Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
5 de novembro de 2021

O que faz uma pessoa APM – Associate Product Manager?

A área de gestão de produtos digitais cresce a cada dia. Se por um lado essa é uma promessa para muitas empresas, por outro já é realidade para aquelas que já se destacam no mercado de tecnologia. 

Naturalmente, esse crescimento rápido demanda profissionais preparados. Por isso, companhias estão se movimentando para apoiar na qualificação de novas pessoas, que possam ocupar seus postos de trabalho. 

Neste contexto é comum encontrar vagas de Associate Product Manager, que muitas vezes são acompanhadas por um programa de formação específico. Sendo assim, podemos dizer que o cargo está crescendo e sendo cada vez mais abraçado pelas empresas, algo que podemos observar dando uma olhada nas vagas disponíveis no LinkedIn.

Assim como você pode já ter deduzido, o Associate Product Manager fica muito próximo de um(a) Gerente de Produto com mais experiência. Mas além disso, é importante que você compreenda que o recrutamento de profissionais para assumir essa posição contribui para uma tática muito utilizada pelas empresas. Ela consiste em atrair novos talentos logo no início de suas carreiras, de forma a moldar novos Gerentes de Produto de acordo com sua própria cultura. 

Sendo assim, essas pessoas ficarão durante certo tempo cumprindo atividades que serão acompanhadas por uma pessoa Product Manager, encarregada tanto por ensinar conceitos importantes de Product Management, quanto por acompanhar seu desenvolvimento profissional. 

A seguir, confira um exemplo da trilha de carreira que uma pessoa de Produto pode percorrer durante sua jornada na profissão:

Carreira em PM - Associate Product Manager

Responsabilidades da pessoa Associate Product Manager

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o objetivo do cargo de Associate Product Manager, também é importante acompanhar as responsabilidades de uma pessoa que foi recrutada para assumir essa função.

Assim como no caso do cargo de Product Manager, as tarefas de um Associate Product Manager podem variar de empresa para empresa e até mesmo de equipe para a equipe. No entanto, em linhas gerais, podemos dizer que a função de APM consiste em: 

  • Apoiar o Product Manager nas demandas do dia a dia; 
  • Contribuir para a disseminação da visão de produto dentro e fora do time em que atua;
  • Garantir que a execução do produto será dentro dos requisitos e do prazo estipulado, interagindo com o time de engenharia de software;
  • Sugerir novas features, contribuir para o planejamento da estratégia e ajudar na priorização das atividades;
  • Entender as necessidades e os requerimentos do produto antes e após a entrega;
  • Tirar dúvidas sobre regras de negócio atreladas aos projetos dos quais faz parte;  
  • Acompanhar resultados das entregas realizadas e outros indicadores que possam contribuir para a estratégia de produto; 
  • Participar de pesquisas realizadas com clientes (internos e externos) tanto na concepção das perguntas quanto na coleta de respostas, assim como na tabulação de resultados; 
  • Dar suporte na realização de testes no produto;
  • Aumentar a produtividade da equipe em que atua.

Quanto tempo leva para quem está na posição de Associate Product Manager se tornar Product Manager? 

Não existe resposta pronta para essa pergunta. 

As empresas podem contratar APMs para fazerem parte de um programa de duração específica e, ao seu término, podem fazer ou não uma proposta para a posição de Product Manager. Ou ainda, as empresas podem fazer a contratação da forma tradicional, isto é, sem nenhuma promessa identificada, fazendo propostas de crescimento de acordo com o desenvolvimento do profissional. 

Seja em uma situação ou em outra, com o passar das suas atividades você vai sentir que precisa de menos ajuda da sua liderança para realizar suas funções e começará a tomar decisões. Ou seja, esse é o indicativo de que você está evoluindo no caminho rumo ao papel de Product Manager.

Como me tornar APM?

Para se tornar Associate Product Manager, o primeiro passo é buscar empresas que ofereçam essa posição. 

O LinkedIn é uma ferramenta que com certeza vai apoiar você nessa missão. Isso porque, além  de poder acompanhar o anúncio das ofertas de emprego que estão disponíveis no mercado de trabalho, você pode seguir empresas que são de seu interesse. Da mesma forma, pode acompanhar seus respectivos funcionários, para saber em primeira mão sobre a divulgação de oportunidades que possam ser do seu interesse.  

Algumas empresas que oferecem esse cargo hoje:

  • QuintoAndar
  • Enjoei
  • Google
  • Nubank
  • Google
  • Johnson & Johnson
  • Revelo
  • VTex

Assim como para Product Manager, para ser APM não é necessária nenhuma graduação específica. Por outro lado, boa parte das empresas requer o ensino superior completo e domínio do inglês como requisitos para poder encaminhar sua candidatura. 

Agora falando sobre curso de formação específica em Product Management, em geral, isso não é um requisito obrigatório. Mas com certeza ter o conhecimento teórico sobre a área vai te deixar à frente no processo seletivo e também na sua transição após a contratação. 

Qual é o salário da pessoa APM?

De acordo com o site Glassdoor – que compartilha vagas e coleta informações de funcionários e ex-funcionários sobre processos seletivos, dia a dia e salário das empresas – em média, o salário de uma pessoa Associate Product Manager no Brasil é de R$ 7.477 ao mês

Os salários podem variar de uma empresa para outra e também de acordo com o nível de senioridade de cada profissional. Portanto, para ter uma informação mais precisa, vale a pena entrar no site e conferir as informações das empresas que você tem interesse. Também é uma boa observar os outliers, pois eles também fazem parte da prática de remuneração. 

Vale a pena se tornar APM?

Concluindo, a profissão de Associate Product Manager sem dúvidas é uma excelente opção para fazer uma transição de carreira para Produto. Nela, você vai aprender na prática as atividades da área e vai contar com a supervisão de alguém que conhece bem a função, o que te trará muito mais segurança. 

Para ter certeza que essa é uma boa escolha para você, procure conectar-se com pessoas que aceitaram esse desafio – especialmente lideranças – e absorva suas experiências. Fique à vontade para continuar consumindo o conteúdo da PM3 para continuar aprendendo sobre a área que está cativando cada vez mais profissionais. 

Gostou deste conteúdo sobre Associate Product Manager? Então confira outros artigos sobre Produto que podem te interessar:

Autoria de:

Você também pode gostar de ler