dificultar ainda mais a compreensão de novos problemas técnicos ao longo do tempo, como uma bola de neve.

Como resolver esse problema?

Buscando responder essa pergunta, passamos cerca de 5 meses investigando o que estava por trás da dor de pessoas que afirmavam ter ou já ter tido problemas com o desenvolvimento de habilidades técnicas. De acordo com o Panorama de Product Management 2022-2023 da PM3, tech/programação é um impasse relevante na comunidade de Produto.

Se engana se você acredita que encontramos um padrão claro sobre como as pessoas resolvem esse problema (tão pouco que todos conseguiram solucioná-lo), mas algumas boas estratégias foram compartilhadas e gostaria de dividir 4 delas:

Não “jogue a toalha” durante discussões técnicas

Mesmo que você não esteja entendendo e não consiga fazer qualquer contribuição nesse momento, se esforce o máximo possível para continuar prestando atenção. Encare como um filme sem legendas em um idioma que você não conhece. A exposição repetida a termos e expressões desconhecidas, com o tempo, te trará familiaridade para conseguir conectá-los ao contexto em que aparecem. Encare o ato de “boiar” como uma oportunidade para aprender.

Mantenha um glossário pessoal

De todas as pessoas que superaram a barreira técnica, 100% delas mantinham um glossário pessoal (algumas o atualizam até hoje). A vantagem é que você pode guardar os termos que está em dúvida para fazer a sua própria pesquisa quando tiver tempo, além da possibilidade de conseguir voltar para revisar. Esse é um ótimo jeito de não deixar uma dúvida morrer. O glossário de produto da PM3 já conta com diversos verbetes que podem te ajudar!

Deixe as pessoas saberem que podem te ajudar

Talvez não seja adequado interromper a equipe toda vez que estiver com uma dúvida, mas se alguém te perguntar se você entendeu algo, não finja que entendeu. Seus colegas te respeitarão muito mais quando você mostrar que se importa em absorver o contexto necessário para realizar um bom trabalho. É possível que eles até se sintam entusiasmados com a sua vontade em aprender e passem a querer te ajudar. Afinal, quem não gosta quando surgem pessoas interessadas pelo o que fazemos?

Experimente perguntar por documentações internas, artigos, cursos ou até mesmo o caminho que a pessoa fez para aprender mais sobre aquilo. Desde que você não os encha com perguntas que estão na primeira página do Google, a maior parte dos seus colegas não irão se ofender por você estar simplesmente interessado.

Tente algo visual

Desenhe tudo o que você já sabe sobre um assunto que está em dúvida. Por exemplo, se você está tentando entender como uma API funciona, desenhe o processo de funcionamento até onde você conseguiu compreender. Ao fazer isso, as partes que ainda não estão claras te saltaram aos olhos. Será mais fácil identificar as lacunas em seu conhecimento e refinar suas perguntas, permitindo que você busque informações adicionais para completar o quadro.

Além disso, considere compartilhar seu desenho com membros de sua equipe técnica ou fóruns sobre tecnologia na internet. Peça feedback. Abordagens visuais podem ser o que você precisa para acelerar seu aprendizado.

Conclusão

Por fim, todos nascemos sem o dito conhecimento técnico. A diferença entre as pessoas que superam essa barreira e as que não superam é a disposição para se expor a novos desafios, o tempo dedicado à aprendizagem e o apetite por adquirir novos conhecimentos.

Se você está se sentindo intimidado pelo mundo técnico, lembre-se de que a prática leva à perfeição. Dedique-se a explorar novos assuntos e a enfrentar seus medos. Com o tempo, você se sentirá mais confiante e novos conceitos técnicos complexos passarão a ser detalhes (e não mais barreiras) no seu dia a dia.

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