Mais de 30 ferramentas para Product Managers - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

10 minutos de leitura

Product Manager tem um papel muito importante no desenvolvimento do produto. Suas responsabilidades abrangem vários elementos diferentes, como apresentar novas ideias, vendê-las, garantir que sejam executadas e monitorar seu sucesso.

Ter as melhores ferramentas auxiliando nesse processo aumenta muito a eficiência e as chances de sucesso da jornada de um Product Manager.

Por isso, convidamos a galera do Papo de Produto para construir uma lista de ferramentas que todo Product Manager precisa conhecer – não importa se você é iniciante ou experiente.

O Papo de Produto é um podcast sobre produto e tecnologia apoiado pela PM3. Estamos trabalhando juntos para tornar a comunidade ainda mais forte e a construção de produtos ainda mais impactante na economia do país.

Essas ferramentas vão te ajudar desde o esboço do seu roadmap até o lado tático da criação dos seus wireframes. Listamos ferramentas que poderão te ajudar nas seguintes áreas:

  •     Roadmap e Discovery
  •     Pesquisa com usuários
  •     Gerenciamento de Projetos
  •     Prototipagem e Wireframing
  •     Analytics e User insights
  •     Comunicação entre os times

Vale a pena ressaltar que as sugestões são baseadas nas experiências dos convidados com as ferramentas. Todas que estão nessa lista são incríveis. O que você precisa fazer é avaliar se a opinião faz sentido para o seu momento e necessidade, antes de contratar qualquer uma delas. Combinado?

Roadmap e Discovery do produto

Na essência, o roadmap é sobre a comunicação de prioridades ao longo do tempo. Em geral, a comunicação é um dos aspectos mais negligenciados dentro do processo de gerenciamento de produtos, principalmente por PMs inexperientes. Segundo a pesquisa da Alpha agora em 2020, com mais de 500 PMs, constatou que Estratégia de Produto e Roadmap estão 80% das principais responsabilidades de um product manager no dia a dia.

Independente da ferramenta, o objetivo final de um roadmap é o mesmo: comunicar a sequência de prioridades do produto. Com essas ferramentas a comunicação entre você e seu time pode ser muito mais fluida e eficaz.

A escolha do Papo de Produto – Asana (Freemium)

A Asana permite que a essência de um roadmap seja mantida. Antes do Papo de Produto, tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos. A Asana permitiu que colocássemos um ponto final naquelas conversas intermináveis que acontecem no e-mail e facilitou o alinhamento de prioridades dentro dos nossos squads. Finalmente, tínhamos um lugar comum para documentação de tarefas e históricos, e ainda conseguimos ter uma visão clara dos objetivos e do nosso progresso. A ferramenta foi um grande divisor de águas para nós. Recomendamos muito!

Outras ótimas alternativas:
  • Monday.com
  • Roadmunk
  • Glidr.io
  • Product Plan

Pesquisa com usuários

Caso você não tenha alguém de UX aplicando pesquisas com você, lembre-se sempre que “UX” significa experiência do usuário, portanto, tente encontrar ferramentas que te auxiliem na construção de pesquisas agradáveis e interativas para manter seu usuário engajado até o final – e você consiga as respostas que precisa.

A escolha do Papo de Produto – Typeform

Formulários simples, elegantes, responsivos e fáceis de usar. O Typeform permite que você crie variáveis que moldam o formulário de acordo com as respostas do seu usuário. Assim, você pode criar formulários mais robustos e que te deem informações mais valiosas de uma maneira prática e relativamente fácil. A ferramenta também permite que você faça diversas integrações com a Asana, Slack e Google Analytics. Inclusive, sugerimos que você acompanhe o desempenho da coleta por lá.

Outras ótimas alternativas:
  • Google Forms
  • SurveyMonkey
  • Jotform

Atenção: Fazer pesquisas através de formulários é ótimo, porém não se esqueçam de que o PM deve levantar da cadeira, sair do escritório (quando este não consegue ir até ele/ela) e encontrar os seus clientes. Segundo a pesquisa da Alpha, que comentamos acima, 79% dos PMs entrevistados dizem que não falam o tempo suficiente com os seus clientes. Como se espera fazer um Discovery ideal, se os PMs não falam com os clientes?

Recomendamos falar, pelo menos, uma vez por mês com cerca de cinco clientes. Mantendo este padrão, imagine a quantidade de informação valiosa que você vai ter no final do ano! 

Gerenciamento de tarefas e projetos

Em uma boa gestão de produto, imagina-se que um bom PM é naturalmente um bom gestor de projetos. Por isso, ter boas ferramentas à mão vão te ajudar a dar mais transparência e autonomia para o seu time. Pense em um cenário pré e pós pandemia. A sua empresa estava preparada para todos trabalharem de home office? As empresas que possuem boas plataformas de gerenciamento de projetos saíram muito na frente. Listamos algumas ferramentas que permitem que seu time mantenha o foco nas metas, projetos e tarefas de qualquer lugar. 

A escolha do Papo de Produto – Asana

Novamente, optamos pela Asana. O motivo: praticidade. Ter ferramentas que te auxiliam no processo é ótimo, mas ter muitas ferramentas também pode ser um problema. Porém, como falamos no início, pense sempre no que é melhor para a sua empresa e o momento em que ela está. Avalie todas as opções desta lista.

Nós sugerimos a Asana pela praticidade de centralizar todas as informações em um só lugar. Isso pode te ajudar muito. Além disso, a ferramenta possibilita que você deixe seus projetos em kanban, lista de tarefas, cronograma ou como você bem entender. Coisas que outros gerenciadores não permitem. Outro ponto interessante é que muitas das ferramentas e softwares que vamos indicar nessa lista, possuem automações bem práticas utilizando o Zapier – calma, a gente já te conta mais sobre isso.

Outras ótimas alternativas:
  • JIRA
  • Swit.io
  • Trello

Prototipagem

Esse é o momento de tirar as ideias do papel. Essa talvez seja a lista mais extensa de ferramentas. Temos ótimas opções no mercado, mas tem uma que ganhou nossos corações. Mas lembre-se, escolha a que atende melhor às suas necessidades.

A escolha do Papo de Produto – Figma

Ele foi apelidado como Google Docs dos designers por rodar 100% no seu navegador. Além disso, ele é uma ótima ferramenta de colaboração. Algumas pessoas já testaram com até 40 designers simultaneamente. Recomendamos pela praticidade e facilidade. Sem contar que empresas como Twitter, Airbnb e Microsoft estão aderindo a ferramenta. Separamos um vídeo sobre o case do Airbnb:

Outras ótimas alternativas:
  • Invision
  • Adobe XD
  • Proto.io
  • Sketch (apenas para Mac)
  • Balsamiq
  • Axure

Analytics e User insights

Ter uma boa intuição é ótimo, mas sem análises precisas, as chances de sucesso do seu produto diminuem drasticamente. Nesse tópico, não escolhemos apenas uma ferramenta, listamos algumas das preferidas entre os Product Managers.

Por exemplo, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita e básica para rastrear suas métricas on-line, mas se você quiser maior detalhamento, recomendamos o Mixpanel, onde você pode acompanhar as interações do usuário e até executar testes A/B. O ideal é que você pesquise mais a fundo quais ferramentas são ideias para a sua realidade. Confira a nossa lista abaixo.

Google Analytics: essa é a ferramenta mais importante do seu site. O Analytics vai te ajudar a descobrir de onde vem o tráfego e o que as pessoas estão fazendo no seu site. Porém, ela dificilmente vai te dizer como os seus clientes estão utilizando de fato o seu produto.

GoodData: é uma plataforma incorporada de BI e análise de dados que fornece análises rápidas, confiáveis ​​e fáceis de usar. Ela vai te ajudar a definir clusters de usuários e entender comportamentos com base nos dados gerados.

Mixpanel: é utilizada para acompanhar o engajamento em seu site para celular medindo e acompanhando as ações dos usuários. O Mixpanel, das três citadas, é a que vai te dar um pouco mais de transparência sobre esta jornada do usuário e os pontos que mais geram fricção.

Firebase: essa é uma ferramenta muito completa e vale a pena conhecer. Uma funcionalidade muito importante é o banco de dados que sincroniza os dados com os dispositivos em tempo real.

Airtableé um banco de dados de planilhas que facilita que as equipes organizem seu fluxo de trabalho. Uma dica muito valiosa!

Excel: uma das ferramentas mais importantes para administrar, compartilhar e analisar dados.

Google Sheets: Possui quase todas as funções do Excel, mas tem o benefício de salvar automaticamente no drive e ser compartilhada em tempo real com qualquer pessoa.

Google Optimizeé uma ferramenta essencial para potencializar as conversões do seu site.Ela permite que sejam feitos testes contínuos com diferentes combinações de elementos do site, auxiliando no aumento das taxas de conversão de visitantes e na satisfação geral.

Hotjar: é uma ferramenta que te permite instalar os famosos mapas de calor que mostram visualmente como o visitante se comporta dentro do seu site e quais pontos merecem atenção. Assim, fica mais fácil compreender as interações dos usuários com as páginas, que embasam a tomada de decisões não só sobre o produto, mas também sobre o marketing da empresa e as estratégias do negócio.

CrazyEgg: as funcionalidades são bem semelhantes as do hotjar, seu principal benefício é que a ferramenta permite testes A/B. Mas a como parte ruim é que ela totalmente paga.

Optimizely: use o Optimizely para testar A / B suas páginas de destino e site. Você pode editar facilmente cores, imagens e texto. Agende testes e implante imediatamente a solução vencedora.

Comunicação entre os times

Nessa lista, também não escolhemos apenas uma ferramenta, todas podem ser muito úteis  para a sua equipe. O Asana e Figma, citadas nos tópicos anteriores, são ótimas ferramentas para estimular a colaboração entre os times.

Slack: é uma plataforma incrível de comunicação interna para sua empresa, abrangente e com funcionalidades que lembram um chat e que também faz chamadas em vídeo,  porém com muito mais capacidade de customização e interação entre os participantes, além de comandos ágeis e da facilidade para compartilhar os mais diversos tipos de arquivos.

Discord: é uma ótima maneira de conversar com o seu time e amigos com facilidade por voz, vídeo e texto.

Calendly: você pode compartilhar o seu calendário e permitir o agendamento de reuniões de forma simplificada.

E para finalizar, gostaríamos de sugerir que vocês conhecessem o Zapier. Uma ferramenta incrível que faz integrações entre diversas dessas ferramentas que citamos. Com essas integrações você poderá unir seus processos e ganhar muito tempo. Esperamos que essas ferramentas te ajudem a otimizar seus processos e a construir produtos melhores.

Aliás, uma dica final sobre o Zapier. Muito do trabalho do PM é prototipar e testar, antes de correr com o desenvolvimento de soluções. O Zapier é aquela ferramenta que vai integrar outras duas ferramentas e prover dados sem a utilização de hard coding. Recomendamos muito para se esquivar daquele top-down do stakeholder, que não faz qualquer sentido pro usuário, mas precisa ser testado!

Espero que tenham curtido essas dicas de ferramentas e não se esqueçam de ouvir os episódios do Papo de Produto. Toda semana trazemos profissionais que estão fazendo acontecer em produtos no Brasil e no mundo.

Escrito por Papo de Produto


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