No dia a dia de desenvolvimento de um produto, é normal lidar com diversas demandas, principalmente quando se trata de um produto digital em estágio de produção, onde há efetivamente pessoas o utilizando e sendo impactadas por ele.
Dependendo do estágio no qual o produto se encontra, o tamanho do impacto gerado por ele e a quantidade de pessoas que o utilizam, essas demandas surgirão de forma mais frequente. Isso acontece inclusive com aquelas que não foram inicialmente mapeadas, afinal, expectativas, desejos e necessidades dos usuários e dos stakeholders sempre vão existir e influenciar o processo.
Neste artigo, você vai entender melhor sobre priorização e sua importância e impacto no dia a dia de Produto, assim como quais frameworks serão os seus aliados nesse desafio. Boa leitura!
Por que saber priorizar é importante para Product Managers?
A necessidade de priorizar vem de um fato muito simples: nós não temos recursos suficientes para trabalhar em tudo o que queremos e podemos criar. Portanto, precisamos utilizar processos para entender não só os conjuntos, mas também a sequência de oportunidades que devem ser exploradas e disponibilizadas no produto para agregar mais valor aos usuários a cada momento, dadas as restrições.
Quando uma nova demanda é identificada a partir de uma necessidade, desejo ou expectativa, há algumas perguntas iniciais a serem respondidas que poderão te dar um direcionamento mais assertivo sobre como lidar com ela:
- Será que consigo atender a esse pedido (seja de um usuário ou de um stakeholder) com o tempo e os recursos que o time tem disponíveis?
- Essa é a coisa mais importante que eu deveria fazer com o meu tempo, o tempo do time e os meus recursos nesse momento?
- Como podemos saber se isso é valioso? Quão valioso isso realmente é? Valioso para quem?
- Qual impacto de atender essa demanda para o negócio e produto? Esse impacto é maior do impacto das oportunidades e demandas priorizadas agora?
Quais ferramentas usar para priorizar demandas de Produto?
Nem sempre é fácil responder às perguntas iniciais, seja por falta de clareza ou insumos. Por isso, existem diversas ferramentas que ajudam a trazer a visibilidade e clareza necessária para que a pessoa Product Manager busque essas respostas, e entenda o real impacto vs. esforço ao implementar novas funcionalidades.
As mais conhecidas e utilizadas são:
- Matriz RICE
- Matriz PICK
- Modelo Kano
- Mapeamento de Histórias
- Método MoSCoW
Recomendações finais
Não se esqueça: só quando nos permitimos parar de tentar atender todas as demandas de uma só vez e identificamos o que é valoroso e crucial para o produto naquele momento, é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa.
Por isso, vale deixar aqui algumas recomendações que você precisa manter consigo durante o seu trabalho em Produto quando se trata de priorização:
- Não deixe de ter uma definição prática dos objetivos;
- Tenha clareza dos recursos disponíveis;
- Use ferramentas para auxiliar você e seu time nesse processo;
- Faça a gestão das expectativas dos seus stakeholders para obter sucesso.
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