Nomenclaturas dos cargos de produto - PM3
Marcell Almeida

Marcell Almeida

CEO – PM3

6 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Discutir a nomenclatura dos cargos é importante, mas é necessário ter cuidado e senso crítico quando fazemos. 

Recentemente, falou-se muito sobre o “fim do cargo do Product Manager no Airbnb” e mais recentemente tivemos uma mudança envolvendo Product Marketing Managers no Nubank.

O problema é que estou vendo a comunidade de produto muito afoita nestes temas. Pessoas ficando ansiosas ao ver mudanças de cargo, se questionando como deveriam se posicionar, bem como pessoas entrando em discussões sem muito embasamento e por vezes inflamando ainda mais esse tema. Por causa disso resolvi trazer um ponto de vista um pouco mais pé no chão.

Os cargos da área de produto

A verdade é que as nomenclaturas de cargo irão mudar com frequência, e cada empresa vai acabar criando sua própria terminologia. Mas isso não elimina a necessidade de termos um padrão da indústria. Sempre precisaremos de alguém para estar no meio entre tecnologia e negócios – seja um Gerente de Produto, um Business Manager ou outro nome que venhamos criar.

Na área de produtos já surgiram variações: temos o Product Manager padrão, o Growth Product Manager com foco maior em crescimento; Data Product Manager focado em produtos  de dados; Technical Product Manager para produtos técnicos como APIs que servem engenheiros de software. Independentemente do título específico dado ao cargo, todos são Product Managers.

Diferentes perfis de product managers

Essa tendência em dar nomes específicos à função dos profissionais acontece em todas áreas (UX, Marketing, etc). A ansiedade das pessoas é tanta que já até recebi perguntas se havia alguma tendência nesse ponto de nomenclatura. 

Eu acredito que a única tendência é que os nomes estarão sempre se adaptando e precisamos saber não entrar em pânico quando isso ocorre. Dito isso, acredito que estamos bem longe de mudanças drásticas nas nomenclaturas e atribuições das pessoas de produto.

O caso do Airbnb

Não podemos inflamar essas questões tomando como base uma única empresa ou notícia pontual sem contexto, como ocorreu com Airbnb unindo PM com PMM. Isso funcionou bem para eles, mas quem garante que vai ser assim para todas as empresas? 

O Basecamp é uma empresa 100% remota e recentemente eles saíram dos servidores Cloud e voltaram para On Premise, então agora você acha que todo mundo vai parar de usar Cloud porque eles são uma empresa referência? E todo mundo vai virar remoto? Vou nem comentar. Tudo isso é algo bem contextual e específico. O mesmo ocorre com cargos.

No caso do Airbnb a mudança foi durante a pandemia em um momento de crise onde eles criaram um roadmap único e o CEO centralizou todas as decisões. Com essa situação fez sentido unificar PMs e PMMs. 

E pare para pensar: isso não é nada novo. Inclusive eu vejo isso há muitos anos, no qual as empresas não têm um Product Marketing Manager, então o PM acaba assumindo essa função do PMM.

O caso do Nubank

Recentemente houve também o caso da mudança de nomenclatura dos Product Marketers para Brand Manager no Nubank. Isso já gerou mais outro burburinho. E sabe o que é pior? A mudança foi simples. Eles basicamente unificaram Brand Managers e PMMs num papel de Marketing Managers (ou seja, PMMs).

Vale dizer que durante meu período lá, era difícil entender a diferença entre os cargos Brand Manager e PMM, e tinham várias discussões – assim como ainda hoje entramos na bobagem de discutir PO versus PM. A unificação parece fazer bastante sentido para o contexto deles, mas provavelmente vão existir algumas pessoas focadas mais em Branding e outras mais em Product Marketing a depender do contexto – igual aconteceria com um PM que pode estar mais alocado num produto de dados, por exemplo.

Eu, particularmente, quando estava lá, trabalhei com uma Brand Manager, mas ela fazia mais Product Marketing do que Branding. Isso só reforça que o mais importante é o resultado que você está causando no negócio, o impacto que você está gerando. 

A importância do cargo

Eu sei que muitas vezes a gente pensa no cargo, porque a gente pensa na nossa carreira, como a gente se posiciona, o que colocaremos no Linkedin, como os recrutadores irão nos encontrar e tudo mais – e faz bastante sentido isso tudo. Mas tá aqui a solução: Se você é uma pessoa que tem mais aptidão a produtos técnicos, coloca Technical PM. Se você é uma pessoa que tem mais experiência em Data, coloca Data Product Manager e assim por diante. No final das contas, saiba que você vai ser um Product Manager – e não, você não vai ter que saber de tudo. 

Eu já fui Tech PM, Growth PM, Data PM e PM ‘normal’. Fiz questão de sempre deixar Product Manager pois eu não queria me limitar a um contexto. Eu detalhei meus produtos na descrição apenas. Mas foi minha escolha. Se você prefere nichar, não há problemas também. 

Em cada empresa, e às vezes até na mesma empresa, você precisará ter habilidades diferentes a depender do contexto do seu time e produto. Em lugares onde o PM acaba acumulando funções, como por exemplo atribuições de Prod. Marketing, você provavelmente vai precisar escolher quais pratos devem cair porque é humanamente impossível gerir um produto e executar um bom GTM, posicionamento, pricing, etc. Então, por isso, sim, é importante ter os especialistas, e se a empresa puder ter orçamento para isso, melhor ainda. 

Imagine que você listou todas as tarefas necessárias e as agrupou em uma descrição de trabalho. Em uma empresa específica, certa tarefa pode ser do Product Marketing Manager; em outra, do Product Manager; ou ainda do Analista de negócios. Porém, no fim das contas, a responsabilidade sobre essa tarefa persiste, bem como a necessidade de ter alguém no meio entre negócio e tecnologia. Se focarmos mais nas tarefas que nos cargos, tudo fica mais claro. Entenderemos que as necessidades são quase idênticas entre as empresas, indiferente a quem as executa. 

Por fim, não importa se o seu produto é de dados, marketplace ou API. Você sempre estará gerindo um produto independente das especificidades inerentes ao contexto.