“E se escrevêssemos um livro…?” Há dois anos, cinco embaixadoras da ONG Mulheres de Produto (que tem como objetivo promover o desenvolvimento e a capacitação profissional de mulheres brasileiras em produto e tecnologia) uniram-se para questionar a representatividade feminina na literatura brasileira sobre gestão de produtos digitais.
A pergunta que não queria calar era: “Onde se encontram essas referências femininas na literatura de produto?”.
Foi pela inconformidade e o desconforto que 31 mulheres se reuniram para ressignificar as referências de literatura sobre produto digital no Brasil com o desafio de lançar o primeiro livro brasileiro sobre este assunto escrito por mulheres de tecnologia.
O livro “Gestão de Produtos como Você Nunca Viu” foi escrito de maneira colaborativa, com chamado aberto da comunidade para quem se identificasse com o inquietamento e quisesse fazer parte do projeto. Ao longo do percurso, essas mulheres enfrentaram diversos contratempos e aprendizados, um deles sendo o maior desafio feminino do século XXI: a síndrome da impostora.
Diversas escritoras solicitaram desistir, por não se sentirem confiantes para escrever um livro. Pela união e a motivação coletiva, as 31 escritoras se mantiveram firmes, movidas pelo lema da ONG “Seja uma mulher que levanta outras mulheres”.
Dois anos de execução se passaram e elas escreveram mais de 200 páginas de conteúdo exclusivo, abordando temas de produto digital pela perspectiva e análise de mulheres referência no mercado brasileiro.
O livro é acessível, escrito em português, e trata sobre a visão do mercado de produtos no Brasil, o que é gestão de produtos, histórias com aprendizados das profissionais, dicas de por onde começar a carreira, priorização e estratégia de produto, cultura e diversidade, entre outros.
De acordo com as fundadoras, o livro “Gestão de Produtos como Você Nunca Viu” traz consigo a representatividade feminina e o poder da ação coletiva para construir e edificar o primeiro livro brasileiro com um objetivo comum: expandir os limites do conhecimento e se encontrar nesta carreira, que muitas vezes pode parecer ampla e ambígua.
O livro conta com a parceria da editora Casa do Código e foi lançado no dia 14 de setembro de 2022. Clique no botão abaixo para saber mais:
Todo o lucro arrecadado com a venda do livro será revertido para ações e projetos sociais da ONG Mulheres de Produto, com o intuito de reduzir a desigualdade de gênero no setor de produtos e tecnologia.
Confira a seguir as mulheres que idealizaram o primeiro livro sobre produtos digitais escrito por mulheres de tecnologia:
- Aline Baldino
- Ana Clara Akra
- Ana Retore
- Beatriz Waclawek
- Bruna Tatiane Bonecher Steffen
- Bruna Gonçalves
- Camila Meneghetti
- Carolina Costa
- Cassia Messias
- Cassiane Vilvert
- Daniela Claudino
- Diana Fournier ?️?
- Eluza Pinheiro
- Éricka Padilha
- Jéssica Rabelo
- Julia Martin Moura
- Katy Miranda
- Leticia Coelho
- Luanna Teofillo
- Luciana Nunes Santos
- Malu Pizarro Melo
- Mariana Penido
- Melissa Oliveira
- Nathalie Melo
- Paula Völker
- Suene Souza
- Talita Morais
- Taynara Rechia
- Thaís Falabella
- Thaisa Fernandes ? PSPO, PMP, PSM
- Yasmin Conolly Carolino