Produtos digitais: o que são, tipos e como como criar um
Equipe de conteúdo - PM3

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Se você vive na Era digital, já deve ter ouvido falar em produtos digitais. Essa nova maneira de comercializar e distribuir produtos e serviços através de meios eletrônicos, tem se tornado uma escolha popular entre empreendedores e empresas.

Os produtos digitais também são conhecidos como infoprodutos, e suas principais características é que são intangíveis e podem ser produzidos, comercializados, distribuídos e utilizados por meios digitais e eletrônicos. 

Os infoprodutos são resultado da crescente economia digital e oferecem aos empreendedores e empresas oportunidades de criar e monetizar online.

Neste artigo, entenda o que são produtos digitais, como contribuem para o mercado, por que criar um infoproduto, os principais tipos e muitas outras informações sobre o tema. Acompanhe!

O que são produtos digitais?

Os produtos digitais, ou infoprodutos, como também são chamados, são bens intangíveis, ou seja, não físicos, desenvolvidos e comercializados de forma online. 

Por não serem bens físicos, infoprodutos só podem ser acessados por meios eletrônicos e digitais e isso inclui várias formas de acesso, como fazer um download de material, acessar uma plataforma digital, realizar um encontro virtual, usar um aplicativo móvel, entre outras.

Assim, além de serem soluções totalmente criadas e consumidas digitalmente, os infoprodutos oferecem diversos tipos de experiência aos usuários.

O desenvolvimento desse mercado está muito relacionado com a nova economia e as mudanças nos formatos de trabalho e nos modelos de negócio desencadeadas principalmente após a pandemia de COVID-19. Usar a internet para consumir produtos e serviços tornou-se comum nos dias de hoje. 

Por isso, cada vez mais empresas e indivíduos empreendedores têm buscado formas de criar soluções que sejam compatíveis com essa realidade.

A criação de produtos digitais considera fatores como os novos padrões de consumo, comportamentos dessa geração, de que forma os clientes gostam de interagir e a experiência do usuário no geral. 

Além disso, agregam conhecimentos e ferramentas tecnológicas para criar soluções que realmente resolvam as necessidades dos consumidores.

Como os produtos digitais transformaram o mercado?

A ascensão da economia digital e as necessidades de adaptar-se às transformações que surgiam sem freios na época da pandemia, permitiu que muitos empreendedores, criadores e empresas encontrassem alternativas para continuar monetizando. 

A partir disso, o mercado de produtos digitais foi se aquecendo e ganhando força, fazendo com que negócios e criadores pudessem comercializar seus produtos de maneira global, escalável e sem a necessidade de custos físicos de produção ou distribuição

Dados da Statista mostram que até 2027 o número de usuários de comércio digital aumentará para 5.5 bilhões no mundo. 

Outro relatório da Statista revelou que entre os eServices, ou serviços digitais, o segmento de educação online é o maior do mercado, com uma projeção de volume de mercado de US$166.60 bilhões em 2023.

As tendências de mercado, seja na produção ou no consumo de produtos e serviços digitais, são significativas e mostram que essas mudanças representam uma transformação em toda a experiência de produção e consumo de produtos e serviços.

Mudanças nos hábitos de consumo

Ao mesmo tempo que a Era digital possibilitou a criação de um espaço para monetizar, essas mudanças também proporcionam aos consumidores: 

  • Novas formas de interagir;
  • Maneiras diferentes de se relacionar com os negócios e consumir produtos e serviços;
  • Meios mais eficientes de resolver seus problemas e necessidades.

Assim, os produtos digitais contribuíram para a aceleração de tendências tecnológicas e uma transformação de mercado gerada a partir da própria mudança nos hábitos de consumo das pessoas.

Um exemplo claro disso são os aplicativos móveis. Se antes você precisava ir ao banco para pagar contas, os aplicativos bancários possibilitaram que você fizesse isso e muito mais de qualquer lugar do mundo com o seu smartphone

Ou, se antes você precisava se locomover fisicamente para atender a um curso, formação ou workshop, as plataformas educacionais, cursos e workshops online mudaram as formas de aprender e consumir conteúdos.

Esses são só alguns exemplos que mostram o impacto que a economia digital trouxe e tem trazido para a sociedade, e a necessidade das empresas de se adequarem e inovarem nesse meio para continuar em atividade.

Profissões e cargos que surgiram com a economia digital

As mudanças proporcionadas pela economia digital contribuíram não só para o crescimento do mercado de produtos digitais, como também para o surgimento de novas profissões e cargos.

As profissões digitais ou fortalecimento de profissões que já existiam são uma realidade e já causam impacto positivo na economia. Alguns cargos e profissões que surgiram ou se beneficiaram da nova economia, são:

  • Designers UX/UI, Product Designers;
  • Desenvolvedores de software;
  • Criadores de conteúdo e influenciadores digitais;
  • Gerentes de comunidade (Community Managers);
  • Profissionais de Inteligência Artificial (IA);
  • Afiliados de produtos digitais;
  • Product Managers;
  • Profissionais de dados (analistas e cientistas de dados);
  • Especialistas em Marketing Digital, etc.

Essas profissões têm gerado uma necessidade por profissionais qualificados, o que possibilita também o crescimento no número de pessoas que querem desenvolver essas novas habilidades para suprir às demandas do mercado digital.

Por que criar um produto digital?

Você já deve ter entendido que os impactos que a economia digital produzem no mercado hoje são significativos, mas por que criar um produto digital? Listamos a seguir alguns benefícios de investir e criar produtos ou serviços digitais!

Escalabilidade

Uma grande vantagem dos produtos digitais é a possibilidade de escalar essas soluções de maneira significativa. Uma vez que não há uma barreira física ou geográfica que impeça a distribuição desses bens, é possível comercializá-los em larga escala.

Com isso, a acessibilidade aos produtos digitais a nível global representam oportunidades de ganhos mais expressivos. Por exemplo, uma empresa ou criador pode criar um curso online e disponibilizá-lo para milhares de usuários em uma plataforma de educação. 

Já que esse criador ou empresa não precisará se preocupar com custos adicionais importantes de produção, as chances de escalar os produtos são muito maiores.

Baixos custos de produção

Em relação à criação de produtos físicos, as soluções digitais oferecem custos de produção muito menos impactantes. Isso representa uma barreira expressivamente menor de entrada no mercado, além de, normalmente, solicitar um capital inicial reduzido

Adicionalmente, criar um produto digital que conta com baixos custos de produção e maiores chances de entrada permite ampliar o acesso a essa realidade por indivíduos que provavelmente não teriam oportunidades de empreender no mercado tradicional.

Segmentação de mercado

Outra vantagem dos produtos digitais é a possibilidade de segmentação de mercado mais precisa e adequada. 

Com as mudanças nos hábitos de consumo, tornou-se vital compreender as necessidades, desejos e dores do usuário para oferecer soluções que realmente atendam às essas demandas.

Assim, a economia digital, juntamente com estratégias de marketing e vendas orientadas para o comportamento do usuário, possibilita a criação de soluções mais alinhadas às expectativas do mercado, e consequentemente, a uma segmentação de mercado mais personalizada.

Inovação

Com os produtos digitais, também vieram ideias inovadoras que possibilitaram a criação de novos modelos de negócio e ofertas de serviços e produtos no meio digital. 

Os serviços por assinatura, que garantem o acesso a plataformas e serviços exclusivos para assinantes, são um exemplo disso. 

Hoje há vários tipos de serviços que operam assim, como as plataformas de streaming de filmes, séries, música e vídeo ou até mesmo a assinatura em clubes de membros para conferir conteúdos exclusivos de criadores digitais.

Adequação às tendências de mercado

Já se sabe que a tendência de consumo de produtos e serviços digitais continuará em ascensão pelos próximos anos, com cada vez mais propostas e soluções inovadoras adentrando o mercado.

Com isso, uma empresa ou indivíduo que decide investir em produtos digitais, estará também se adequando às tendências do mercado, ganhando vantagem competitiva e atendendo às demandas dos consumidores.

Principais tipos de produtos digitais

A monetização de conhecimentos possibilitou a criação de diversos tipos de infoprodutos, que incluem várias categorias, formatos, maneiras de operar e objetivos diferentes. 

As muitas possibilidades de atuação fazem com que esse mercado seja vasto e cheio de oportunidades para diversos perfis de empreendedores e empresas

Isso significa que um indivíduo ou negócio pode explorar e entender os diferentes mercados e tipos de infoprodutos, escolher quais fazem mais sentido para o negócio ou empreendedor, e começar a produzir e comercializar seus produtos ou serviços online.

Atualmente, Os tipos mais populares de produtos e serviços digitais, são:

Aplicativos e softwares

Aplicativos e softwares são produtos digitais cada vez mais usados no contexto atual. Essas soluções facilitam nosso dia a dia e podem ser criadas em diversos nichos para atender diferentes necessidades. 

Atualmente, fazemos tudo através do celular ou do computador, desde acessar nossas contas bancárias, até utilizar aplicativos de produtividade, jogos, comunicação, redes sociais, entretenimento, saúde, viagens, entre outros.

Assim, a demanda por aplicativos e softwares é cada vez maior e necessária para a nossa realidade digital.

Cursos online

Os cursos online são produtos digitais que revolucionaram o mercado da educação e facilitaram as formas de consumir conteúdo, aprender, fazer networking e muito mais.

Através dos cursos online, hoje é possível acessar conhecimento de qualquer lugar do mundo, nos mais diversos nichos e feitos por criadores de várias realidades diferentes.

Se antes ter um diploma ou uma formação técnica e acadêmica era requisito para ser referência em um assunto ou nicho, hoje qualquer pessoa que tenha conhecimento suficiente para compartilhar, pode fazer isso através de cursos online.

Workshops online

Assim como os cursos online, os workshops são outra maneira de compartilhar conhecimento online. Eles já existiam de maneira presencial, mas foram adaptados para o universo digital.

Assim, esse formato abrange as características de um workshop presencial, mas feito de maneira online, com aulas, conferências ou palestras intensivas, interativas e ao vivo para um número limitado de pessoas.

Criadores especialistas geralmente criam esse tipo de produto para falar de temáticas específicas de uma maneira intensiva. 

Além disso, normalmente são disponibilizados outros materiais complementares para os participantes.

Ebooks

A produção ou comercialização de ebooks é uma das formas mais rápidas e econômicas de adentrar o universo dos produtos digitais.

Os ebooks são livros digitais que podem ser lidos através de computadores, smartphones, tablets ou dos famosos e-readers.

Esse tipo de produto é fácil de criar, além de ser rápido de produzir e poder ser distribuído de diversas formas, seja em uma plataforma educacional, por meio de um site próprio ou de e-commerces como a Amazon.

Além disso, para quem não deseja criar um produto como ebook do zero, mas quer comercializá-lo mesmo assim, o Marketing de Afiliados é uma solução ideal para isso.

Indivíduos podem se afiliar a produtos digitais de outros criadores, vendê-los para sua audiência e receber pagamentos através de um sistema de comissões. 

Outra opção é comprar ebooks com licença PLR (Private Label Rights), que são produtos livres de direito de propriedade intelectual, fazer mudanças necessárias no conteúdo e comercializá-los.

Serviços de assinatura

Um outro tipo de infoproduto ou melhor, serviço, que está muito em alta são os serviços de assinaturas e clubes de membros.

O formato consiste em oferecer uma assinatura por período determinado (mensal, semestral, anual, etc.), em que o usuário poderá usufruir dos serviços fornecidos pela empresa ou empreendedor.

Essa é uma forma de acessar serviços e conteúdos de maneira mais exclusiva e ter uma experiência mais imersiva e interativa com especialistas.

Um exemplo é o Substack, plataforma de newsletter, na qual é possível criar um espaço de assinatura paga, onde o criador poderá produzir conteúdos exclusivos e oferecer outros serviços para assinantes pagantes.

Mentorias ou consultorias online

Mentorias e consultorias são serviços cada vez mais procurados no mercado digital. Profissionais especialistas podem oferecer esses serviços, seja em formato individual ou em grupo, para compartilhar conhecimentos sobre um determinado tema ou nicho de maneira muito mais profunda e exclusiva.

Templates e Modelos de criação

Os templates e modelos de criação são outra maneira de oferecer produtos digitais online. 

Seja um pacote de design gráfico personalizável, planilhas e templates de produtividade e organização, ou um pacote de presets para fotos, há diversas possibilidades de criação desse tipo de infoproduto. 

Tipos de produtos digitais mais vendidos

Atualmente, existem inúmeros produtos digitais sendo comercializados e utilizados por milhões de usuários no mundo. Alguns tipos se destacam e ganham mais notoriedade entre o público. 

No geral, as categorias de produtos mais vendidas atualmente, que incluem os mais diversos segmentos do mercado, são:

  • Cursos online;
  • Ebooks;
  • Apps;
  • Mentorias e consultorias;
  • Serviços por assinatura.

Como criar um produto digital do zero?

Os produtos digitais estão no núcleo de atuação de diversas empresas modernas, inovativas e que querem se manter competitivas no mercado. Mas como criar um produto digital do zero

Esse processo pode ser desafiador para quem está começando, pois é preciso pensar estrategicamente desde o início do desenvolvimento da solução e considerar muitos fatores para que o produto atenda às demandas do mercado de forma satisfatória.

É importante destacar que a área de Produto é vasta e que o processo de criação de um produto ou serviço digital é fluido e pode ser modificado e adequado a cada solução.

Assim, as etapas que compartilharemos a seguir servirão como um guia para ajudar nesse processo, mas podem variar dependendo do produto, do nicho, do tipo de produto, do tamanho e tipo da empresa e de outras necessidades específicas de cada negócio.

Acompanhe as etapas do processo de criação de um produto digital!

Entenda seu nicho de atuação

O primeiro passo para criar um produto digital do zero é pensar em qual nicho você ou seu negócio querem se inserir ou estão inseridos. Entender isso ajudará no processo de decisão sobre que tipo de produto criar e para quem desenvolvê-lo. 

Nessa etapa, é fundamental responder perguntas como: 

  • Qual é a demanda de mercado para esse nicho? Este é um segmento aquecido?
  • O que vamos entregar vai agregar valor para esse público?
  • Tem mais empresas/empreendedores trabalhando com isso? Quem são? O que oferecem?
  • Quem são os consumidores que comprariam essa solução?

Aprofundar esses elementos trará clareza sobre esse aspecto essencial no processo de criação de um produto digital.

Identifique uma necessidade/oportunidade

Em seguida, o próximo passo é identificar um problema, necessidade ou oportunidade dentro do nicho selecionado.

Seu produto será a solução para essa demanda, por isso é importante considerar também de que maneira ele se diferenciará de outras soluções do mercado e que valor oferecerá ao usuário. 

Além disso, é essencial ter em mente os objetivos dos stakeholders envolvidos no projeto e se estes estão alinhados às necessidades e oportunidades identificadas.

Isso é essencial para garantir, desde o início, um alinhamento de expectativas entre o que o usuário busca, o que a empresa poderá oferecer e se esses fatores estão adequados às necessidades das partes interessadas.  

Realize uma pesquisa de mercado

A etapa seguinte envolve realizar uma pesquisa de mercado. A pesquisa é crucial para entender aspectos relacionados ao segmento antes de realmente partir para o desenvolvimento da solução. 

Essa é uma ferramenta estratégica que ajuda a responder perguntas como:

  • Quem são os concorrentes do produto/empresa?
  • Quem é o público-alvo desta solução? Como ele se comporta? O que consome? Quais são suas necessidades e desejos?
  • Quais são as oportunidades e tendências desse nicho?
  • Qual é a fatia de mercado dos concorrentes?
  • Como precificar o produto a partir de dados estratégicos do mercado?

Crie protótipos (se necessário)

Em alguns tipos de produtos digitais, como os aplicativos móveis e softwares, a prototipação é uma etapa essencial para a validação de ideias ainda no início do desenvolvimento do produto.

Estes tipos de produto normalmente são mais custosos e demoram mais para serem criados. Com isso, a prototipação ajuda a entender se uma ideia deve ou não seguir adiante.

Crie o produto 

O desenvolvimento do produto em si será diferente dependendo do tipo de solução sendo criada. Isso significa que a criação de um aplicativo, plataforma ou software será diferente da produção de um ebook ou um curso online, por exemplo.

Assim, considere essa etapa de acordo com as necessidades de cada tipo de produto. Em termos gerais, essa é a etapa prática do processo, onde realmente coloca-se a “mão na massa”. 

Ela envolve alguns elementos como: 

  • Criação do design/elementos gráficos e visuais;
  • Definição de métricas e KPIs;
  • Produção da solução (escrita, gravações, codificação);
  • Testes/revisões antes de realmente colocar o produto no mercado;
  • Iterações e ajustes necessários a partir dos testes feitos;

Como vender produtos digitais?

A partir do momento em que o infoproduto está pronto, é preciso pensar em estratégias de marketing e vendas para promovê-lo no mercado. 

Essa etapa deve ser estratégica e considerar o tipo de produto a ser comercializado. Isso quer dizer que cada infoproduto terá um tipo de lançamento e processo de vendas diferente.

Crie estratégias de marketing e promoção do produto

O posicionamento adequado do produto no mercado é uma etapa essencial desse processo. Por isso, é preciso considerar estratégias de Go-To-Market realmente efetivas. 

Essa etapa envolve criar todo o planejamento necessário em termos de marketing, lançamento e promoção do produto, adequando-as aos objetivos da empresa. 

Nesse passo, é importante pensar em aspectos como:

Faça o lançamento do produto no mercado

O lançamento de um infoproduto é uma das etapas mais importantes desse processo e precisa ser feita de maneira estratégica e organizada.

Cada produto exige um lançamento específico. Então, lançar um aplicativo não envolverá as mesmas etapas que lançar um curso online, um workshop ou um ebook. 

Assim, considere os aspectos específicos do produto que você for lançar e organize um lançamento adequado a essas características.

Por exemplo, se você estiver lançando um curso online, é preciso pensar em fatores como:

  • Em qual plataforma hospedar o curso;
  • Criar uma página de vendas otimizada;
  • Preparar uma equipe de suporte no lançamento, vendas e pós-vendas, entre outros elementos.

Já no lançamento de um app, o processo é mais robusto, e considera aspectos como:

  • Infraestrutura para escalabilidade;
  • Elementos técnicos;
  • Experiência do usuário e usabilidade;
  • Testes;
  • Coletas de feedback e aprimoramento, etc. 

Assim, leve em consideração as nuances de cada produto antes de lançar e planeje um lançamento apropriado.

Colete feedback e aprimore

O lançamento é uma etapa importante, mas o pós-lançamento é igualmente fundamental. 

Esse é o momento de coletar feedback, entender como está sendo a experiência do usuário com o produto e usar esses dados para aprimorá-lo no que for necessário.

É nessa etapa que você verá na prática como o mercado responde à solução que você lançou e o que fazer e não fazer para continuar relevante. 

Pense em escalabilidade

Pensar em escalabilidade também é fundamental para o processo de criação de um infoproduto. 

Desde o início, deve-se considerar que o produto deu certo e agora sua solução precisa ser capaz de comportar e suprir a demanda do mercado

Assim, é fundamental criar toda a infraestrutura e processos necessários para tornar a solução escalável. Isso garantirá as chances de sucesso do produto no mercado. 

Conclusão

Os produtos digitais já fazem parte de nossas vidas e contribuem positivamente para um mundo mais moderno, acessível, tecnológico e interativo

Neste artigo, abordamos a  importância dos produtos digitais e o impacto que a nova economia, que é digital, tem causado no mundo atual.  

O contexto geral revela que os produtos digitais são soluções que vieram para ficar e anunciam mudanças cada vez mais significativas no nosso modo de interagir, viver e consumir. Consequentemente, as empresas devem investir cada vez mais nesse tipo de tecnologia.

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