PM3 e Alura unem forças para formar programadores e product managers
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

7 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Aqui na PM3 estamos em festa! Foi divulgado nos veículos de comunicação, algo que estávamos guardando há bastante tempo para comunicar a todos que acompanham a nossa trajetória. O Grupo Alura, empresa fundada pelos irmãos Guilherme e Paulo Silveira, acaba de adquirir uma participação relevante da PM3. Neste texto vamos detalhar um pouco como uma iniciativa de apenas 3 anos despertou a atenção da empresa que é referência na educação em tecnologia do país.

Em 2018, quando Bruno, Dan e Marcell se reuniram pela primeira vez em um café, para falar sobre a ideia de produzir um curso online com foco no mercado de Produto, eles,  genuinamente, não tinham ideia da dimensão que a empresa ganharia ao longo destes últimos anos. 

Resolvendo uma dor

Como bons “produteiros”, desde o primeiro dia da PM3 eles sabiam que deveriam ajudar a resolver um problema real dentro da comunidade. “O ensino em Produto está fragmentado em diferentes lugares (posts, eventos, meetups, vídeos isolados no Youtube) e é difícil contar uma história consistente sobre como aplicar as melhores práticas, para desenvolver produtos digitais”. Isso era um fato.

O Dan e o Marcell tinham a dor de entrevistar pessoas que, embora tinham até a mentalidade de produto, tinham aprendido de uma forma muito informal; já o Bruno, ele queria aprender com cases de verdade e dentro do contexto do nosso país. Ambas as dores estavam conectadas, dentro do universo que eles tinham a sua frente.

Dan, André Nery (um dos nossos instrutores), Marcell e Bruno nas gravações do nosso primeiro curso (Product Management).

O ano de 2018 foi de real descoberta. Antes de sair desenvolvendo algo de suas cabeças, eles foram validar o conteúdo com amigos e conhecidos do mercado; organizaram estas informações em uma página com um apelo de venda, para entender a tração em um produto em “pré-venda”. Depois de analisarem que as pessoas realmente estavam dispostas a pagar, começaram a organizar a agenda de gravações com os instrutores que haviam selecionado a dedo, para lhes ajudar a produzir o até hoje primeiro Curso Online de Product Management do país.

Para quem quiser saber mais sobre a história da criação da PM3, recomendo ouvir este episódio do Conversa Ágil, no qual o Bruno e o Marcell contam como chegaram até aqui. Há muitos detalhes e situações curiosas na transformação da empresa de algo bem incipiente até o momento em que estamos hoje.

Tornando-se uma referência

Conforme o tempo foi passando, nós percebemos que a comunidade validou de fato o nosso método de ensino, ao vermos uma enxurrada de certificados postados no Linkedin. Alunos e alunas orgulhosos de terem encarado as mais de 40 horas de conteúdo aprofundado e tendo as possibilidades ampliadas, seja mudando de emprego, ou chegando em uma entrevista muito mais preparados para uma sonhada vaga.

Falando em vagas, não é mais surpresa ver que as empresas adicionam nas job descriptions um plus de ter alguma certificação da PM3. Sinal de que não apenas as pessoas validaram, mas também as empresas sabem que quem passa pela PM3 está muito bem capacitado.

Alunos e alunas reunidos em frente ao nosso stand no Product Camp, em dezembro de 2019.

Ganhar a admiração de um público tão exigente demanda ser flexível e entregar o que as pessoas realmente querem, porém com excelência. E foi assim que depois de uma pesquisa que disponibilizamos na nossa comunidade, nós percebemos que a maior dor deles era fazer um bom Product Discovery. A PM3 não vacilou. Mesmo com os três sócios atuando em paralelo com seus empregos formais, eles iniciaram o processo de descoberta para produzir o mais completo Curso de Product de Discovery do mercado!

Fotos das gravações do Curso de Product Discovery.

Não deu outra. Lançamos o nosso segundo curso e selamos a confiança da comunidade na marca PM3, chegando a mais de 2.000 alunos e alunas em menos de 2 anos de atuação, naquele momento com dois cursos prontos e disponíveis para o mercado.

Crescendo 250% por ano

Quase no final de 2020, já no processo para começar a gravar o nosso terceiro curso (de Product Growth, aliás, o primeiro do mercado), o Bruno e o Marcell tomaram a decisão de abandonar seus empregos e se dedicarem integralmente a fazer a PM3 crescer ainda mais, contratando um time inicial com alto nível de entrega e execução, que lhes ajudasse a evoluir ainda mais o negócio para gerar impacto positivo na comunidade. Foi assim que atingimos a marca de 4.000 alunos e alunas em menos de 3 anos de empresa.

Parte do time da PM3 em janeiro de 2021.

Não podemos esquecer que a PM3 tem uma visão muito forte, a de “Tornar o mercado brasileiro a referência mundial em Product Management”. Esta frase é grandiosa e demanda um imenso volume de pessoas formadas, aplicando as melhores práticas, para que a gente consiga chegar lá. E sabíamos que seria difícil se não tivéssemos a ajuda certa. 

E foi assim que a PM3 iniciou as conversas com o Grupo Alura, empresa que admiramos imensamente e que tem uma história muito parecida com a nossa. Dois amigos (irmãos) que decidiram desafiar o status quo com uma solução moderna e escalável, capaz de levar educação em tecnologia de qualidade para todas as partes do Brasil e do mundo. 

E aqui está a base principal desta união, com toda a expertise e infraestrutura do Grupo Alura, nós ampliaremos a qualidade da nossa entrega e juntos elevaremos a barra na educação em Product Management no país. 

Os próximos passos

Embora o Grupo Alura tenha adquirido uma participação relevante da empresa, a PM3 continuará trabalhando de forma independente, porém explorando as diversas sinergias existentes, para que ambas as empresas consigam tangibilizar todos os dias as suas visões. A PM3 também tem a sua própria cultura e valores. Vamos manter o nosso modo enxuto de crescer e evoluir em áreas que façam sentido para a evolução da empresa.

Vamos aproveitar esta oportunidade para acelerarmos a contratação de novas pessoas para o time. Queremos atrair talentos de todas partes do Brasil e do mundo, pois somos uma empresa essencialmente remota. Está no nosso planejamento de 2021 lançar mais três cursos (sendo dois deles o de Product Marketing e Product Leadership) e temos obviamente planos muito ambiciosos para 2022.

Paulo Silveira, CEO do Grupo Alura com o Marcell e o Bruno no escritório da PM3 em março de 2021.

Aos nossos alunos, alunas e fãs da marca, esperem um aumento na qualidade e na oferta. Queremos elevar cada vez mais a barra na nossa proposta de valor e capricho no que entregamos. Sabemos que vocês têm diversas dores a serem resolvidas. Faremos de tudo para saná-las de uma forma eficiente e assim vocês gerarem impacto positivo nas suas carreiras e nos negócios que atuam.

Queremos agradecer imensamente quem acompanhou a nossa jornada até aqui. Daqui pra frente, esperem ver a gente produzindo muito mais conteúdo de qualidade em todas as vias que nós atuamos… nos cursos, nas redes sociais, nos materiais que produzimos, nos eventos e em quantos mais canais nós conseguirmos chegar de forma aprofundada, porém sem perder a divertida leveza que trazemos na PM3.

Estamos apenas começando.