Está procurando livros para líderes de produto? Ocupar um cargo de liderança na área envolve muitas habilidades, experiência e conhecimento. Mas, por mais importante que a prática seja, os livros trazem ensinamentos valiosos para líderes de produto.
Pensando nisso, no post de hoje, separamos 6 livros para liderança de produto. Com eles, você vai entender melhor como lidar com os desafios dos líderes, gerenciar equipes e construir produtos de sucesso. Boa leitura!
1. The Making of a Manager: What to Do When Everyone Looks to You, Julie Zhou
Entre os livros para líderes de produto, destacamos o The Making of a Manager: What to Do When Everyone Looks to You, um verdadeiro guia para gerentes de produto. A autora Julie Zhou tem vasta experiência na área, sendo ex-Vice-presidente de Design de Produto Facebook e fundadora da Inspirit, uma consultoria que ajuda empresas de produtos digitais a escalarem e nortearem suas decisões com base em dados.
Zhou compartilha sua experiência em liderança, que começou quando ela tinha 25 anos, e traz dicas sobre como enfrentar os principais desafios do gerenciamento de produto.
Com linguagem clara e didática, o livro funciona como um guia para líderes, cheio de exemplos práticos sobre a rotina de Managers, tratando das principais dúvidas e desafios do gerenciamento de produtos.
A leitura traz insights sobre contratação de novas pessoas para o time, como ganhar confiança e credibilidade na empresa, desenvolver liderança por influência e o que torna alguém um excelente Gerente de Produto.
Para complementar os ensinamentos do livro sobre o papel dos gerentes de produto, assista a esta entrevista com Zhou: Understand your role as manager.
2. Liderança de produtos digitais, Joaquim Torres
Em Liderança de produtos digitais: A ciência e a arte da gestão de times de produto, Joaquim Torres (também conhecido como Joca), apresenta as principais responsabilidades do cargo de liderança em produto e quais habilidades PMs precisam desenvolver para desempenhar suas funções com eficiência.
Fundador da Gyaco, consultoria em produtos digitais para ajudar as empresas a desenvolverem soluções de sucesso, Joca, que também é instrutor de cursos aqui da PM3, tem mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia e, em seu livro, compartilha sua experiência com os líderes de Produto.
Com essa leitura, você vai entender o que os outros esperam dos líderes e como gerenciar equipes de sucesso. Além disso, o livro apresenta os principais conceitos de gestão de produtos que não podem ser ignorados pelas lideranças na área e os valores e a cultura que devem ser desenvolvidos pelos times de produto para entregar soluções que tragam valor para a empresa e para os usuários.
Joca também aborda as ferramentas estratégicas mais úteis na gestão de produtos, que os líderes precisam dominar e devem conhecer para alcançar seus objetivos de forma eficiente. Outros tópicos abordados no livro são: métricas de produto, cerimônias para otimizar a produtividade do time de produto, como oferecer feedback para a equipe e como contratar as pessoas certas.
Para ir sentindo o gostinho desse conteúdo, vale ver essa conferência que o Joca fez no Product Camp, em 2018: Tópicos Avançados de Gestão de Produtos.
3. Extreme Ownership, Jocko Willink e Leif Babin
No bestseller Extreme Ownership, Jocko Willink e Leif Babin, oficiais da marinha americana e fundadores da empresa de aconselhamento de lideranças Echelon Front, trazem ensinamentos da guerra que podem ser aplicados à liderança nas empresas.
Os autores entendem que a liderança tem um papel fundamental para o sucesso ou o fracasso das equipes e, por isso, os líderes devem se guiar por alguns princípios, como:
- Assumir as responsabilidades;
- Não se apoiar em desculpas;
- Não culpar outras pessoas pelos erros cometidos;
- Priorizar tarefas e estratégias adequadamente.
Willink e Babin trazem exemplos do campo de batalha para ilustrar situações enfrentadas por líderes nas empresas. Se você quer conferir um pouco mais sobre o assunto, não deixe de conferir esta TEDx Talk com Jocko Willink.
4. Radical Candor, Kim Scorr
Entre os livros para lideranças de produto, um dos mais conhecidos é o Radical Candor: Fully Revised & Updated Edition: Be a Kick-Ass Boss Without Losing Your Humanity, de Kim Scorr. A autora passou por empresas como Google e Apple e é co-fundadora da consultoria Radical Candor, que ajuda as empresas a colocarem os ensinamentos do livro em prática.
O livro funciona como um guia para ter conversas enriquecedoras na empresa e tornar o ambiente de trabalho mais saudável.
A autora traz insights valiosos sobre alcançar resultados em conjunto com o time, criar uma cultura organizacional guiada pelo princípio do radical candor (ou empatia assertiva) e construir times integrados. Além disso, com essa leitura, você vai aprender como líderes podem melhorar suas habilidades a partir de uma cultura de feedback e ajudar os outros a crescerem.
Para saber mais sobre o conceito central do livro, você pode ver esta entrevista com a autora: Kim Scott – Radical Candor.
5. Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes, Michael Watkins
Continuando nossa lista de livros para líderes de produto, destacamos Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes, de Michael Watkins, que sempre costuma aparecer nas listas de livros para liderar melhor.
Ex-professor de liderança e negociação da Harvard Business School e atual professor da IMD Business School, Watkins compartilha sua visão e seu conhecimento para ajudar líderes em transição de carreira.
O livro é uma obra valiosa tanto para quem está começando um cargo de liderança em uma nova empresa, como para as pessoas que foram promovidas à função de líder na empresa atual.
Com uma linguagem fácil e objetiva, a leitura funciona como um guia para os primeiros 90 dias dos líderes na nova função, trazendo dicas sobre como garantir resultados, estabelecer parcerias estratégicas, se familiarizar com o novo ambiente e otimizar os aprendizados.
Para saber mais sobre o livro e os insights que ele traz, confira uma entrevista com o autor: The First 90 Days As A Leader With Michael Watkins & Jacob Morgan.
6. A coragem de ser imperfeito, Brené Brown
O best-seller A coragem de ser imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, de Brené Brown, não é um livro especificamente sobre liderança, mas ajuda líderes a lidarem com a própria vulnerabilidade e exercerem a empatia em relação aos seus liderados.
A autora e pesquisadora compartilha experiências pessoais e traz dicas para lidarmos com a vergonha e a vulnerabilidade, sermos mais gentis conosco e com os outros, enfrentarmos os desafios que se apresentam diariamente e alcançarmos grandes conquistas. Além disso, essa leitura apresenta estratégias para não fugirmos das nossas emoções, sejam elas boas ou ruins.
A partir da ideia de que a vulnerabilidade pode ser uma forma de coragem, o livro traz ensinamentos que ajudam a superar o medo de se expor e lidar com as próprias imperfeições para você melhorar na vida pessoal e profissional.
A TEDx Talk com a autora ficou muito famosa e, se você quiser assistir a esse conteúdo para saber um pouco mais sobre o que é abordado no livro, confira: O poder da vulnerabilidade.
E aí, curtiu essas indicações de livros para líderes de produto? Se você quer desenvolver suas habilidades para atuar como líder de Produto, baixe a ementa do Curso Product Leadership para saber o que você irá aprender ao se inscrever!