Como fazer uma análise de stakeholders?
Thais Cirqueira

Thais Cirqueira

Group Product Manager | API Specialist

5 minutos de leitura

Muito se fala sobre stakeholder, mas você realmente sabe quem são os stakeholders do seu produto?

No primeiro módulo do curso de Product Discovery da PM3, entendemos a importância de conhecer a empresa e o negócio antes de iniciar o processo de Discovery do Produto, e isso inclui entender o papel dos stakeholders e a influência deles no seu papel como Product Manager

Logo na segunda aula do curso, o Alex Corcioli, CPO na Donus, nos ensina como fazer uma análise de stakeholders para trazer um melhor desempenho para o Produto, promover o alinhamento na empresa e alcançar melhores resultados.

Alex Corcioli explicando a análise de stakeholders
Alex Corcioli em sua aula do Curso de Product Discovery da PM3

Bom, vamos lá! Quem são eles? O que fazem? Onde vivem? O que comem? Sim, é isso – ou quase tudo isso – que você precisa saber para que seu produto possa ter o sucesso desejado. 

Mas eu faço produtos para clientes externos, ainda assim eu preciso “conhecer” meu stakeholder? A resposta é sim! Independente de qual seja o cliente/usuário do seu produto, entender e estar alinhado com os stakeholders vai te ajudar (e muito!) a entender onde estamos e para onde vamos. 

Nessa etapa, você já sabe a importância do stakeholder, então conhecer e analisá-los será a chave para o sucesso do seu produto. 

Então, entenda com o seu líder:

1. Quem são

Depois de saber pelo seu líder quem são os seus stakeholders, saiba, por eles, quem realmente eles são. Entenda o que eles fazem dentro da empresa, qual a expectativa (em relação à você, à empresa e ao produto), quais problemas eles enfrentam hoje e quais ganhos eles enxergam. 

A melhor forma de conhecer é realmente entrevistar cada um deles e anotar as informações. Você pode montar uma planilha com essas informações para que seja possível ter uma visão holística no final. 

Nesse momento, você também consegue levantar quick wins que sejam capazes de resolver os problemas levantados – nesse momento, high level – e identificar as preocupações relatadas para analisá-las melhor futuramente

2. Quais ganhos você leva para eles

Entendendo os problemas e expectativas de cada stakeholder, você conseguirá identificar o que você e seu produto levará de ganho para ele, para a área dele e para o negócio. Aqui nessa etapa da análise de stakeholders você também deve ter bastante conhecimento sobre os objetivos da empresa, pois tudo deverá estar alinhado à visão do negócio.

3. Qual o poder de influência cada um deles tem sobre o negócio, o produto e a empresa

Entender o poder de influência de cada um deles é importante para que você saiba a quem recorrer nos momentos necessários, saber quem convencer sobre determinado assunto e trazê-lo para mais próximo de você.

4. Qual o nível de interesse eles têm, naquilo que você está executando

O nível de interesse de cada stakeholder também indicará a quem você deverá dedicar mais atenção e aqueles que você não precisará gastar tanta energia – nesse momento.

5. O que você pode aprender com cada um deles

Ao conhecer seus stakeholders, você saberá como cada um contribuirá para o seu produto, de forma direta ou indireta.

Por exemplo, você pode identificar que um stakeholder consegue contribuir com regras de negócios ou até mesmo com estratégias que contribuam para sua tomada de decisão.

Com todas essas informações em mãos, você pode agora criar uma matriz de Poder/Influência vs. Interesse, para saber quem são aqueles que você deverá entender as necessidades e aqueles que serão menos importantes nesse momento, e pensar em ações para engajá-los. 

Com isso, você deverá ter o seguinte cenário:

  • Alto poder/influência; alto interesse -> Pessoas chaves para seu produto
  • Alto poder/influência; baixo interesse -> Você deverá gerar interesse delas ao produto
  • Baixo poder/influência; alto interesse -> Pessoas que tem muito à contribuir para a construção e entendimento do seu produto
  • Baixo poder/influência; baixo interesse-> Pouco engajadas. Serão as menos importantes para você no momento.

Agora que você já fez sua análise de stakeholders, coloque em prática todo o poder de influência e interesse deles, e tenha em mãos a chave para o sucesso do seu produto. Aliás! Se ainda não leu, leia o artigo “A importância de manter seus stakeholders por perto“, do Eduardo Mylonas, aqui no blog. Vai expandir ainda mais a sua mente! 

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