Por que os cursos da PM3 têm aulas gravadas?
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

5 minutos de leitura

banner lateral lista de espera CP10

É muito frequente recebermos esse questionamento de pessoas que procuram saber mais sobre os nossos cursos e descobrem que as aulas são totalmente gravadas. Sendo referência no mercado brasileiro de Produto, por que não disponibilizamos um curso online, mas com aulas ao vivo?

A resposta para essa questão está muito atrelada aos valores da PM3. Por isso, vou explicar um pouco melhor porque decidimos adotar esse modelo, quais são as suas vantagens e quais os diferenciais que oferecemos. 

Mas já digo: se participar de interações ao vivo é um critério essencial para o seu processo de aprendizado, você não vai ficar na mão com os cursos da PM3, porque também temos diversas atividades ao vivo complementares – como as mentorias, grupos de estudos, e muito mais – dentro da comunidade de alunos.

Queremos tornar o conhecimento mais acessível

Nossa visão aqui na PM3 é tornar o Brasil uma das referências em Product Management no mundo. É uma meta bastante ambiciosa e que, claro, não depende só de nós. Todos os nossos alunos e alunas são fundamentais para que possamos alcançar esse objetivo.

Consequentemente, precisamos trabalhar para que mais e mais pessoas possam aprender e interagir conosco. Sabemos que nosso público-alvo (profissionais de Produto ou de alguma área relacionada, com interesse em passar por uma migração) é formado por pessoas que têm uma rotina agitada e cheia.

São pessoas que trabalham, que querem crescer na carreira, mas que também têm uma vida pessoal no meio de tudo isso. 

Sabemos que, nos dias de hoje, ter equilíbrio em meio a esse caos é um grande desafio. Sabemos que alguns dias são mais produtivos que outros e nem sempre há disposição para assistir a uma aula. Não queremos que isso se torne uma pressão, mais um compromisso na agenda.

Com as aulas gravadas, é possível ajustar a rotina de estudos ao seu momento, às suas necessidades. Você pode criar o seu próprio plano de estudos e rever as aulas quantas vezes quiser. 

Assim, pretendemos tornar o conteúdo mais acessível, livre de horários e de qualquer ansiedade e frustração. Ou seja, também estimulamos a autogestão e a autonomia.

Imediatismo não é sinônimo de valor

Uma característica do mundo moderno é que as pessoas associam o imediatismo à valor. Uma pessoa que responde quase que instantaneamente à sua mensagem do WhatsApp se importa mais com você do que aquela que demora horas. Assistir a uma live no momento em que ela está acontecendo é muito “exclusivo” do que assistir depois.

Mas, na realidade, isso é só uma ilusão que criamos. Em um contexto onde tudo acontece instantaneamente e quase que imediatamente, é natural que sejamos influenciados.

Porém, o fato de termos aulas gravadas não impacta, de forma alguma, no valor do conteúdo. Pelo contrário, entendemos que assim podemos oferecer uma experiência mais enxuta, assertiva e muito mais aprofundada

Nossas aulas não têm enrolação, elas vão direto ao ponto. Em todas elas você vai encontrar um conteúdo denso e com cases reais, exemplos com os quais você poderá se identificar e adaptar para o seu dia a dia no trabalho. 

Além disso, outra grande vantagem é que por ser gravado você pode assistir quantas vezes quiser o vídeo, acelerar e, inclusive, não será interrompido com perguntas de outros alunos que podem deixar o seu aprendizado mais lento – você faz as perguntas no seu tempo de maneira assíncrona.

Conteúdo aprofundado

Aqui na PM3 prezamos por produzir um conteúdo aprofundado. Por essa razão, todo o processo de produção das aulas começa muito antes da gravação. 

Organizamos encontros com os instrutores para definir os tópicos mais importantes e olhamos com cuidado para o storytelling e para a coesão do conteúdo que será apresentado, para que as informações sejam claras e o entendimento delas seja mais fácil.

Como também queremos que nossos alunos e alunas possam aplicar o conhecimento absorvido em seus respectivos contextos, priorizamos cases de empresas brasileiras e pela abordagem com conteúdos acionáveis. 

Material sempre atualizado

Outro equívoco que pode estar associado ao fato de nossos cursos serem 100% online é a relação que as pessoas fazem à questão da desatualização. 

Isso também não chega a ser um problema para a PM3. Estamos diariamente trabalhando com profissionais do mercado de Produto e ouvindo as necessidades de alunos e alunas, o que nos permite identificar quando há a necessidade de alguma atualização. Exemplos disso são as duas novas aulas que adicionamos ao curso de Product Management em 2021 – Product Operations e Market Research – e a série de atualizações que estamos executando neste ano, no mesmo curso.

“Mas eu priorizo interação, e aí?”

A interação com outras pessoas e com instrutores realmente é muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem. E isso não fica de fora só porque nossas aulas são gravadas!

Ao se tornar nosso aluno ou aluna, você passa a ter acesso vitalício à Comunidade PM3. Por meio dela, você pode enviar dúvidas que tiver durante as aulas, pedir sugestões e trocar ideias com outras pessoas que também estão fazendo o mesmo curso que você.

A comunidade é um espaço de crescimento contínuo, ou seja, você vai poder extrair o máximo dela durante e após a conclusão do curso. Estamos sempre investindo em atividades ao vivo, como os Workshops Mão na Massa, as Mentorias em Grupo e os Grupos de Estudo, para que nossos ex-alunos e alunas também continuem aprendendo!

Além disso, a comunidade também funciona como um repositório, que guarda todos os nossos conteúdos ao vivo para que você possa assistir quando quiser, assim como as aulas.

Para saber mais sobre as iniciativas que desenvolvemos para alcançar nossa visão, confira também nosso artigo sobre o que entregamos em 2021.