ChatGPT e o mercado de trabalho: adversários ou aliados?
André Yoshikawa

André Yoshikawa

Product Marketing Analyst na PM3

4 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

A relação entre Inteligência Artificial e mercado de trabalho é uma preocupação que emergiu com o surgimento do ChatGPT e que tem aumentado na mesma proporção que o uso dessa tecnologia. Mas que tipo de mudanças essa inovação representa? Como isso interfere no nosso dia a dia na prática? É sobre isso que vamos falar neste artigo! 

O que é o ChatGPT

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, vem sendo cada vez mais utilizado em inúmeras áreas, de assistentes virtuais à análises de dados complexos. Essa tecnologia, apontada pelo próprio Bill Gates como uma das mais disruptivas dos últimos tempos, está mudando a forma como as pessoas e empresas trabalham. E as mudanças no mercado de trabalho serão muito profundas daqui para frente, já que muitas tarefas que antes eram realizadas por pessoas, poderão ser substituídas por aplicativos e ferramentas de IA (Inteligência Artificial) altamente sofisticadas como o ChatGPT. 

ChatGPT e o mercado de trabalho

No curto prazo as mudanças ainda não são tão aparentes, mas já existem chatbots desenvolvidos com essa tecnologia sendo implementados para atendimento ao cliente, suporte técnico, entre outras tarefas nessa linha, que são capazes de entender perguntas complexas e fornecer respostas bem precisas.

Outra mudança, que poderá ser sentida no médio prazo, está no uso dessa tecnologia para escrever textos mais elaborados como notícias e artigos, scripts de filmes, relatórios de negócios e muito mais. Isso é algo que pode agilizar muito os trabalhos nessas áreas, mas que, por outro lado, também pode ameaçar diversos empregos nas mesmas.

Cabe pontuar, porém, que o ChatGPT e outras tecnologias que envolvem IA não podem ser vistas como uma ameaça, mas sim como um complemento às habilidades humanas.

De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, até 2030 cerca de 800 milhões de empregos em todo o mundo podem ser substituídos por automação, mas outras 1,2 bilhão de novas vagas deverão surgir. Isso deve acontecer especialmente em áreas como tecnologia, saúde e serviços, onde os avanços em IA na capacidade de aprendizado contínuo e consequente geração de respostas mais precisas ajudarão a otimizar inúmeros processos, liberando os profissionais para atividades que exigem mais criatividade e habilidades interpessoais.

Outro estudo, realizado pela consultoria PwC, mostra que até 2037 o crescente uso de IA pode adicionar cerca de 15,7 trilhões de dólares na economia mundial, principalmente nas áreas de finanças, automotiva, saúde e varejo. Essa mesma pesquisa aponta ainda que no Brasil, a automação deve gerar mais de 1 milhão de empregos até 2030, com destaque para a agroindústria, construção civil e logística.

Conclusão

Que os constantes avanços de ferramentas de IA como o ChatGPT são irreversíveis e as mudanças no mercado de trabalho serão cada vez mais rápidas e profundas. Ignorar as transformações que estão ocorrendo com IA hoje é como ignorar a internet no início dos anos 2000.  

Para fazer frente a todas essas transformações, as pessoas precisam estar em evolução constante – lifelong learning –  e dispostas a aprender e desenvolver novas habilidades que não possam ser facilmente automatizadasd, como a criatividade, a empatia e o pensamento crítico. Além disso, profissionais que possuírem habilidades técnicas, como programação e análise de dados, continuarão a ser demandados e cada vez mais valorizados no mercado.

Um dos maiores desafios será acompanhar o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas. Mas com a preparação adequada, é possível aproveitar as oportunidades que o advento das novas tecnologias tem proporcionado e conseguir se destacar em um mercado de trabalho cada dia mais dinâmico, digital e competitivo.

Leia também: