Como a Way2 construiu e nivelou um time de Produto de alto desempenho
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

8 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Após adquirir licenças do Curso de Product Management da PM3, a Way2 – empresa de soluções de tecnologia para o setor elétrico – conquistou times mais empoderados e confiantes, gerando um impacto positivo para todo o negócio.

Os resultados alcançados

  • Nivelamento do conhecimento entre as pessoas do time de Produto (recém-estruturado);
  • Aprimoramento das trocas e discussões entre as pessoas do time;
  • Mais confiança para os colaboradores;
  • Conhecimento do mercado e da realidade de empresas brasileiras;
  • Entendimento acerca das melhores práticas de Produto;
  • Interesse pela área e motivação para crescer nela.

História

A Way2 é uma empresa de tecnologia que atua no segmento de energia elétrica. Presente no mercado há 17 anos, sua história é, por si só, baseada em um trabalho focado no desenvolvimento de novas tecnologias, soluções e modelos de negócio. Ou seja, é uma organização que está sempre buscando o que há de melhor e mais inovador no mercado.

Segundo consta no próprio site da Way2:

“Tivemos o privilégio de participar de muitas evoluções, tanto na área tecnológica – com a migração das soluções para o ambiente de nuvem ou o crescimento das aplicações de Analytics – quanto na agenda setorial, como a abertura progressiva e crescente do Mercado Livre, o boom recente da geração solar e a Geração Distribuída.”

Acompanhando todo esse processo de desenvolvimento que vinha acontecendo no ambiente externo, a empresa percebeu que era necessário adaptar o contexto interno também. 

Apesar de já ter colaboradores atuando em funções de Produto, essa área da organização foi sendo construída ao longo do tempo. No início de 2020, a empresa começou a estruturar a formação de um time focado, que na época contava apenas com 2 Product Owners. Ao longo dos últimos anos, a Way2 investiu no desenvolvimento do time, que hoje conta com 8 pessoas (1 Diretor de Produto e Tecnologia,1 Group Product Manager, 5 Product Owners e 1 UX Designer). Dessa forma, o time tem sido capaz de absorver as demandas de negócio de forma mais estratégica e ágil.

O desafio: construir um time de Produto eficiente e alinhado

Por maior que seja a demanda do mercado por profissionais de Produto, não há como negar que a área ainda é muito recente. Com o crescente interesse pelo cargo de Product Managercuja procura aumentou em 100% em comparação com o ano anterior, segundo dados do Google Trends – é muito comum que pessoas de outras áreas comecem a enxergar oportunidades nessa carreira tão promissora.

Entretanto, para muitos desses profissionais em transição de carreira ou com experiências em outras áreas, o dia a dia da função pode ser um limitador – considerando o perfil generalista e multidisciplinar de PMs.

Frederico Perillo, Gerente de Produtos na Way2, comenta que algumas empresas nichadas (como é o caso deles) podem ter dificuldades na contratação de profissionais de Produto. Por isso, a visão de capacitar pessoas internamente esteve presente desde o início da formação do time:

“Nosso segmento é muito técnico (setor elétrico) e, por isso, contratar pessoas com background em Produto não é nossa prioridade. Preferimos olhar mais para a experiência no segmento e capacitar essas pessoas em Produto aqui dentro, nivelando o conhecimento do time. A principal dor que enfrentávamos na estruturação do time era a disparidade de conhecimento entre os profissionais. A PM3 ajudou a colocar todo mundo na mesma página.”

– Frederico Perillo, Gerente de Produtos da Way2.

A solução: Curso de Product Management da PM3

Entendendo que conhecimento é um investimento, e que seria especialmente importante para seus colaboradores, a Way2 encontrou na PM3 – escola referência em Produto no Brasil – uma aliada nessa jornada de construir um time de Produto mais forte e alinhado.

A aquisição das licenças do Curso de Product Management fez parte de todo o processo de contratação de pessoas e estruturação do time – sendo uma prioridade especial para POs que chegavam para fortalecer a equipe. Com o apoio do curso, o time passou a ter mais contexto de mercado, entendimento das boas práticas de Produto, confiança para agir no dia a dia e, claro, interesse pelo tema e pela área.

Frederico aponta que as discussões e trocas entre as pessoas do time melhoraram, pois todos adquiriram mais confiança para argumentar e também passaram a ter mais consciência do papel de Produto dentro da empresa.

“Tratativas com pessoas de outras áreas ficaram mais fluidas. Antes era difícil ter o time de Produto assumindo a frente de decisões, justamente por não ter uma referência de como fazer isso. O poder de argumentação aumentou nas discussões, porque os cases do curso nos mostraram que empresas como a nossa estão passando pelas mesmas coisas. Converso bastante como o time sobre a importância de entender o que estamos fazendo, e agora é nítido que as pessoas sabem o que estão fazendo e conseguem fazer com que isso se desdobre naquilo que priorizamos e executamos.”

– Frederico Perillo, Gerente de Produtos da Way2.

Resultados

Os resultados da iniciativa da Way2 vão muito além do que era esperado. Mais do que um time alinhado e preparado – com contexto sobre a área e conhecimento acerca das melhores práticas do mercado – agora a empresa também tem profissionais mais confiantes, satisfeitos e motivados a evoluir na carreira. Isso porque valorizam a oportunidade de acesso a esse conteúdo tão aprofundado e completo, tido como diferencial no mercado. Um indicativo disso é a aquisição de licenças para o Curso de Product Analytics, demanda que surgiu a pedido do próprio time – que se mostra motivado a seguir crescendo.

Sobre o que de fato mudou com o apoio da experiência PM3, Frederico destaca 2 aspectos principais: estruturação interna embasada no conhecimento de mercado e consciência do papel de Produto como time estratégico e tomador de decisões.

Estruturação interna

Estruturar um time está longe de ser uma tarefa fácil, especialmente quando se trata de uma área recente no mercado, como é o caso de Produto. Por meio dos cases e melhores práticas apresentados ao longo curso da PM3, a Way2 entendeu a necessidade de formar equipes dedicadas aos produtos e adquiriu contexto para identificar melhor as necessidades do time. 

Como reflexo disso, perceberam a necessidade de abrir espaço para mais 2 cargos dentro do negócio: Associate Product Manager (APM) e Analista de Requisitos (para o time de Engenharia).

Consciência em relação ao papel de Produto

O time de Produto é muito estratégico e ter a consciência disso é fundamental para que os profissionais possam argumentar e pedir apoio de outras áreas. Frederico comenta que, no dia a dia da Way2 antes da capacitação de todo o time, muitas ações não evoluíam por falta desse entendimento, o que hoje – apesar dos desafios de comunicação – já é bem diferente.

“Tivemos um exemplo bem legal recentemente, no qual tivemos que mudar de X para Y toda a estratégia de um produto nosso. O processo de posicionar e comunicar foi bem difícil, mas o time entendeu que era papel de Produto tomar a frente dessa decisão, e isso foi bem importante no alinhamento com stakeholders.”

– Frederico Perillo, Gerente de Produtos da Way2.

Estudar produto é com a PM3

Somos 100% especializados em produtos digitais, com conteúdo aprofundado, instrutores renomados, atividades ao vivo e a maior comunidade de estudantes de Produto do país.

Nossos cursos apresentam contextos reais do mercado brasileiro, com os erros e acertos, frameworks e melhores práticas aplicadas no dia a dia de Produto.

Segundo pesquisa realizada em dezembro de 2021 com alunos e alunas PM3, 83% afirmam que conquistaram resultados melhores no dia a dia, após concluírem os cursos. Atualmente, mais de 400 empresas já aprovam a metodologia PM3.

parceiros B2B PM3

Se você também quer nivelar o conhecimento do seu time de produto, venha para a PM3. Clique aqui e fale com o nosso time de especialistas.