Go-to-market - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
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“Go-to-market”

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  • Product Growth
  • Product Marketing

Definição e origem

O Go-to-market (GTM) é uma estratégia de lançamento de produto, ou seja, um processo necessário para lançar o seu produto ou serviço em um determinado mercado, com o objetivo de:

  • Alcançar um público específico;
  • Conquistar clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Expandir a receita.

Para isso, o Go-to-market abrange elementos como market share, efetividade das vendas, comportamento do consumidor, posicionamento e atuação em canais digitais. 

Essa estratégia permite analisar resultados para definir as melhores ações de marketing, vendas e produto.

Como usar o temo “Go-to-market” na prática

Para adotar o Go-to-market no seu negócio, você precisa conhecer o seu segmento, definir uma proposta de valor e ter metas e métricas claras. 

É interessante definir alguns OKRs (Objectives and Key Results) para a sua estratégia de mercado. Isso significa estabelecer um grande objetivo e quebrá-lo em outros menores. Uma dica é adotar a metodologia SMART para as suas metas, que devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Para acompanhar o desempenho das suas metas, defina alguns KPIs (Key Performance Indicators), que funcionam como as métricas mais importantes do seu negócio. 

Além disso, dentro de uma estratégia de Go-to-market, é importante entender o ciclo de vida do produto e seu market share, ou seja, a participação da sua empresa no mercado, a fatia de mercado da empresa. 

Para calcular a porcentagem do market share, você deve dividir o faturamento da empresa pelo faturamento do setor e multiplicar o resultado por 100.  

Outro ponto relevante para o Go-to-market é analisar a efetividade de vendas (medida em percentual) do seu negócio. Para isso, divida o número de vendas fechadas pelo total de atendimento e multiplique o resultado por 100. 

 

Framework para Go-to-market

A estratégia Go-to-market se baseia em algumas perguntas centrais:

  • Qual é o seu público? (para quem você vende)
  • Como alcançar esse público? (estratégias de vendas e divulgação)
  • Qual é o seu mix de produtos?
  • Quanto custa o(s) seu(s) produto(s)?
  • Como o produto está posicionado no mercado?
  • Quais os canais utilizados para vender? (canais online e offline)

 

A partir das respostas para essas questões, você consegue traçar estratégias mais precisas para inserir o seu produto no mercado e definir como fazer isso, além de tomar decisões com base em dados reais sobre o seu negócio. 

 

Go-to-market nos cursos da PM3 

Para se aprofundar em Go-to-market, confira o Módulo 5 (“Go-to-market”), do Curso Product Marketing da PM3. 

Você vai ver conteúdos relacionados a:

  • Um overview de Go-to-market
  • Tipos de lançamento
  • Relação de Product Marketing com User Onboarding
  • Como definir a mensagem chave do seu negócio e os seus canais de vendas
  • Estratégias de ongoing e ativação
  • Métricas de GTM
  • Sales Enablement 

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre Go-to-market:

 

 

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