Canais de marketing: entenda o papel de cada um para sua estratégia
Equipe de conteúdo - PM3

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Os canais de marketing desempenham um papel fundamental na estratégia de produtos e serviços no que diz respeito a alcançar o usuário final, levando em consideração seu contexto e necessidades.

Embora um bom produto seja essencial para o sucesso de uma empresa, é necessário ter estratégias bem elaboradas para que esse produto chegue às mãos do cliente certo, na hora certa e da forma certa. É aí que os canais de marketing entram em cena.

Aqui você vai entender melhor quais são os canais de marketing, assim como sua importância, função, e como identificar o mais adequado para a sua empresa e garantir que eles estejam em sintonia com a estratégia estabelecida.

Acompanhe!

O que são canais de marketing

Os canais de marketing são os meios utilizados para que as soluções (produtos e/ou serviços) de uma empresa cheguem até o cliente. Esses canais englobam a divulgação, distribuição e disponibilização dos itens oferecidos pela empresa.

No entanto, os canais de marketing vão além de simplesmente facilitar o acesso do consumidor à marca e seus produtos. Eles também são responsáveis por estabelecer relacionamento e destacar a empresa em relação aos seus concorrentes, atendendo e superando as expectativas do cliente e agregando valor à solução adquirida.

Os canais de marketing estão presentes em todas as etapas da venda, desde a atração do interesse do consumidor pela marca e suas soluções, até a compra e todo o pós-venda. Portanto, eles desempenham um papel importante nas estratégias de comunicação da empresa.

Com o surgimento da internet e das redes sociais, os canais de marketing se tornaram mais diversificados e acessíveis, permitindo que as empresas se comuniquem diretamente com seus clientes de forma mais eficiente. Por essa razão, uma presença digital bem estabelecida é crucial para atrair e conquistar novos clientes, além de garantir o engajamento de leads e a fidelização dos consumidores.

Tipos de venda por canais de marketing

Existem três formas diferentes de venda por canais de marketing, que podem ou não contar com intermediários ao longo do processo:

Vendas diretas

São as vendas realizadas diretamente entre o fabricante ou vendedor e o consumidor, sem a presença de intermediários. Esse tipo de venda costuma agregar bastante valor à experiência do usuário, já que a interação direta e personalizada com o produtor aproxima o consumidor da marca.

Vendas por intermediários

Também chamadas de vendas indiretas, são as vendas feitas com a ajuda de intermediários, sem interação direta entre o produtor e o usuário final. As vendas por intermediários podem ser realizadas no varejo e no atacado, ou por meio de distribuidores e revendedores. Sua principal vantagem é o baixo custo, em comparação com as vendas diretas.

Vendas de distribuição dual

É um processo de venda híbrido, em que o fabricante comercializa seus produtos tanto de maneira direta quanto com o auxílio de intermediários. Esse tipo de venda permite ao fabricante alcançar diferentes tipos de clientes, além de aproveitar as vantagens das vendas diretas e por intermediários

Diferença entre canal de distribuição e canal de marketing

Os canais de comunicação ou marketing são utilizados pelas empresas para estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes, seja por meio de atendimento, prospecção, divulgação ou suporte. Esses canais podem incluir diversos meios, como telefone, internet, mídias sociais e interação presencial.

Já os canais de distribuição referem-se ao percurso percorrido pelos produtos físicos que vão da empresa até o usuário final, tendo como objetivo disponibilizar as mercadorias o mais rapidamente possível para o cliente. Tais canais são essenciais para as vendas da empresa, já que impactam diretamente na disponibilidade do produto para o consumidor. No caso de e-commerces, ambos os tipos de canais fazem parte da estratégia de venda.

Principais canais de marketing

Mas afinal, quais são os canais digitais mais importantes para uma estratégia de marketing? Confira na lista a seguir:

Redes sociais

As plataformas de mídia social têm um papel crucial no marketing, mas é importante ter cautela: os usuários dessas plataformas buscam principalmente se conectar e se comunicar com marcas e pessoas que possuem relação com eles, e não necessariamente realizar negócios.

O objetivo principal não é vender diretamente, embora seja possível e recomendado, mas sim estabelecer relacionamento. Sendo assim, as redes sociais devem ser usadas como um meio para atrair o interesse dos usuários e levá-los ao site da empresa.

É fundamental destacar que essas plataformas são excelentes para a atração de um público diversificado, porém ainda permitem a segmentação precisa do perfil de usuário desejado, tornando-se um canal valioso para a atração de potenciais clientes.

Ao lidar com as mídias sociais, é importante levar em consideração que os usuários que seguem e curtem a página da empresa já estão predispostos a consumir seus produtos ou serviços. Se a marca for capaz de construir e manter um relacionamento saudável com esses usuários, as chances de conversão e fidelização são bastante elevadas.

E-mail

Uma das formas mais consolidadas de marketing para uma empresa é o e-mail, que pode ser um canal muito eficaz para a comunicação e vendas. Ao conceder seu endereço eletrônico voluntariamente em um site, a pessoa pode permitir que a marca inicie uma conversa e um relacionamento com ela. Dessa maneira, o e-mail marketing pode trazer resultados expressivos e em um curto período, com um custo relativamente baixo comparado a outras estratégias.

Por ser capaz de alcançar muitas pessoas em uma única campanha, o e-mail pode ser usado de diferentes formas, com destaque para a nutrição de leads. Quando realizada de forma periódica e com conteúdo relevante para o usuário, essa estratégia pode aumentar seu engajamento e as chances de venda.

Tráfego orgânico

Assegurar uma boa posição nos mecanismos de busca é tão crucial quanto ter uma forte presença digital nas redes sociais.

Quando um usuário pesquisa por meio de um motor de busca, como Google ou Bing, e acessa uma página, esse tráfego é considerado orgânico. Por esse motivo, é essencial que a empresa invista em SEO para ajustar e aprimorar as páginas do seu site de acordo com os critérios estabelecidos pelos motores de busca, a fim de ranquear bem na página de resultados da pesquisa.

Vale ressaltar que o tráfego orgânico é geralmente mais competitivo do que outros canais, exigindo bastante esforço para que a página da empresa possa ser exibida entre os primeiros resultados. No entanto, o investimento vale a pena, uma vez que os usuários que pesquisam nos motores de busca têm muito interesse pelo assunto, tornando esse canal extremamente útil em todas as etapas do funil de marketing e vendas.

Nesse ponto, o blog é uma ferramenta fundamental para a divulgação de conteúdo de uma empresa e também é muito importante em estratégias de SEO. Ao criar conteúdo para diferentes fases da jornada do cliente, o blog pode gerar engajamento, educar o mercado, construir autoridade para a marca e atrair novos clientes.

Tráfego direto

O tráfego direto ocorre quando um usuário acessa diretamente o site da empresa digitando sua URL na barra de endereço do navegador. Em geral, esse tipo de tráfego é gerado por usuários que já conhecem a marca e desejam retornar ao site, ou por pessoas que receberam uma recomendação do site por outros usuários.

Independentemente do motivo, o tráfego direto indica que a empresa conseguiu gerar referências positivas de clientes satisfeitos ou que oferece uma experiência satisfatória o suficiente para que os usuários retornem ao site diretamente.

Mídia paga

Assim como as outras estratégias de marketing mencionadas, a mídia paga é uma opção de grande importância para as empresas, apesar de ser um pouco mais cara. Isso porque atua como aliada do tráfego orgânico e do bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Atualmente, as principais plataformas, como Google, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, disponibilizam ferramentas para a criação de campanhas e anúncios pagos.

O grande diferencial dessas mídias é a possibilidade de segmentação, que pode ser feita com base no perfil do público e em palavras-chave, o que torna a estratégia ainda mais eficiente e capaz de alcançar os usuários que realmente têm interesse na marca.

WhatsApp

 O WhatsApp é considerado uma rede social, mas suas características o diferenciam das outras plataformas. 

Com o lançamento do WhatsApp Business, o aplicativo se tornou um canal de marketing com grande potencial, porém pouco explorado. Semelhante ao e-mail, somente usuários interessados nas mensagens e ofertas da marca disponibilizam seus números de telefone para contato.

O WhatsApp oferece uma comunicação mais pessoal e vantagens como a possibilidade de uma comunicação direta, imediata e personalizada. Além disso, o aplicativo é utilizado por 120 milhões de brasileiros, de acordo com pesquisa da Take Blip.

Influenciadores

O Marketing de Influência tem sido uma aposta útil para marcas dos mais diversos segmentos. Segundo o Jornal Extra, o Brasil já conta com mais de 10 milhões de influenciadores apenas no Instagram.

Apesar de também utilizar as redes sociais como forma de alcançar um determinado público-alvo, a abordagem de marca acaba sendo diferente da utilizada nos perfis oficiais da mesma. Ou seja, acaba sendo uma estratégia complementar, uma outra opção de canal para trabalhar possíveis clientes.

Como trabalham produtos e serviços de forma muito mais humanizada e focada no dia a dia, os influenciadores são uma parceria valiosa para fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca e considerem comprar com ela.

Conclusão

A maneira como as empresas se comunicam com seus consumidores mudou drasticamente e, juntamente com essa evolução, as formas de consumo também se modificaram. Os canais de marketing são ferramentas que permitem que os clientes tenham acesso fácil às marcas e aos seus produtos, mas vão além disso, englobando também a distribuição e disponibilização desses itens e a interação entre consumidores e empresas.

Determinar os canais de marketing mais adequados para cada negócio requer um profundo conhecimento do mercado em que a empresa atua, incluindo a concorrência, o público-alvo, os produtos e parceiros. Essa tarefa exige uma análise detalhada e a compreensão de que cada negócio e público são únicos, não existindo fórmula mágica que funcione para todas as situações.

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