Netflix: insights com base no que os números dizem
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

5 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Todos sabemos que o Netflix está sofrendo, enfrentando muita competição. Mas o que alguns números dizem?

Eu gosto muito de ficar analisando negócios e pensando “o que eu faria nesse caso?” ou “o que fez eles tomarem tal decisão?”. Acho que é uma forma de exercitar a mente para esse tipo de assunto (ok, podem me chamar de nerd ?).

Churn e taxa de crescimento da Netflix

base de usuários Netflix

Observando a imagem dá pra ver que a Netflix é o streaming com o menor Churn de todos. Curioso ver como a base de usuários é muito mais fiel. Seja por gostar do serviço ou por ter um hábito maior com ele.

Mesmo com Churn inferior, o Growth Rate da Netflix começou a estagnar, dado que as pessoas tem diversas opções agora. E é justamente nessa taxa de crescimento que está um dos problemas.

crescimento Netflix

Por isso existe toda a estratégia de ter uma assinatura mais barata e que tenha ads. A Netflix já confirmou que vai rodar testes de planos que tenham anúncios e em tese isso pode trazer mais receita no total.

Claro que é melhor pegar os usuários que pagam mais, porém você não precisa deixar de atender milhares de usuários que pagariam menos (ainda mais para uma empresa do tamanho da Netflix).

Para mim, esse é um movimento claro que a empresa deve fazer para rodar experimentos e ver se o Unit Economics de uma versão com anúncios para em pé.

Uma incógnita

Porém, algo que eu ainda não consegui entender, é o fato da Netflix não colocar suas produções de filmes no cinema. Por exemplo, o filme Top Gun (feito pela concorrente Paramount), teve um custo de produção de US$ 170M e eles já tiveram um retorno de mais de 7x só com a receita dos cinemas. Na imagem a seguir podemos ver como as produtoras focam em um modelo de negócio com maior distribuição.

No passado, poderíamos considerar que os filmes irem direto para o streaming seria um diferencial, principalmente quando a Netflix estava jogando praticamente sozinha. Porém hoje é possível ver que eles lançam um catatau de filmes com baixa qualidade e sem monetizá-los isoladamente.

Eu até achava que poderia ser uma percepção exclusiva minha sobre a qualidade ruim dos filmes da Netflix, mas encontrei uma análise de qualidade versus quantidade (dá até pra ver algumas tendências interessantes, especialmente em 2021, com uma clara aceleração e uma criação maior de filmes medíocres). Isso dita muito sobre a estratégia da empresa e acho que nesse ponto podem estar perdendo a mão.

O que eu faria

Além de testar ads, acho que a Netflix poderia tentar produzir pelo menos 1 ou 2 blockbusters para experimentar o cinema e ver como isso pode ajudar a receita a continuar crescendo. Quando a concorrência começa a ficar parecida com você, é necessário repensar seus planos e na última imagem dá pra ver que 8% dos gastos da Netflix estão em pesquisa e desenvolvimento (R&D) (um número que achei até bem alto para a empresa).

porcentagem gasta em pesquisa e desenvolvimento

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