SEO programático: como desenvolver esta estratégia? - PM3
Nilton Alvares

Nilton Alvares

Especialista de SEO

9 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

SEO Programático é utilizar de forma inteligente a tecnologia. Ou seja, dentro de uma estratégia de marketing, produto digital e na visão do produto SEO, é possível construir páginas massivas, com conteúdo rico, dinâmico e relevante. Utilizando:

  • Construção de APIs.
  • Utilização de banco de dados.
  • Estruturação e organização dos dados para consumo e exibição.

Porém, para que a estratégia dê resultados sólidos é necessário obter análises estratégias de SEO, conforme explicaremos a seguir. 

1º Passo: Encontre um padrão de dados nas buscas orgânicas

Para toda estratégia de Marketing é necessário ter dados que comprovem se o caminho pode ser seguido como um bom teste. Gestão de performance sem achismo, ok?

É necessário colher insights de um padrão de busca. Mas o que seria isso exatamente? 

Hoje, nas buscas realizadas pelo Google, o usuário normalmente busca termos, serviços e produtos por um padrão. Há pequenas mudanças, mas geralmente os padrões se repetem.

Exemplos:

→ Fisioterapia em #.

→ Dentista em #.

“#” é a palavra-chave variável, onde o padrão sempre seria “Fisioterapia em” em uma busca local.

→ Fisioterapia em Vila Mariana, São Paulo.

Este é um padrão de busca, que sempre ocorre em buscas locais, só mudando a região / bairro / cidade. 

2º Passo: Os dados são relevantes?

É importante entender se o padrão de dados é relevante para o seu negócio. 

→ Há padrão de busca relevante em seu segmento?

→ O tráfego é qualificado?

→ Existe concorrência orgânica?

São questionamentos essenciais para montar uma defesa na priorização da estratégia em tecnologia. 

É importante ter uma boa estatística na projeção dos ganhos. E para isso, é interessante que o Padrão gere oportunidades de negócio em marketing, benefícios diretos para a empresa. Seja na geração de visitas qualificadas, como na geração de receita.

3º Passo: Indicadores de Negócio e Alavancas

Os indicadores de negócio e as alavancas de crescimento são fatores importantes para entender quais são os caminhos que devem ser seguidos.

Como exemplo, iremos destacar uma empresa no segmento estético, de cirurgia plástica com sigilo de dados.

A empresa XYZ tem um enorme desafio na aceleração da aquisição nos canais orgânicos: 

→ Medir interesse local para a abertura de novas franquias.

→ Gerar mais leads qualificados.

→ Diminuir o investimento em canais pagos.

→ Se tornar referência.

E quando falamos das alavancas de negócio, queremos dizer: Quais serão as principais estratégias que iremos utilizar para gerar o crescimento orgânico?

Para toda estratégia de SEO, é necessário realizar a descoberta dos indicadores de negócio, para tornar claro quais serão as alavancas que deverão ser utilizadas. Para a empresa XYZ, ficou claro que as alavancas seriam: 

→ SEO Local.

→ Páginas Programáticas.

→ Conteúdo rico, relevante e dinâmico.

→ Atender as necessidades do usuário.

Pare para pensar, a grande estratégia que foi adotada é:

  • Se tiver busca local pelo produto, é importante que os resultados apareçam nas primeiras buscas. Para gerar branding para a marca e o consumidor será impactado pelos benefícios e atratividades da marca. 

Dessa forma, o consumidor é impactado pelos resultados orgânicos e é gerado tráfego qualificado para a marca.

Atendendo a necessidade de busca do usuário. 

4º Passo: Protótipo, Conteúdo dinâmico e experiência

O Protótipo ou designer de produto, é responsável pela experiência que usuário terá, como também, a entrega de conteúdo relevante para os buscadores (Google, Bing..). 

A indexação de conteúdo relevante e dinâmico na página, não só ajuda a experiência do usuário, como também no retraimento que os buscadores terão.

Este é um exemplo de protótipo com a finalidade de ajudar na explicação e entendimento.

Perceba que o conteúdo dinâmico, marcado na imagem acima, está relacionado a estratégia local. Onde o termo “Cidade Bairro”, é uma das variações de conteúdo dinâmico que o protótipo terá.

Ou seja, teremos páginas para todos os Bairros do Brasil, que pertencem as Cidades. 

  1. Paraíso, São Paulo.
  2. Saúde, São Paulo.
  3. Moema, São Paulo.
  4. Sacomã, São Paulo.

E qual é a finalidade? 

  1. Abranger todas as cidades e bairros do Brasil para se posicionar em termos locais.

A construção das APIs são importantes, já que elas consomem as informações de um banco de dados, para que possam exibir as informações de forma organizada e estruturada para a experiência de usuário.

Nesta etapa tem um ponto super importante. 

Abuse dos conteúdos dinâmicos. Ofereça conteúdos ricos 

e organizados.

Sim, é importante utilizar diferentes conteúdos dinâmicos na página.

É recomendado que as páginas possuam mais de 60% do conteúdo em um formato dinâmico. Ou seja, sem repetição.  Alguns exemplos:

→ Tabelas com Preço Médio, Horário e etc por região / local.

→ Carrossel de imagens.

→ Benefícios por região / local.

→ “Melhores”, “Mais vendidos”, “Mais Relevantes” ou Dicas.

Você também pode construir diferentes IDs, que irão consumir do banco de dados, organizar as informações e exibir nas páginas. 

  • ID_TERMO_BAIRRO
  • ID_TERMO_CIDADE
  • ID_TERMO_BAIRROCIDADE
  • ID_IMAGEMCARROSSEL
  • ID_HORARIO
  • ID_PRECO_MEDIO
  • ID_MELHORES_MEDICOS
  • ID_MENOR-PRECO
  • ID_MAIS-AVALIADOS
  • ID_RECOMENDADOS

O céu é o limite aqui, ok? Saia fora da caixinha!

Dentre outros formatos de componentes que podem ser explorados como estratégia de conteúdo dinâmico nas páginas.

Estruture também a URL, meta title e description no formato dinâmico: 

Estrutura de URL: É responsável por estruturar a hierarquia. Exemplo: Departamento (serviço), Categoria (cidade) e Subcategoria (bairro). Uma boa estrutura, torna a url amigável para o usuário e buscadores, além de organizar e tornar claro toda a estrutura.

Meta Title & Description: É responsável por estruturar as anotações no HTML, a fim de entregar um conteúdo adequado para os buscadores, que irão imprimir o conteúdo nos resultados de busca. O Title e a Description comunicam de forma resumida o que aquela página apresenta de conteúdo.

Também é importante estruturar o sitemap.xml, que em outras palavras, é o mapa do site. Ele será consumido pelos buscadores, a fim de entender quais páginas deverão ser rastreadas e indexadas em seus resultados de busca.

Sitemap.xml: É responsável por estruturar o mapa do site, com todas as urls relevantes para o rastreamento e indexação. Ele pode ser organizado por índices, ou seja, pode ser organizado por temas. No exemplo ilustrado acima, poderíamos organizar as páginas por estado.

5º Passo: Testes, Resultados e Variações

Como bons profissionais que somos, é importante testar e validar se houve resultados relevantes. SEO não é uma receita de bolo, que pode ser replicado para diferentes segmentos e projetos. Nem sempre a mesma estratégia dará resultados iguais.  

As oportunidades são diferentes em cada segmento / projeto. Mas, o formato pode ser discutido, refinado e testado, com a finalidade de criar novos fluxos e experiência de usuário.

A estratégia de variação, pode aproveitar todo o Designer de Produto e formato, para obter mais oportunidades na variação de palavras-chave (de acordo com o padrão de busca). No exemplo acima, a empresa XYZ tinha diversos serviços, entre um deles a “Cirurgia Plástica”, um tema mais amplo, e um serviço específico “Cirurgia Plástica de Nariz”. 

Ou seja, você pode aproveitar toda a estrutura para aproveitar e desenvolver novos hubs de conteúdo. Muitas empresas que possuem a gestão de SEO Programático utilizam esta estratégia, como é o caso da Tripadvisor e a Buser. 

Lembre-se de realizar sempre o Checklist de Produto SEO.

Ah, e a empresa XYZ, como ficaram os resultados?

→ Aumento de 100% nos cliques diários.

→ Mais de 30% na geração de leads.

→ Insights para abertura de novas franquias.

→ Diminuição expressiva de investimento em mídia paga.

Espero que você tenha curtido o conteúdo, gerado diversas ideias para você aplicar em tecnologia e marketing. 
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