Marketing de Conteúdo: como utilizar a favor do seu produto
Equipe de conteúdo - PM3

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7 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

O Marketing de Conteúdo tem sido muito utilizado ultimamente por empresas que já descobriram todo o poder dessa estratégia. São diversos benefícios que esse trabalho pode trazer para o produto e uma marca.

Alguma das vantagens está a autoridade e referência no seu segmento. Ser reconhecido por aquilo que você faz de melhor é, sem dúvidas, o sonho de qualquer empreendedor. Além disso, o Marketing de Conteúdo permite que seu produto seja encontrado na internet por potenciais clientes que ainda não o conhecem, aumentando suas vendas.

O melhor de tudo é que, com a estratégia certa, dá para atrair pessoas em busca dos mais variados produtos e soluções, seja para quem busca as melhores opções de cartões de crédito ou até mesmo quem procura um item de decoração.

Ao oferecer um conteúdo de qualidade na internet, você acaba conquistando o seu público, além de atrair leads qualificados. Ou seja, potenciais clientes. Fazendo isso da maneira correta, certamente você terá sucesso nas vendas.

O que é o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa a atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Seja por meio de textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais, por exemplo. Podemos entender como um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

Podemos pensar nessa estratégia como um funil: atrair, converter, vender e encantar. Ou seja, a ideia é atrair o cliente para que ele consuma o conteúdo e entenda que ele pode ter um problema que até então nem imaginava. Depois, converter esses possíveis clientes até finalizar a etapa, onde a venda é concretizada. Entretanto, a venda não é o final, por isso mesmo chamamos de encantar e fidelizar, onde é preciso manter esse consumidor engajado.

Isso tudo é chamado de Inbound Marketing, uma das vertentes de trabalho do Marketing Digital. Vamos falar melhor sobre essas técnicas mais para frente durante o texto.

Estratégia de Marketing de Conteúdo

Antes de sair colocando post em blog ou nas redes sociais e escrevendo textos, é preciso pensar em estratégias. Assim, o objetivo é levantar pontos importantes antes de colocar a mão na massa. Podemos dividir em cinco etapas:

  • Planejamento: aqui, o plano deve deixar claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas desenvolvidas e como elas devem atingir as metas propostas;
  • Persona: para que todo o conteúdo faça sentido para a sua audiência, é preciso definir sua persona. Isso quer dizer que fica mais fácil identificar com quem você deve conversar;
  • Criação de conteúdo: aqui sim a produção de conteúdo começa. Eles podem ser pensados e executados em diversos formatos. Entretanto, é preciso que seu público esteja nele, como por exemplo: blog, e-book, email, vídeo, dentre outros;
  • Distribuição do conteúdo: não basta produzir os conteúdos, é necessário fazer a distribuição, tentando aumentar o engajamento orgânico, principalmente nos canais em que você identifica a presença da persona, assim como redes sociais e listas de e-mail;
  • Mensuração de resultados: depois de todo o processo, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO. Isso serve para saber se você está acertando ou é preciso repassar o planejamento.

Metodologia Inbound

O Inbound Marketing é a principal estratégia de Marketing Digital, estando diretamente ligado ao Marketing de Conteúdo. 

Inbound Marketing é qualquer estratégia de Marketing que busque captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva. Ao contrário das propagandas agressivas que jogam anúncios na cara das pessoas quando elas não estão preparadas, seu objetivo é atrair o público sutilmente.

Você deixa que ele venha até sua empresa no tempo dele e dê permissão para que você passe a sua mensagem. Por isso o Inbound também é chamado de marketing de atração.

Como adiantamos neste texto, o Inbound se baseia em 4 pilares para o sucesso do marketing de conteúdo. Confira:

  • Atrair: O Inbound atrai visitantes interessados no negócio por meio de conteúdo relevante;
  • Converter: transformar visitantes em leads, levando-os para o caminho de concretizar as vendas;
  • Vender: nesta etapa, o seu lead está interessado no produto ou serviço que você oferece. Este é o momento de mostrar que a sua solução é a melhor para finalmente fechar negócio;
  • Encantar: lembre-se que o processo não termina com a venda. O Inbound vai além disso. O relacionamento deve ser duradouro, onde você ofereça um pós-vendas, o suporte necessário, além de fidelizar o cliente a partir de um atendimento competente.

Como funciona cada tipo de formato de conteúdo

Como você viu, definir os meios de divulgação do seu conteúdo é muito importante. Entretanto, é preciso estar atento ao que a sua audiência consome. Não gaste energia em plataformas onde você não vai ter uma conversão significativa, mas sim onde existe um bom resultado.

Conheça alguns dos principais formatos de conteúdo.

Blog

O blog é um dos principais canais para quem trabalha com produção de conteúdo no Marketing Digital. Nesse formato você pode trabalhar com uma grande diversidade, envolvendo artigos, notícias, dicas, ajuda, dentre outros.

Não se esqueça que um bom planejamento de posts para blog deve ser feito a partir do entendimento da persona e das palavras-chave. Ou seja, estruture um planejamento de SEO, definindo os principais termos para que a audiência chegue até o seu conteúdo.

Conteúdo rico

Um formato muito utilizado dentro das estratégias é o tipo de conteúdo rico. A característica principal é ser mais aprofundado no assunto. Isso pode ser um texto, geralmente mais robusto e específico, ou até mesmo outras mídias (como e-books, infográficos, etc.).

Em uma estratégia de Marketing Digital, o conteúdo rico tem a função de gerar leads que serão nutridos e futuramente podem se tornar clientes. 

Redes sociais

As redes sociais são as mais utilizadas, por atingirem um público maior. Nesse sentido é preciso também observar o que o seu público consome. Não adianta, por exemplo, abrir uma conta no Facebook se a sua persona não a utiliza.

Existem diversas redes sociais que você pode apostar, como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, YouTube, TikTok, WhatsApp, dentre outras.

Não pense que é um trabalho fácil. Entretanto, não é impossível. Empresas grandes têm apostado em times de conteúdo, mas até pequenos empreendedores podem aproveitar os benefícios do Marketing de Conteúdo. O segredo é começar!

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