7 soft skills para product designers essenciais - Cursos PM3
Isabele Reusing

Isabele Reusing

9 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Estamos presenciando uma verdadeira mudança de paradigmas no contexto corporativo: atualmente, a busca por profissionais capacitados não se resume mais apenas às habilidades técnicas. Em um mercado extremamente competitivo e dinâmico, as competências comportamentais e interpessoais dos colaboradores são cada vez mais valorizadas pelas empresas.  

Para os product designers, essas habilidades são tão importantes quanto dominar as ferramentas e técnicas do design. Afinal, as soft skills impactam diretamente a maneira como o público receberá o produto digital criado, garantindo ou não o seu sucesso. Então, se você é um designer que está em busca de destaque na área de produto, não subestime o poder das soft skills!

Neste artigo, você vai saber quais são as soft skills para product designers mais importantes, além de conferir dicas para desenvolvê-las e aprimorá-las. Ao longo do conteúdo, você também vai entender como essas habilidades podem contribuir tanto para o sucesso dos seus projetos de design como para a evolução da sua carreira como designer de produto. Vamos lá?

Por que as soft skills para product designers são importantes?

A meta de qualquer negócio que envolve a criação de produtos digitais é oferecer um diferencial e destacar-se da concorrência. Para isso, é preciso muito mais do que ter habilidades técnicas para fazer entregas de qualidade.

Quando falamos em soft skills para product designers, precisamos ter em mente que elas são essenciais para que o profissional:

  • saiba se comunicar de forma assertiva;
  • trabalhe bem em equipe;
  • consiga gerenciar conflitos;
  • construa relacionamentos sólidos com clientes e stakeholders.

Não é à toa que, para os profissionais gestores de RH de empresas, as soft skills compõem 70% da demanda por qualificação, e são quatro entre as cinco características mais valorizadas para o profissional do futuro.  

Isso porque, na verdade, essas competências complementam as hard skills. E uma boa combinação delas é o que garantirá que o profissional seja capaz de criar soluções de design verdadeiramente centradas no usuário, com interfaces intuitivas e envolventes. Tudo isso para proporcionar a melhor experiência do usuário possível, fazendo com que ele fique encantado e se torne um cliente fiel à marca.

7 dicas de soft skills para product designers que querem se destacar no mercado

Além de entregar projetos com maior qualidade, priorizando o desenvolvimento das soft skills em sua jornada profissional, os product designers também adquirem a capacidade de se adaptar a novos contextos com mais agilidade e eficiência. 

Além disso, ao apostar no desenvolvimento das suas soft skills, os profissionais ganham a habilidade de enfrentar os desafios do design com maior confiança e mais criatividade. 

Então, se você está em busca de novas oportunidades em sua carreira, acompanhe as dicas a seguir e veja como desenvolver suas habilidades interpessoais.

1. Comunicação eficaz

A capacidade de comunicar ideias de forma objetiva, tanto verbalmente quanto por escrito, é essencial para qualquer product designer. Isso não apenas ajuda a transmitir a visão do projeto, mas também facilita a colaboração com colegas de equipe e a comunicação assertiva com clientes e stakeholders.

Uma comunicação em produto eficaz também significa ter a habilidade de ouvir ativamente, compreender as necessidades e as preocupações dos outros e responder de maneira apropriada, criando um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.

2. Trabalho em equipe e colaboração

Trabalhar em equipe envolve a cooperação entre profissionais com diferentes habilidades, experiências e perspectivas. Quando se trata especificamente da área de produto, a maioria dos projetos em que um designer atua só pode ser executado com o envolvimento e a colaboração de diversas equipes, de diferentes áreas da empresa e até mesmo de outras organizações. 

Por isso, junto das habilidades de comunicação, a capacidade de trabalhar bem em equipe é mais uma das soft skills necessárias. Para desenvolvê-la, você pode buscar capacitações voltadas para o tema e colaborar com outros profissionais em projetos interdisciplinares. Isso vai permitir que você desenvolva ainda mais sua habilidade de colaboração ao aprender com as experiências e perspectivas de outras pessoas.

3. Empatia e perspectiva do usuário

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, buscando entender seu ponto de vista, além de compartilhar seus sentimentos e experiências. No contexto do design de produto, isso significa se colocar no lugar do usuário final para entender suas necessidades, desejos e frustrações. 

Desenvolver a empatia é fundamental para criar soluções que realmente atendam às suas necessidades. Ao ter uma compreensão profunda sobre os comportamentos do seu público-alvo e quais são as expectativas deles em relação ao produto, os criadores tornam-se capazes de criar experiências mais intuitivas e atrativas. Isso é benéfico não só porque aumenta a satisfação dos usuários, mas também porque contribui com o aumento da retenção de clientes, consequentemente garantindo melhores resultados para os negócios.

4. Gestão do tempo e organização

A habilidade de gerenciar o tempo e a organização é muito valorizada quando se trata de soft skills para product designers. Em meio a projetos de alta complexidade, mudanças constantes e prazos apertados, ter a habilidade de priorizar tarefas, estabelecer prazos realistas e gerenciar o tempo de forma eficiente pode fazer toda a diferença nas suas entregas. 

Além disso, a organização é fundamental para manter o foco e evitar a sobrecarga que pode prejudicar (e muito!) a qualidade do seu trabalho. Com a organização adequada, você garante que todas as etapas do processo de design sejam concluídas de forma assertiva e sem contratempos.

5. Resolução criativa de problemas

A resolução criativa de problemas é uma habilidade essencial para que um product designer consiga superar obstáculos, principalmente nos projetos de maior complexidade. Pensar de forma criativa e encontrar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no dia a dia de trabalho são atitudes que possibilitam ao designer desenvolver projetos que vão surpreender e encantar os usuários, diferenciando-se da concorrência e agregando valor ao produto final.

Vale ressaltar que a resolução criativa de problemas não se limita apenas ao aspecto técnico do design. Ela envolve também aspectos como usabilidade, acessibilidade e originalidade. O objetivo sempre é criar soluções que sejam impactantes e diferentes de tudo que já existe no mercado.

6. Gestão de feedbacks 

Além de fornecer, é importante que todo profissional que trabalha com o desenvolvimento de produtos saiba receber feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Isso permite não só que você os use de forma construtiva para seguir aprimorando constantemente seu trabalho, mas também contribui para desenvolver sua capacidade de explicar as decisões tomadas no processo de criação dos produtos.

Além de investir em capacitações e constantemente buscar manter-se atualizado sobre o tema, solicite feedback regularmente de colegas de equipe, supervisores e clientes. Com essas informações, você será capaz de identificar seus pontos de melhoria e elaborar um plano de ação para expandir seus conhecimentos.

7. Liderança

Mesmo que o profissional não ocupe um cargo de gestão, o desenvolvimento das suas habilidades de liderança é outra parte importante quando falamos de soft skills para product designers. Um profissional com essas habilidades é proativo, motiva e inspira os colegas, além de ter a capacidade de delegar tarefas de forma eficaz e tomar decisões difíceis quando necessário.

Portanto, desenvolver habilidades de liderança não apenas eleva o desempenho individual, mas também torna o ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, além de contribuir para o progresso e a excelência dos projetos de design como um todo.

Soft skills para product designers: como começar a desenvolvê-las e aprimorá-las?

Desenvolver as habilidades interpessoais, emocionais e de comunicação pode fazer a diferença entre um product designer comum e um product designer excepcional. Portanto, se você está buscando chegar ao próximo patamar da sua jornada profissional, saber identificar seus pontos de melhoria e apostar em capacitações para desenvolvê-los é o primeiro passo. 

Eleve o nível de suas soft skills com a PM3

Você sente que falta aquele algo a mais para dar o próximo passo na sua carreira?  O Curso de Product Designer da PM3 é uma excelente opção! Feito para designers de produto que querem aprimorar suas habilidades, sejam elas técnicas ou interpessoais, a formação oferece a combinação perfeita entre prática e teoria.
Com uma ementa abrangente, além de instrutores experientes e reconhecidos no mercado, você aprende de verdade e ainda pode montar seu portfólio profissional. Conheça o Curso de Product Designer da PM3 e conquiste a confiança que você precisa para se destacar no mercado de produto!