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9 de junho de 2021

Gerenciando Product Managers: Framework de check-in mensal

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios de um 1:1 (one-on-one), mas eu gostaria de dizer que é possível ir além. Todo bom gestor faz 1:1 com os seus liderados mas muitos tem uma tremenda dificuldade de traçar o plano de desenvolvimento dos mesmos ou até mesmo acompanhar melhor o trabalho deles.

Ao longo da minha carreira tive gestores bons e ruins. Acabei aprendendo com um deles sobre o “Check-in Mensal” e na minha última experiência liderando uma equipe de aprox. 10 pessoas eu dei uma otimizada no processo e queria compartilhar com vocês. Gosto tanto desse formato que toda a vez que tenho um novo gestor peço para que ele faça isso comigo mensalmente.

One-to-One possui uma série de beneficios como: 1-on-1 meetings: 1) Eles fortalecem o relacionamento entre os líderes e seus liderados; 2) Se feitos corretamente tendem a aumentar a produtividade e foco da sua equipe; 3) Tendem a criar lealdede e transparência; 4) E, melhor de tudo, essas reuniões eliminam os “achismos” da liderança.

Quando você conhece bem a sua equipe, consegue acessar informações sem filtro que podem ser usadas para tomar decisões melhores. O framework que apresento aqui parte da premissa que você já faz One-to-One com seus liderados, então caso não faça, primeiro inicie esse ritual antes de usar o framework.

Como rodar um Check-in Mensal

  • Explique para o seu liderado como vai funcionar o formato. Para fazer isso bem leia esse artigo, baixe o arquivo e tire as dúvidas comigo caso tenha alguma;
  • Peça para o seu liderado se preparar para a reunião. Dê um prazo de 1 semana para rodar o primeiro check-in mensal;
  • Algumas pessoas possuem dificuldade em criar seus objetivos de desenvolvimento e de negócio. Para esses casos você vai precisar ter uma ou duas reuniões a mais para auxiliar seu liderado;
  • Envie um exemplo de template com o SEU check-in mensal preenchido para que ela saiba o que fazer. Liderar por exemplo é a melhor forma e com o seu documento os seus liderados vão se sentir mais engajados a criar o deles;
  • Encoraje que seu liderado compartilhe o documento com outros liderados seus (caso você tenha mais de um). Isso gera uma cultura de transparência e eles também podem começar a ajudar uns aos outros;
  • Defina uma recorrência mensal – é crucial que você tenha reservado algo entre 1 hora e 1 hora e meia a cada 30 dias para fazer este check-in. Coloque no seu calendário como se fosse um 1:1 com um tempo maior;
  • Especifique no seu calendário que naquele dia, a cada 30 dias, é o dia do check-in mensal. Dessa maneira você e seu liderado podem se preparar;
  • Durante o check-in, além de verificar o andamento dos objetivos, você deve aproveitar o momento para dar um bom feedback ao seu liderado e ajudá-lo a seguir na direção correta. Falo mais sobre isso abaixo;
  • Sempre pergunte para o seu liderado alguns dias antes da sua reunião se o documento está atualizado.

Dependendo do que o seu liderado colocar no documento, separei algumas “perguntas poderosas” que pode ajudar você a guiar a conversa:

Entrando no detalhe do documento do Monthly Check-in

Este documento é separado em algumas colunas que se complementam. Além disso, ele é separado em duas seções: A primeira focada em objetivos de desenvolvimento (pessoais ou não) enquanto a outra seção é focada em objetivos de negócio. 

Acredito muito que empresas são ótimos lugares para você se desenvolver em praticamente qualquer habilidade e um papel muito importante de um gestor é conseguir apoiar os liderados nesses pontos. Portanto, deixe o mais aberto possível a parte de desenvolvimento pessoal, pois seu liderado pode querer aprender algo que não esteja ligado diretamente com o dia a dia de trabalho dele.

Um exemplo de como usar esse framework: Vamos supor que seu liderado queira desenvolver sua habilidade de falar em público. No primeiro mês, um objetivo poderia ser realizar 4 aulas particulares sobre o assunto. No segundo mês, poderia ser dar uma palestra na sua empresa sobre qualquer assunto, no terceiro mês, poderia dar uma palestra em algum evento aberto. Basicamente é uma forma de você conseguir acompanhar o progresso do seu liderado em objetivos de negócios e também de desenvolvimento profissional.

Para a explicação completa de cada coluna clique aqui para baixar o conteúdo e ler cada uma delas.

Seção de feedback:

Seção de feedback - Check in mensal para Product Managers

Nesta seção de feedback o seu liderado precisa colher o feedback de algum par ou stakeholder. Isso é uma ótima forma de gerar feedback constante para o seu liderado e entre a sua equipe e empresa também. Além disso, durante a sua reunião, você precisa dar um feedback para o seu liderado. Não quero entrar no mérito de como dar feedback neste artigo, mas existem dois campos no template dentro da área de feedbacks do lider: “Pontos Positivos” e “Pontos a melhorar”.


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