ChatGPT e a disrupção de modelos de negócio
Anselmo Filho

Anselmo Filho

Senior Product Manager

6 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

O ChatGPT está sendo uma revolução quando falamos de acessibilidade e popularização de modelos de inteligência artificial. Não muito distante disso, as grandes teorias de como a inteligência artificial vai roubar os trabalhos do cidadão comum, também continuam surgindo.

No entanto, o que não podemos deixar de olhar é a disrupção de modelos de negócio. Quem aqui nunca passou o olho em um post no LinkedIn ou Twitter que falava que o ChatGPT vai substituir o Google Search?

O que eu vou fazer com esse texto é sair um pouco do óbvio e mostrar que existem sim outras empresas e modelos de negócio que comprovadamente devem estar minimamente em alerta. Dentro de todas essas tendências, a habilidade de modelos generativos de inteligência artificial ajudarem a área de Engenharia de Software é um dos pontos que eu, pessoalmente, estou prestando muita atenção.

E a diretoria que deve estar com o cabelo em pé nesse momento é a da Stack Overflow, uma plataforma que vou analisar como exemplo aqui neste artigo.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial com foco em auxiliar e facilitar diálogos virtuais. A ferramenta foi criada pelo laboratório OpenAI com o objetivo de aprimorar a experiência de usuários durante o uso de assistentes virtuais.

Porém como toda tecnologia disruptiva, essa novidade já chegou causando alvoroço e muitas empresas se questionam sobre qual vai ser o impacto do ChatGPT nos negócios. De fato, é muito importante ficar atento a isso, já que aderir ou não a uma inovação como essa pode ser decisivo.

Um exemplo disso é o que está acontecendo com o Stack Overflow.

Como funciona o Stack Overflow

Para quem está perdido nesse pagode, o Stack Overflow é uma plataforma de perguntas e respostas (o famoso “fórum”, para quem conhece a internet desde antigamente) para desenvolvedores de software. Eu garanto que, antes do ChatGPT, todo desenvolvedor de software tinha uma aba aberta deles. Inclusive, até alguns Product Managers, quando vão mexer com dados, deram uma olhadinha no Stack Overflow para destravar aquela query de SQL.

O grande diferencial do fórum é que os desenvolvedores podem fazer e responder a perguntas técnicas, compartilhando conhecimento e se conectando com outros membros. A plataforma é amplamente usada como fonte de informações e solução de problemas.

Da perspectiva de Growth e gerenciamento de produto, eles são um baita case de sucesso de uma plataforma community-driven. Através da interação dos usuários, isso cria um recurso valioso para a comunidade de desenvolvedores, incentivando mais usuários a ingressar e participar.

Eles fornecem funcionalidades como upvoting, comentários e gamificação, visando incentivar o envolvimento do usuário e tornar a plataforma ainda mais valiosa.

O modelo de monetização deles é majoritariamente por meio de publicidade. Eles também oferecem planos corporativos (Teams) para que as empresas acessem sua base de conhecimento e ferramentas para gerenciar questões técnicas.

Porém, não nos esqueçamos do valor principal: solução de problemas técnicos.

A qualidade de solução do problema tem um ponto cego. Se a resposta não tem uma didática boa o suficiente, ou se a sua pergunta não é clara o suficiente, a plataforma não entrega seu valor.

É aí que entra o ChatGPT.

Analisando os dados

Como todo modelo de negócio que se baseia primordialmente em propaganda, a moeda de troca do usuário é a sua atenção. Ou seja, para o Stack Overflow, o seu tráfego é primordial para a continuidade do seu negócio.

Para ter acesso a dados de tráfego você pode ver no similarweb.com, uma plataforma que traz estimativas de dados de marketing. E adivinha qual site teve uma queda de 11% de tráfego bem no mês de lançamento do ChatGPT? O próprio!

Aí você pode argumentar: “mas, dezembro é mês de férias, é bem comum esse tipo de comportamento”.

Quando comparamos com dezembro de 2021:

tráfego do Stack Overflow antes do ChatGPT

Essa correlação existe? Sim, de fato. Significa causalidade? Esses dados não respondem para nós. Porém, a coincidência é muito grande.

Em dezembro, algumas semanas após o lançamento do ChatGPT, o Stack Overflow anunciou que havia banido o uso da ferramenta de IA como respostas na plataforma, citando preocupações sobre a precisão de tais respostas.

“… como a taxa média de obtenção de respostas corretas do ChatGPT é muito baixa, a postagem de respostas criadas pelo ChatGPT é substancialmente prejudicial ao site e aos usuários que estão perguntando ou procurando respostas corretas”, alegou a plataforma em um comunicado.

Ou seja, sentiu o golpe.

O Stack Overflow afirmou que, devido à popularidade da ferramenta ChatGPT, muitos usuários estão postando esses trechos de código, colocando muita pressão em sua infraestrutura de curadoria de qualidade baseada nos usuários voluntários na plataforma. Para reduzir o fluxo dessas respostas do ChatGPT, foi tomada a decisão de proibir temporariamente o uso do ChatGPT para criar postagens, com proibições impostas aos usuários que não aderiram à regra.

Conclusão

Essa é a primeira marola de um tsunami em software, na qual as ferramentas e plataformas usadas hoje em dia vão eventualmente se valer de inteligência artificial, ou vão ficar para trás.

Eu pessoalmente sou bem cético na extinção do Stack Overflow. Conforme os resultados financeiros mais recentes da Naspers, empresa mãe do Stack Overflow, a receita da plataforma cresceu 33% no primeiro semestre de 2022, para US$ 45 milhões.

Afinal, adivinha onde o ChatGPT foi treinado para responder todas essas perguntas sobre desenvolvimento de software.

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