3 tendências de visão de liderança para Product Marketers
Equipe de conteúdo - PM3

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O Growth Marketing no contexto pós-pandemia exige que as equipes de Product Marketing do mercado de produtos digitais desenvolvam cada vez mais a visão estratégica, buscando atuar de forma como parceiras diretas do negócio. 

Segundo dados da Gartner, 69% dos líderes de nível sênior em Marketing afirmam que se sentem capacitados para influenciar objetivos estratégicos e corporativos das empresas de tecnologia em que atuam, indo além do seu setor. 

Equilibrar metas de curto e longo prazo e responder às tendências do momento é fundamental para entregar resultado e demonstrar o valor do Marketing em 2022 e nos anos seguintes. 

No webinar promovido pela Gartner no mês de janeiro, duas profissionais especialistas comentaram sobre as 3 principais tendências de visão de liderança as quais Product Marketers precisam ficar atentos neste ano. São elas:

  • Marketing mais estratégico;
  • Clientes presentes em mais canais;
  • Retenção é a nova aquisição.

Neste artigo vamos compartilhar com você os principais pontos da conversa, destacando os aspectos e desafios relacionados a cada uma dessas tendências. Acompanhe até o final!

Marketing mais estratégico

Um dos grandes desafios para Product Marketers é desenvolver e implementar uma visão estratégica de longo prazo. Isso definitivamente é um ponto que deve receber atenção, visto que o Marketing mais estratégico é uma das tendências emergentes desse novo contexto.

O fluxo mais provável apontado por especialistas é que a liderança de Marketing passe a ter uma participação cada vez mais intensa em reuniões com outros setores importantes, como Vendas, Financeiro e claro, com o(a) próprio(a) CEO. Ou seja, a colaboração que antes até poderia ser mais pontual, agora precisa ser mais ativa e recorrente.

maiores dificuldades de profissionais de marketing

Como podemos ver de acordo com os dados da pesquisa da Gartner, o Marketing ainda é muito focado em estratégias de curto prazo (33% dos respondentes), mas também enfrenta outras dificuldades estratégicas, como comprovar o ROI com dados e obter o buy-in de Vendas.

Porém, é possível equilibrar melhor as estratégias de curto e longo prazo adotando técnicas mais dinâmicas, capazes de elevar o impacto estratégico do setor nos objetivos de negócio, como:

  • Investir em planejamento ágil;
  • Promover um alinhamento mais assertivo com Vendas;
  • Investir em canais de inovação.

Muitos empresários já estão buscando trazer a estratégia para baixo, mas talvez o que ainda falte é uma pessoa responsável por conectar bem esses pontos importantes (visão de negócio, audiência e produto). 

Clientes presentes em mais canais

A jornada de compra dos clientes está envolvendo um número cada vez maior de canais. Essa não chega a ser uma grande novidade, especialmente se considerarmos a expansão das redes sociais. 

É preciso entender em profundidade quais são os canais favoritos da sua audiência, revistando essa compreensão ano após ano. A tomada de decisão aqui passa a ter um peso ainda maior, visto que é fundamental investir nos canais certos para alocar recursos adequadamente, satisfazendo esse público.

Sendo assim, Marketing precisa adaptar sua presença ao comportamento do seu consumidor. Ao invés de simplesmente incluir mais canais em sua estratégia, Product Marketers devem adaptar seus canais para que suas marcas e produtos estejam presentes naqueles com os quais o seu público-alvo quer se envolver, entendendo como eles preferem aprender e por onde vão se informar para tomar decisões ao longo do processo de compra.

dados sobre canais e audiência

Retenção é a nova aquisição

A taxa de retenção está passando a ocupar um novo patamar de importância na estratégia de empresas do mercado de produtos digitais. Consequentemente, Product Marketers devem olhar para ela com mais atenção, já que manter os usuários ativos custa menos do que conquistar usuários novos — mas está longe de ser uma tarefa simples.

Construir e formalizar uma dinâmica de relacionamento mais próxima com o time de Customer Success é uma ótima maneira de identificar e compreender os gaps que podem estar prejudicando a utilização do produto. Isso é o que vai fornecer ao Marketing as bases para comunicar a solução oferecida com ainda mais clareza e assertividade

Em outras palavras, o time de Marketing deixa se ser atuante apenas na primeira etapa do ciclo de vida do cliente (aquisição), se tornando um parceiro ágil e estratégico, presente da aquisição à retenção. 

foco na gestão de Customer Success

Essas são as 3 tendências de visão de liderança para Product Marketers segundo a Gartner. Para assistir ao webinar completo, clique aqui.

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