8 de dezembro de 2021

Soft skills e hard skills em Product Marketing: quais são as mais importantes?

O papel de Marketing de Produto vem ganhando cada vez mais relevância no mercado nacional. Já sendo um cargo muito explorado em outros países, a especialidade vem crescendo em grandes empresas presentes no Brasil. 

A área está cada vez mais aquecida e a busca por esses profissionais capacitados vem aumentando. Só no LinkedIn, atualmente, são mais de 400 vagas de Product Marketing no Brasil (dado levantado em dezembro de 2021). 

Mas e a pergunta que não quer calar: quais são as soft skills e hard skills mais importantes em Product Marketing? E é sobre isso que vamos falar nessa matéria. 

Vale ressaltar que essas habilidades podem variar de acordo com a empresa e setor em que o Marketing de Produto está atuando, assim como de acordo com o momento e ciclo de vida pelo qual a empresa está passando. Não existe uma receita a ser seguida, mas é sempre bom aprimorar essas habilidades de acordo com suas experiências e expectativas de sua função como PMM. 

Vamos lá?

Soft skills e hard skills em Product Marketing: quais são as mais importantes?

Soft skills e hard skills em Product Marketing

Para falar dessas habilidades, vamos deixar claro o que significa cada um dos termos: 

  • Soft skills: as competências comportamentais que tal profissional deve ter;
  • Hard skills: as competências técnicas do profissional.

Vamos lá?

Soft skills

Liderança 

Independente do Product Marketer ter ou não a responsabilidade de gestão de equipe, a habilidade de liderança é extremamente importante para esse papel, uma vez que ele é responsável por uma gestão informal em suas interações com diversas equipes. Além disso, esse profissional exerce certa influência nesses times e também em projetos a serem priorizados pela empresa. 

A liderança também diz respeito a projetos e processos e, no dia a dia de um Product Marketer, esses dois pilares se fazem presentes. Um bom PMM tem consigo a responsabilidade de liderar e influenciar situações e equipes, sendo o porta voz de pontos extremamente estratégicos da empresa: produtos, marketing e clientes/usuários. 

Multitarefa

O Product Marketer vai se deparar com diversas frentes de trabalho simultâneas no seu dia a dia. São diversos projetos e, muitas vezes, lançamentos de produtos e features realizados no mesmo momento. 

Dessa forma, um bom PMM deve ser multitarefa, sendo capaz de orquestrar diversos projetos ao mesmo tempo, além de interagir com muitas equipes no seu dia a dia. 

Trabalho em equipe 

O PMM sempre está em contato e circulando entre diversas áreas da empresa, como Marketing, Vendas, Customer Success e Produto. Dessa forma, saber trabalhar em equipe (em diversas equipes) é uma das principais características desse papel, exigindo empatia e flexibilidade

Empatia 

Como já citado no item acima, empatia é uma característica essencial para um bom PMM. Saber escutar o cliente e as áreas internas da empresa para encontrar soluções que façam sentido para ambos os lados faz parte do papel de Marketing de Produto. 

Além disso, entender as necessidades e dores dos clientes/usuários para construir um produtos que as pessoas amem é o que ajuda a empresa na tomada de decisão.

Comunicação 

Para todas as soft skills citadas acima, uma boa desenvoltura para se comunicar é muito importante, principalmente porque o PMM exerce um papel de porta-voz do produto em diversos times da organização. Por isso, saber se expressar para transmitir informações importantes de forma clara e objetiva é de extrema necessidade. 

Além disso, uma boa desenvoltura na comunicação também se relaciona com o papel de influenciador dentro da organização, muitas vezes ajudando na definição do caminho do produto. 

Hard Skills 

Marketing & Comunicação 

Ter uma boa base em marketing pode ajudar muito no momento de assumir um papel como PMM, uma vez que os conceitos básicos podem ajudar no desenho de estratégias para o produto. 

Além disso, ter noções teóricas sobre marketing e também comunicação vai ajudar nas principais responsabilidades da rotina de trabalho, como por exemplo: posicionamento e mensagem, go-to-market e inteligência de mercado. 

Análise de dados

Exercitar a visão analítica muitas vezes é o que diferencia o bom profissional de Product Marketing. Desenvolver a familiaridade com dados pode ser um ponto de destaque desse profissional. 

Uma vez que a definição estratégica do produto esteja pautada em dados relevantes, o PMM conseguirá convencer os principais stakeholders internos da organização sobre o plano de ação para o produto, além de tomar decisões mais assertivas com base na interpretação dos dados analisados. 

Em seu dia a dia, a pessoa de Marketing de Produto também terá que analisar pesquisas e mercado, aprimorando ainda mais essa skill.

Análise estratégica

Assim como uma boa visão analítica, o PMM também deve ter como base a análise estratégica, que varia de acordo com a visão da empresa

Executar as ações de marketing de forma sincronizada com os objetivos e necessidades da organização é algo de extrema importância. Para isso, o PMM deve analisar estrategicamente suas ações, o produto, o mercado e também a empresa na qual está inserido. 

Entendimento técnico

Essa habilidade varia de acordo com o produto ou setor em que o PMM está inserido. Quando se trabalha com marketing de produtos digitais, por exemplo, o PMM acaba conquistando uma proximidade com desenvolvedores e UX designers. 

Nesse universo, o conhecimento técnico pode ser de bom uso para o entendimento do produto em si e também do roadmap, identificando frentes a serem priorizadas de acordo com a complexidade e o impacto para o usuário. 

Com esse entendimento, o PMM consegue participar com mais propriedade das discussões sobre o produto, guiando a tomada de decisão e se alinhando mais facilmente com Product Managers.

Gerenciamento de projetos

Na maior parte das organizações, o escopo do cargo de PMM é a entrega de grandes projetos de marketing, voltados para posicionar e alavancar o produto. Sendo assim, uma noção de gerenciamento de projetos é muito bem-vinda, uma vez que o Marketing de Produto vai estar “plugado” em diversas frentes de trabalho e projetos, exercendo a gestão dos mesmos. 

PMM, o profissional camaleão 

As competências de um bom Product Marketing Manager não se limitam às soft skills e hard skills que citamos acima. No entanto, elas com certeza podem servir como guia para profissionais se capacitarem e desenvolverem ainda mais suas habilidades como PMM. 

O Product Marketing Manager é um profissional generalista e flexível, com alta capacidade de adaptação, pois transita entre diversas vertentes de Marketing e Produto, como Growth, Vendas, Product Management, Customer Success e Branding. Dessa forma, esse profissional precisa ter uma visão 360º, conseguindo conectar todo o funil de conversão do produto, impactando de forma significativa clientes e usuários. 

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