Orkut: a rede social como produto na visão de seu fundador
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

6 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Na manhã desta terça-feira (13 de dezembro) a PM3 acompanhou a palestra de Orkut Buyukkokten – fundador do orkut.com) no palco do Product Camp 2022. Criador de uma das redes sociais mais amadas pelos brasileiros e que chegou a ter milhares de usuários pelo mundo, Orkut falou sobre sua trajetória profissional e sobre as influências que fizeram parte da criação de um produto lembrado com tanto carinho por aqui. Ele também compartilhou alguns aspectos técnicos da criação da plataforma e os desafios enfrentados nesse processo.

Confira aqui alguns insights sobre a palestra!

Influências pessoais

Orkut começou contando que diversos fatores e decisões foram determinantes para que ele chegasse onde está hoje. Desde sua infância, o contato com as pessoas foi algo muito importante na sua vida, especialmente por ser um menino turco com vivência alemã.

Em paralelo a isso, o interesse pela tecnologia surgiu nessa mesma época, quando o fascínio por um ZX Spectrum – microcomputador europeu da década de 80 – o levou a iniciar sua jornada no universo da programação. Quando adolescente, ele destaca que o bullying sofrido na escola fez com que ele focasse ainda mais nesse novo hobby, o que levou a um próximo passo muito importante: uma bolsa para estudar Ciência da Informação na Universidade Bilkent em Ancara. Lá ele se envolveu e se aprofundou ainda mais, participando do primeiro Clube de Informática da faculdade e dando palestras e aulas sobre computadores e programação, assim como oferecendo aulas sobre esses temas para crianças carentes.

Club Nexus na Universidade de Stanford

Após a faculdade, Orkut foi para Stanford, onde fez um mestrado e doutorado em Ciência da Computação. Sua pesquisa foi focada em pesquisa web e na otimização de power browser para personal digital assistants (ou assistentes pessoais digitais), que nada mais eram do que os antigos palmtops.

Seguindo seu propósito de unir seu interesse por tecnologia e pelas relações entre pessoas, em 2001 ele lança o Club Nexus, uma rede social para universitários que já continha algumas das muitas funcionalidades das redes sociais atuais, detalhando os interesses e hobbies de seus usuários, assim como uma lista de amigos. O projeto surgiu da observação da rede de networking que ele próprio tinha com outros alunos naquele ambiente.

Esse foi um primeiro experimento muito importante. Focando na riqueza de detalhes, a análise dos dados sobre os usuários considerou a personalidade de cada um por meio da autoavaliação. Em seguida, o objetivo foi encontrar uma correlação entre as preferências dos alunos e alunas, obtendo mais insights que o ajudassem a responder à perguntas como:

“Por que as pessoas tentam se aproximar de outras?”

“A análise de dados precisa ser significativa, exata e ter uma boa amostra”

– Orkut Buyukkokten

Criação da rede social Orkut e desafios

Ao terminar sua pesquisa em Stanford, ele comenta que teve a escolha de ir para o Google ou para a Microsoft. Ao optar por ingressar no Google, ele destaca que a possibilidade de impactar muitas pessoas foi algo marcante. Ele não queria apenas fazer a diferença para estudantes, mas sim para pessoas de qualquer lugar.

“Ao trabalhar com produtos grandes, cada pequena mudança gera impacto para muitas pessoas.”

– Orkut Buyukkokten

Ao se dedicar totalmente à rede social que acabou por levar seu nome, ele destaca alguns desafios que enfrentou ao buscar uma experiência melhor para os usuários do orkut.com.

Comunidades relacionadas

A primeira delas está diretamente ligada às comunidades, uma forte característica da plataforma e que fez muito sucesso aqui no Brasil. A sugestão de comunidades relacionadas era uma feature que buscava ajudar os usuários a se conectarem cada vez mais com pessoas com interesses similares, ainda que não fossem exatamente os mesmos. Dentro de tantas opções, era importante desenvolver um algoritmo que auxiliasse os membros da rede social nessa busca.

Para isso, ele criou um sistema que analisava diversos fatores para gerar um score que permitisse associar comunidades, assim como um sistema de interpretação da ação de usuários, que gerava uma taxa geral de cliques.

correlação entre usuários no Orkut
Imagem adaptada da palestra do Orkut no Product Camp 2022

Escalabilidade

Problemas com o servidor fizeram necessário reescrever toda a estrutura da plataforma, processo que levou 1 ano inteiro. A cada separação dos servidores (em e-mail, SQL, imagem back-end e web) o Orkut crescia cada vez mais e gerava até o dobro de acessos.

Principais aprendizados

Para fechar seu storytelling, Orkut concluiu sua fala destacando alguns aprendizados que hoje consegue perceber em toda sua jornada em Produto:

  • A tecnologia pode nos unir e tem o poder de mudar nossas vidas para melhor (conhecendo pessoas e construindo novas relações);
  • Tudo que aconteceu em sua vida foi determinante para que ele chegasse até aqui e desenvolvesse os produtos que desenvolveu;
  • Para seguir sua paixão é necessário tomar decisões o tempo todo.

Além disso, ao responder às perguntas da plateia, ele apontou reflexões igualmente importantes:

  • As redes sociais de hoje são muito focadas no engajamento e no efeito viral ao invés da conexão e troca. Por isso o resultado tende a ser o contrário do que ele buscava, fazendo com que as pessoas se sintam cada vez mais sozinhas e infelizes;
  • Hoje lidamos com fake news e muito conteúdo sensível na internet, que causam sérios impactos negativos à sociedade. Por isso, é papel das empresas entender sua responsabilidade nisso, tomando as ações necessárias para mitigar esses danos.

Confira também o resumo de outras palestras aqui no blog: