O que é valuation, qual a importância, tipos e como calcular
Equipe de conteúdo - PM3

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Panorama do Mercado de Produto

Saber o que é valuation e como acontece esse processo é indispensável para vários tipos de negócios, principalmente no contexto digital, onde empresas precisam entender seu valor de mercado

Esse processo é importante por várias razões, entre elas, entender quanto uma empresa vale para que seja possível determinar quanto de capital é possível levantar em uma rodada de investimentos, se vale a pena investir (e quanto) em um negócio, ou até para tomar decisões estratégicas.

Assim, se você quiser entender o que é valuation e quando e como calcular esse valor, acompanhe este artigo e confira mais detalhes!

O que é valuation de uma empresa?

Valuation é o processo de determinar o valor atual de um ativo ou empresa no mercado. O business valuation leva em consideração diversos fatores, como cálculos matemáticos, aspectos subjetivos do negócio, a receita da empresa, entre outros.

O resultado da avaliação determina o valor justo aproximado ou estimado da empresa atualmente no mercado e serve como base para diversas ações em um negócio.

Por exemplo, uma empresa pode fazer um business valuation para entender seu valor de mercado antes de iniciar um processo de fusão ou aquisição.

Ainda, pode-se utilizar o valuation como base para a tomada de decisões financeiras estratégicas, como por exemplo, antes de decidir participar de uma rodada de investimentos em uma startup.

Assim, o processo de valuation pode servir para vários propósitos, ajudando negócios, investidores e empreendedores a entenderem qual o valor de um ativo no mercado para no futuro usar essas informações para algum objetivo.

Principais tipos de valuation

Existem diversas metodologias que permitem fazer o valuation de um negócio. Por isso, esse processo é considerado uma estimativa e não um valor fixo exato, pois, dependendo do método ou tipo de valuation, a avaliação de uma empresa pode mudar.

Alguns tipos de business valuation mais usados são o Fluxo de Caixa Descontado (DCF), o uso de Múltiplos de Mercado, assim como o Valor Contábil ou Patrimonial ou Valor de Liquidação.

Cada método usa procedimentos diferentes e se adequam a objetivos diversos de avaliação de empresas. Confira mais detalhes sobre cada um deles!

Fluxo de Caixa Descontado (DCF)

O Fluxo de Caixa Descontado (DCF) é um dos métodos mais usados no processo de business valuation. Essa metodologia consiste em projetar os lucros futuros de uma empresa, a fim de entender qual o valor atual dela.

Nesse processo, considera-se fatores como: 

  • Taxa de desconto: riscos do negócio e custos de capital atual;
  • Estimativa de fluxo de caixa: ganhos futuros aproximativos do empreendimento. 

Com esses dados, calcula-se o valor estimado de um negócio no período projetado. A soma desses elementos resulta no valuation do negócio.

Múltiplos de Mercado

O processo de valuation usando o método Múltiplos de Mercado analisa indicadores relevantes em empresas de um mesmo segmento, que são negociadas publicamente.

A partir desses indicadores, pode-se criar um comparativo para entender o valor de uma empresa no mercado.

Nessa metodologia, utiliza-se informações como Preço/Lucro (PL), EV/Ebitda, Dividend Yield, entre outros, para calcular o business valuation

Valor Contábil ou Patrimonial

O método Valor Contábil ou Patrimonial considera aspectos de contabilidade do negócio, que simplificando, é o patrimônio líquido do empreendimento

Esse tipo de avaliação é feita ao deduzir as obrigações (passivos) da empresa do valor líquido dos ativos (sem considerar bens intangíveis) do negócio. O valor líquido dos ativos podem ser o estoque da empresa, os valores em caixa, equipamentos, valores a receber. Já os passivos podem ser dívidas, empréstimos, contas a pagar, etc.

Apesar de ser muito usada para fazer avaliação de empresas, esse modelo não é muito adequado para empresas de contextos digitais, como startups, pois determina apenas o valor contábil de uma empresa.

Por causa disso, essa abordagem nem sempre reflete o valor atual de mercado, que no contexto dessas empresas, considera também os bens intangíveis (como patentes, marcas e reputação da empresa) ou o potencial de crescimento para determinar o valor de mercado.

Valor de liquidação

Como o nome sugere, o business valuation de Valor de Liquidação, se dá no cenário em que a empresa precisa encerrar suas operações, ou seja, ser liquidada.

Nesse método, o processo de avaliação é feito para determinar, em uma variável de tempo geralmente menor, quanto a empresa conseguiria recuperar caso vendesse todos os seus ativos.

Na metodologia do Valor de Liquidação, leva-se em conta o valor realizável dos ativos, isto é, por quanto cada ativo poderia ser vendido no mercado atual. 

Além do total de passivos do negócio e custos associados ao processo de liquidação do empreendimento.

Por que o valuation é importante?

A importância principal do valuation é determinar, de maneira justa e mais próxima do real, o valor de uma empresa. Esse é um desafio de muitos negócios, pois, valor é diferente de preço ou custo, já que adiciona um aspecto mais subjetivo ao termo. 

Assim, através das diversas formas de calcular o valuation, uma empresa consegue chegar o mais próximo possível do quanto vale seu negócio no mercado, de maneira justa e real.

Mas não só isso, o valuation também é uma estratégia fundamental que auxilia negócios em várias outras situações, como:

Levantamento de capital

Para empresas digitais, como startups tecnológicas, o levantamento de capital é essencial para o desenvolvimento e manutenção do negócio.

Em um contexto como esse, por exemplo, o valuation é um processo essencial para que startups consigam saber qual é o valor real e justo do empreendimento antes de saber se o capital levantado será através de equity ou dívida.

O processo também ajuda a entender qual o nível de participação que, após o levantamento de capital, os novos investidores terão no empreendimento.

Preparação para investimentos

Investidores frequentemente utilizam o processo de valuation para tomar decisões de investimento. 

Uma vez que esse processo ajuda a entender o valor real e justo de uma empresa e identificar oportunidades de compra ou venda de ativos, se torna interessante fazer uma avaliação de empresas antes de decidir investir ou não.

Assim, o business valuation também é um aliado dos investidores para saber quanto de retorno sobre o investimento pode-se obter ao investir em um novo ativo.

Decisões estratégicas

A avaliação de empresas também é um processo que contribui para a tomada de decisões estratégicas de um negócio. 

Para negócios com potencial de crescimento, como empresas tecnológicas, por exemplo, entender seu valor de mercado é um movimento estratégico essencial para saber como se posicionar frente às negociações em contextos como aquisições e expansões.

Quando fazer o cálculo do business valuation?

Agora que você já sabe o que é valuation, os principais tipos e benefícios desse processo, é fundamental entender quando ele é adequado para uma empresa.

Então, quando fazer o cálculo do business valuation? Existem várias situações em que a avaliação de empresas é necessária, confira dois exemplos a seguir:

Exemplo 1

Uma grande empresa de tecnologia, como uma rede social popular, se encontra em um contexto de liquidação e encerramento das atividades e precisa estimar, de forma rápida, o valor que a venda dos ativos poderia gerar.

Nesse caso, o método de valuation por Valor de Liquidação seria ideal para saber aproximadamente quanto a empresa conseguiria recuperar com a venda de seus ativos.

Exemplo 2 

Uma startup de tecnologia na área de desenvolvimento de software está em busca de investimento de capital de risco

Antes de começar a procurar investidores, essa empresa precisaria realizar um valuation para saber seu valor de mercado, quanto de equity precisará disponibilizar após o investimento e entender como tomar decisões a partir dessas informações.

Como fazer o cálculo de valuation?

Calcular o business valuation de uma empresa dependerá do método escolhido. Os cálculos mudam de acordo com o modelo de avaliação, por isso não há uma única forma de calculá-lo.

A metodologia mais usada é o Fluxo de Caixa Descontado (DCF), por isso, vamos utilizar esse modelo para exemplificar o cálculo de avaliação de empresas.

O processo de DCF envolve alguns elementos que servem como base para entender o valor, são eles:

  • Fluxo de caixa futuro estimado: é a projeção do valor líquido do empreendimento nos próximos anos, por exemplo, nos próximos 5 anos, incluindo despesas, receita, investimentos de capital, impostos, entre outros elementos que fazem parte do valor líquido do negócio.
  • Taxa de desconto: são os custos de capital e os riscos relacionados ao fluxo de caixa futuro estimado. 
  • Período de projeção: qual será o período projetado no cálculo.
  • Valor terminal: é o valor resultante após o período projetado. 

Fórmula de valuation usando o método DCF

A fórmula para calcular o valuation usando DCF é:

  • DCF = fluxo de caixa futuro estimado por período / (1+ taxa de desconto) elevado ao período de projeção.

Ao colocar esses dados na fórmula e realizar o cálculo, será possível entender o valor real e justo de uma empresa no mercado.

Em um exemplo simples, suponha que o período de projeção do valuation seria de 3 anos, que a taxa de desconto é de 10% e que os fluxos de caixa futuros estimados seriam de:

  • 1º ano: R$20.000
  • 2º ano: R$30.000
  • 3º ano: R$40.000

Colocando esses valores na fórmula, teríamos os valores projetados para o período estimado. Confira:

  • 1º ano: 20.000 / (1 + 0.10)¹ = 20.000 / 1.10 ≅ R$18.182
  • 2º ano: 30.000 / (1 + 0.10)² = 30.000 / 1.21 ≅ R$24.793
  • 3º ano: 40.000 / (1 + 0.10)³ = 40.000 / 1.331 ≅ R$30.053

A partir disso, soma-se os valores encontrados para o período projetado para determinar o valuation do negócio, que no exemplo, seria aproximadamente R$73.028. 

Conclusão

Se você chegou até aqui, já entendeu o que é valuation, como esse processo é importante para entender o valor de um ativo ou empresa no mercado e os principais métodos de avaliação de empresas.

Então, caso você precise fazer o processo de business valuation, é importante considerar qual método melhor se aplica ao contexto da sua empresa para determinar o valor real e justo do ativo no mercado atual.

Conferir essas informações já é um excelente ponto de partida para direcionar decisões estratégicas e agora você já sabe por onde começar esse processo.

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