Defensabilidade vs Desejabilidade: fazendo suas apostas no jogo de Produto
Equipe de conteúdo - PM3

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Este artigo sobre é uma tradução adaptada de “Desirability vs Defensibility: Deciding where to place your bets in the Grand Poker Game of Product Management“, escrito por Jason Knight. Por ser um conteúdo de alto valor, consideramos uma boa ideia traduzi-lo para ajudar a comunidade brasileira de Produto a evoluir. Boa leitura!

Recentemente, tenho refletido sobre estratégia de produto e como decidir onde fazer grandes apostas. Muito do gerenciamento de produtos é sobre decidir como causar o maior impacto. Quando se trata de impacto, as pessoas geralmente são arrastadas para a votação por pontos ou frameworks de priorização numérica para tentar empilhar recursos aleatórios de classificação. Essa é uma maneira de fazer isso, eu acho (por favor, não faça isso!), mas nós, gerentes de produto, precisamos pensar maior do que isso.

Em Produto, sempre há muitas coisas para fazer. Isso faz parte do jogo, e é o trabalho de todos os gerentes de produto e lideranças de produto garantir que priorizamos o impacto e colocamos nossas fichas na parte certa da mesa. Nas empresas em estágio inicial, qualquer coisa diferente disso é o fim. Em empresas de estágio avançado, isso leva à mediocridade. Sempre temos muitas grandes ideias e nunca temos desenvolvedores suficientes para fazê-las, então como decidimos no que trabalhar?

Quando pensamos em tomar boas decisões, precisamos decidir no que trabalhar, mas também como trabalhar nisso. Uma maneira de considerar isso é através da lente de conveniência versus defensabilidade.

Defensabilidade x Desejabilidade

Se algo for defensável, significa que você tem sua própria propriedade intelectual. Você tem uma vantagem. Talvez até uma patente! Exemplos de defensibilidade podem ser algum conteúdo que você mesmo produz ou algum tipo de algoritmo de aprendizado de máquina, conteúdo criado pelo usuário ou efeitos de rede difíceis de replicar.

Todos nós sabemos o que desejável significa em princípio. Mas o que estamos falando aqui não é apenas aquilo que as pessoas querem, é que elas querem fazer da maneira que você quer que elas façam. Por exemplo, não adianta entregar uma solução digital conectada de classe mundial se seus usuários não tiverem uma boa internet. Você tem que descobrir onde eles estão, não onde você quer que eles estejam (bônus se você indicar a eles um caminho de A a B).

Então, vamos considerar todos os nossos recursos em um quadrante, porque todo mundo adora quadrantes!

Não defensável e não desejável

Se uma iniciativa não é particularmente desejável e não muito defensável, você deve se perguntar o motivo de estar trabalhando nisso. Idealmente, você deseja descartar o máximo possível desse trabalho, com a ressalva de que você pode ter que fazer pequenas coisas aqui e ali. Afinal, todos trabalhamos para empresas e todos (espero) temos clientes. Às vezes precisamos tapar o nariz e fazer o que temos que fazer. Mas qualquer empresa que gaste todo o seu tempo nessa parte do quadrante está em uma espiral da morte.

Não defensável, mas desejável

Considere a integração com um parceiro. A vida é muito curta para construir outra feature já executada! É improvável que você consiga competir com especialistas que só fazem isso. Queremos nos concentrar no que nos torna especiais, não construir uma versão menos capaz de uma coisa que outras pessoas fazem para viver. Alguns podem considerar esse dinheiro desperdiçado (certamente qualquer um poderia construir isso sozinho e economizar dinheiro!), mas nada vem de graça, e você deve considerar o custo da oportunidade.

Defensável, mas não desejável

Estamos em território complicado aqui. Por quê? Porque essas iniciativas parecem apostas ruins… mas podem não ser. Você deve considerar seriamente as iniciativas de descarte nessa parte do quadrante, mas somente depois de fazer pesquisas suficientes para garantir que não esteja perdendo um diamante bruto. Talvez haja outro mercado por aí com o qual isso funcione. Talvez, com alguns ajustes, você possa torná-lo mais desejável. Faça o seu melhor com iniciativas nessa parte do quadrante, mas tome cuidado para não se apaixonar tanto pela tecnologia a ponto de se esquecer dos usuários (alô Web 3!).

Defensável e desejável

Vá com tudo! Essa é sua maior chance de criar valor diferenciado e vencer no mercado. Mas você tem que ter cuidado. “Defensável” não é para sempre. Você precisa ficar de olho em seus concorrentes e garantir que eles não estejam desenvolvendo sua própria proposta defensável ou alcançando a sua. A vantagem do pioneirismo pode ser útil, mas você corre o risco de chegar tão cedo a ponto de cometer erros — nesse caso, descobrirá (em segmentos realmente desejáveis, pelo menos) que outros tentaram capitalizar esses erros e ultrapassá-los. Não seja uma escola de treinamento para os outros, e fique alerta!

Esse não é um quadro quantitativo

Não sou fã de estruturas de priorização numérica (RICE e etc), principalmente porque elas dão um brilho de respeitabilidade quantitativa, mas, em última análise, são baseadas em entradas tendenciosas e subjetivas. Não podemos simplesmente colocar números em uma fórmula e cuspir um roteiro. Ah se a gestão de produtos fosse tão simples assim!

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