PCamp Pocket: como foi organizar o maior meetup de Produto em Curitiba
Anselmo Filho

Anselmo Filho

Senior Product Manager

7 minutos de leitura

A primeira edição do PCamp Pocket Curitiba aconteceu no dia 24 de agosto e reuniu cerca de 170 pessoas para muito networking e troca de experiências, sendo o maior encontro de Produto da cidade. Quem passou por lá curtiu bastante e conheceu um pouquinho da proposta do Product Camp, o maior evento de Produto da América Latina, que em 2022 vai acontecer nos dias 13 e 14 de dezembro, em São Paulo.

Como participei diretamente da organização e divulgação dessa experiência incrível, venho aqui compartilhar um pouco da minha visão sobre ela.

Primeiramente, uma coisa que sempre me perguntei era: qual é o rosto da comunidade de Produto de Curitiba? A capital, por si só, já não tem a melhor das famas quando falamos em socialização. É uma galera um pouco afastada, quieta, discreta, até mesmo taxada de fria, assim como o clima da cidade. Uns “piá de prédio”, como gostamos de comentar por aqui.

No entanto, seu cenário de Tecnologia é muito sedimentado, afinal contamos com grandes unicórnios nascidos e criados na capital paranaense — EBANX, Contabilizei e MadeiraMadeira são um dos grandes precursores da cena curitibana.

Antes da pandemia (com destaque para o EBANX) eram organizados meetups que esquentavam os corações daqueles que sempre clamavam pelos encontros dos profissionais de produto e tecnologia. Algo que mudou completamente com a COVID-19, visto que essas características do estereótipo curitibano se afloraram ainda mais.

Contudo, com a oportunidade de utilizar o nome do Product Camp na sua versão pocket para organizar um dos maiores encontros de Produto na cidade, nosso desafio se tornou colocar um rosto na comunidade de Curitiba, reacender essa chama e voltarmos a movimentar e sedimentar a Capital paranaense como um dos pólos de Produto e Tecnologia do Brasil.

Para isso precisávamos de 2 coisas: a primeira empresa host e achar o nosso público. Mal sabia que essas 2 seriam o trabalho mais fácil a se fazer.

Efeito de rede

Normalmente quando falamos em plataformas que são sociais ou virais, falamos muito sobre o Network Effect, que é quando o efeito da utilização desse bem ou serviço tem mais valor quando mais pessoas utilizam dele.

Graças a esse efeito conseguimos iniciar a organização do PCamp Pocket em Curitiba. Por meio de um post do LinkedIn, clamando para marcarem os “produteiros e produteiras de Curitiba”, conseguimos nos conectar com o Diretor de Produto e o CPO da Olist, José Roberto Bortolotto (ZeRo) e o Amilton Longo Paglia, respectivamente. Chamamos o Diogo Becker, GPM no Nubank, e o Filipe Tardeli, CPO na Sled, para nos ajudar e também definir o restante da programação do dia.

Na primeira reunião de staff, como um bom Diretor de Produto, o ZeRo jogou a meta de atendimento do evento para 100 pessoas, pois queria impactar muito a comunidade. No primeiro dia batemos essa meta com apenas um post no Linkedin.

Na segunda reunião, o ZeRo, em mais uma cartada de um grande líder, falou para dobrarmos a meta. Mais 3 dias e batemos novamente.

Ou seja, o povo estava sedento por um encontro de Produto!

Não duvido se a gente colocasse como meta 300 pessoas, iríamos batê-la. Só seguramos para manter o conforto, mesmo que a grande estrutura da Olist conseguisse comportar ainda mais gente.

Com o medo de não achar as pessoas de Produto de Curitiba, iniciamos a divulgação um mês antes. O que só aumentou a ansiedade das pessoas para que a data chegasse logo.

O grande dia

Sendo bem honesto, eu não sabia o que esperar, estava com aquela pulga atrás da orelha na expectativa que só iriam vir dez pessoas, sendo que o coffee foi preparado para 200.

Mas, aos poucos foram chegando todos. Tínhamos como tema macro a formação de equipes e pessoas de Produto de alta performance.

O time da Olist, representado pelo ZeRo e o Amilton, mostrou toda a evolução da sua equipe de Produto, desde as suas primeiras formações até a recente estrutura, com mais de 45 squads (realmente um batalhão).

Nessa apresentação, eles permearam temas de gestão, avaliação, definição e evolução do time de Produto da Olist, mostrando como eles foram adaptando o modelo ao longo do tempo com as mudanças estratégicas internas e externas.

Em um segundo momento, o Filipe e o Diogo puxaram uma talk onde falaram sobre a formação do profissional de Produto e como essa pessoa deve se relacionar com as equipes internas e externas, pensando sempre na evolução da sua carreira de Produto de acordo com sua formação e seus desafios.

Registro do PCamp Pocket Curitiba, o maior evento de Produto já realizado na cidade.

No total, foram cerca de 170 participantes – o maior encontro de pessoas de Produto em terras curitibanas até agora. Graças ao apoio e estrutura da Olist, não houve nenhum perrengue para chegada, acomodação e pós-encontro. Realmente um profissionalismo ímpar.

Próximos passos

O fato é que esse foi apenas o primeiro passo. Inclusive, que passo, jogamos a barra lá em cima. A maioria esmagadora dos participantes avaliou a experiência positivamente (destancando aqui os 76% que classificaram como “ótima“).

Não só isso, recolocamos Curitiba no mapa que nunca deveria ter sido deixado de lado. Hoje lutamos para aquecer ainda mais essa nossa comunidade e cada vez mais nos sedimentar no cenário nacional.

Porém, precisamos ainda mais, precisamos trabalhar na recorrência dos eventos — esse é um trabalho que não pode parar. Para isso, já temos o nosso próximo encontro marcado em Curitiba (30 de setembro de 2022!) com o compromisso de ter um meetup por mês até o Product Camp em São Paulo, em dezembro deste mesmo ano.

Por mais que eu tenha atuado diretamente na divulgação do evento por aqui, eu não conseguiria sem a ajuda das pessoas que compraram essa ideia desde o início. Uma menção especial ao Fabiano Fanhani, um baita cohost de evento, e o apoio institucional da nossa primeira empresa host, a Olist. Muito obrigado por toda força e dedicação para que tudo desse certo no final.

Agora, só nos resta seguir com o bom trabalho e contar cada vez mais com o apoio dessa comunidade linda que estamos reestruturando em conjunto.

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A imagem mostra uma divulgação do Product Camp 2022.