Marketing de geolocalização: saiba como funciona essa estratégia
Equipe de conteúdo - PM3

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

O marketing de geolocalização (ou geomarketing) consiste em uma estratégia de segmentação de público para uma região específica. Com o mundo ficando cada vez mais globalizado, por algum tempo essa visão ficou um pouco de lado, com as infinitas possibilidades que o alcance além de fronteiras proporcionou. Mas agora, o cenário local volta a ganhar importância.

E por que isso está acontecendo?

São diversos fatores, mas, sem dúvidas, tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial e o crescente uso de Big Data e Data Analytics para tomar decisões são alguns dos principais que podemos mencionar desde já.

Se você quer entender melhor como trabalhar com marketing de geolocalização e como pode ser útil para a sua estratégia, continue lendo até o final deste conteúdo!

O que é marketing de geolocalização?

Como você já sabe, o marketing de geolocalização (também chamado de método MDG ou marketing geográfico) é uma estratégia a nível local. Ou seja, ele utiliza um sistema de geolocalização com o objetivo de segmentar as ações de marketing para o público de uma região específica, seja para conquistar mais clientes para um estabelecimento físico ou mesmo para aumentar o engajamento em um aplicativo, por exemplo.

Isso porque o endereço IP e o GPS de um celular podem fornecer diversos dados valiosos para marcas, como seus hábitos de consumo e lugares que você frequenta. 

Consequentemente, isso favorece a personalização de produtos digitais e serviços, como forma de atrair e reter clientes cada vez mais engajados com o seu negócio.

Como funciona o marketing de geolocalização?

Com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial e Big Data, as empresas podem aproveitar dados de localização e hábitos de consumo para estruturar campanhas direcionadas e enviar notificações personalizadas.

Sendo assim, sugestões de restaurantes, por exemplo, serão personalizadas de acordo com a localização do usuário. O mesmo acontece se você quer comprar um sapato novo e, logo em seguida, se depara com um anúncio promocional de sapatos de uma loja da sua cidade.

Por que o geomarketing é importante?

Apesar do consumo ter crescido em escala global, vale destacar que a personalização é um fator de encantamento muito forte – que inclusive é cada vez mais valorizado pelo consumidor. Nesse contexto, oferecer opções ao usuário de acordo com o local no qual ele está é uma poderosa forma de personalização, principalmente se considerarmos que, de acordo com pesquisa da Statista, mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo têm smartphones com GPS ativo

Também vale dizer que, no marketing digital, entender o público de cada região é fundamental. Isso porque o Brasil é um país muito grande, o que resulta em diferentes perfis de consumidor. 

Gráfico de pesquisa da Statista
Número de assinaturas de redes móveis de smartphones em todo o mundo de 2016 a 2022, com previsões de 2023 a 2028. Fonte: Statista.

Com isso, é possível não só vender os produtos certos para cada perfil, como também criar personas mais assertivas e trabalhar uma estratégia de Marketing de Conteúdo mais direcionada. 

Como fazer marketing de geolocalização?

Existem diversas formas de aplicar o geomarketing para obter bons resultados na sua empresa. Algumas estratégias já bem utilizadas (além da segmentação de anúncios) são, por exemplo, o geotagging, check-in e site personalizado

O geotagging é muito utilizado nas redes sociais, que incentiva os usuários a marcar uma localização em suas publicações. O check-in acontece por meio de uma conexão gratuita ao wi-fi do estabelecimento ou cadastro em troca de algum desconto especial. Por fim, muitos sites solicitam a localização do usuário para oferecer uma experiência mais assertiva.

Independente de qual estratégia você vai escolher, vale ter em mente alguns pontos importantes que devem ser considerados para tomar a decisão de qual a melhor iniciativa para o seu plano de marketing:

Tenha objetivos claros e bem definidos

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é importante definir seus objetivos claros. Você pode querer aumentar o tráfego na loja física, promover um evento específico ou atender as vendas online em uma região geográfica específica.

Faça uma análise aprofundada dos dados dos clientes

Utilize ferramentas de análise de dados para entender o comportamento e os padrões de compra de seus clientes em diferentes localizações. Identifique os locais onde seu público-alvo está concentrado e as características demográficas dessas áreas.

Segmente o público de forma estratégica

Com base nas informações coletadas, segmente seu público-alvo de forma a conectar esse material à estratégia de negócio.

Conclusão

O marketing de geolocalização desempenha um papel fundamental para empresas digitais, permitindo uma segmentação precisa e personalizada do público-alvo com base na localização geográfica. 

Ao utilizar dados de geolocalização, as empresas podem direcionar suas campanhas, ofertas e mensagens de forma a atender às necessidades específicas de diferentes regiões e maximizar o engajamento dos consumidores. 

Essa estratégia proporciona uma experiência mais relevante e personalizada aos clientes, aumentando as chances de conversão e fidelização. 

Além disso, o marketing de geolocalização possibilita uma compreensão mais profunda do comportamento e dos padrões de compra dos consumidores em diferentes localidades, permitindo uma otimização contínua das estratégias de negócios. 

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