Vale a pena fazer um MBA em gestão de produtos? - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

8 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Embora técnica e experiência sejam valorizadas em qualquer lugar, algumas empresas ainda preferem profissionais com certificações e titulações na área de produtos.

Educação e carreira são dois dos pilares mais importantes da vida e, por isso, decisões que impactem nessas jornadas nunca são fáceis de tomar. O comprometimento é grande e há muitas variáveis envolvidas: tempo empreendido, qualidade do corpo docente, conteúdo oferecido, interações com professores e outros alunos, flexibilidade, qualidade do material e, claro, o investimento!

Com o constante crescimento da área de Product Management, é natural que as pessoas busquem maneiras de se destacar e se preparar para as demandas de quem contrata.

Analisando as vagas de Produto no ano passado, vimos que muitas empresas colocam a graduação como pré-requisito para entrar na área de gestão de produto. As mais comuns são nas áreas de tecnologia, engenharia e marketing. Contudo, isso pode variar de acordo com a necessidade do time: alguns contextos precisam de Product Managers mais técnicos, com formação em sistemas ou dados; em outros, o conhecimento pode ser voltado para negócios ou até mesmo em áreas bem específicas. Por exemplo: uma empresa farmacêutica pode precisar de um Gerente de Produto que seja Biomédico, se for um time focado nesse ramo de entrega de valor. A necessidade do produto e a estratégia da área de negócios influenciam muito essa escolha.

Já em relação a pós-graduações, temos visto pouquíssimas vagas colocarem como requisito, mas em algumas já aparece como desejável ou diferencial.

Qual a diferença entre Pós e MBA?

Para responder essa pergunta, é importante ampliar o comparativo e entender que existem duas modalidades de cursos de pós-graduação no Brasil: stricto sensu (do latim, sentido restrito) e lato sensu (do latim, sentido amplo), muitas vezes chamado de especialização.

MBAEspecializaçãoStricto Sensu
AbrangênciaModalidade de pós-graduação lato sensu.Pós-graduação lato sensu.Mestrado ou Doutorado
FocoGestão e negóciosÁrea específica de conhecimentoPesquisa científica e acadêmica
Duração12 a 24 meses, com 360 horas ou mais de aula.12 a 24 meses, com 360 horas ou mais de aula.Mestrado: 2 a 4 anos.Doutorado: 4 a 6 anos.
ObjetivoDesenvolver habilidades gerenciais e de liderança.Aperfeiçoar conhecimentos e habilidades profissionais.Formar cientistas, pesquisadores ou professores universitários.

O MBA (Master Business Administration) não deixa de ser uma especialização, porém sempre com foco em negócios. É indicado para líderes ou gestores em formação ou com a carreira consolidada.

A Pós-graduação ou Especialização, sendo um grupo que engloba também os MBA, é geralmente um aprofundamento em alguma área específica, sendo ou não ligada a negócios ou administração. É indicado para pessoas que queiram aprofundar em uma área específica e focar sua atuação no mercado de trabalho.

E os “cursos livres”?

Os cursos que não são regulados pelo MEC (Ministério da Educação) são chamados de “cursos livres” e, portanto, não têm pré-requisitos acadêmicos, como a necessidade de ter concluído uma graduação.

É difícil estabelecer um comparativo entre cursos livres e pós-graduações, porque os temas, objetivos e durações podem variar muito.

Um exemplo de cursos livres focados em aperfeiçoamento profissional são as formações da PM3.

As formações possuem uma duração estimada entre 40 a 80 horas de dedicação e, por não terem aulas “ao vivo”, podem ser concluídas no seu próprio ritmo, conforme sua disponibilidade de tempo.

Qual a diferença entre as formações da PM3, a Pós-Graduação da PM3 e um MBA?

Para ajudar no comparativo, fizemos uma tabela com as principais diferenças. Na coluna do MBA, consideramos 3 cursos disponíveis no mercado, com programas bem similares.

Curso de Product ManagementPós Tech Digital Product Management FIAP + PM3MBA
Aulas ao vivo
Turma sincronizada nas mesmas matérias
Estudar “on demand” (no próprio ritmo)
Estratégia de Negócios e Produto
Cultura de Produto e Inovação
Pesquisa
Experimentação
Priorização
Métricas e técnicas de análise
Especificação de Requisitos
Metodologias Ágeis e Delivery
Estratégias de Go-to-Market
Comunidade exclusiva
Estudos de Caso
Entrevistas com especialistas do mercado
Dedicação80 horas360 horas360 horas

Posso perder uma vaga se eu não tiver uma especialização?

Não necessariamente! Tanto a pós quanto o MBA podem ser um diferencial no seu currículo. São cursos que têm peso no mercado, principalmente em empresas mais tradicionais, porém não costuma ser um pré-requisito.

A Pós e o MBA exigem um investimento maior, tanto financeiro quanto de tempo para conclusão. Para quem não está nesse momento de vida, um curso livre como o Curso de Product Management da PM3 já vai agregar bastante conhecimento e acelerar a sua carreira de produto a curto prazo. É um certificado visto como diferencial para muitas empresas, por ser uma escola referência para quem atua diretamente no Produto.

Também é comum algumas empresas maiores, especialmente em fase de Transformação Digital (ou Aceleração Digital), exigirem certificações com foco em Scrum e projetos ágeis, como as famosas CSPO e PSPO para Product Owners.

Conhecimento nunca é demais, então, sempre que puder, invista em você! Existem diversas formas de evoluir na sua carreira em produtos, com muito conteúdo gratuito disponível. Se você chegou até aqui, é porque não parou de estudar, e nem pode! As coisas evoluem rapidamente, e você precisa prestar muita atenção às novidades do mercado!

Quais os melhores canais para estudar e evoluir na carreira de produto?

Ler nunca saiu da moda. 

Veja a nossa lista de 4 livros essenciais que todo produteiro deveria ler. Se você não se acostumou com o hábito da leitura ou não tem tempo, também pode optar por audiobooks. Você pode ouvir na academia, dirigindo, cozinhando ou no seu horário de preferência. 

Podcasts

Para você favoritar na sua playlist:

Você também pode se manter atualizado(a) através do Medium e outros blogs. Siga a PM3 nas redes sociais e receba sempre os melhores conteúdos e novidades de gestão de produtos.

Conte com a PM3 para te guiar e preparar para as novas demandas do mercado de Produto!

Se você quer se preparar cada vez mais para as novas demandas no mercado de Produto, o Curso de Product Management da PM3 traz todas as melhores práticas e experiência de 17 dos instrutores mais renomados da área, onde eles mostram os erros e acertos em seus cases reais nas maiores empresas de tecnologia do Brasil e do mundo. Confira alguns dos benefícios de estudar Product Management com a PM3:

  • Você tem um certificado de peso, reconhecido como referência nacional da área, pedido em várias vagas como pré requisito e diferencial competitivo,
  • Você aprende com os melhores profissionais do mercado,
  • Você verá cases reais das maiores empresas de tecnologia nacionais e internacionais como OLX, Nubank, Booking.com, iFood, Creditas, Grupo ZAP, entre outras. Assim, te dando propriedade e contexto brasileiro de mercado.
  • Com acesso 100% online e 24/7, você anota e estuda tudo no seu próprio tempo e lugar, em +40 horas de conteúdo rico,
  • Conte com um material de apoio selecionado e aprofundado, em diversos formatos (livros, artigos, podcasts, vídeos) para estudar,

Participe de uma comunidade de +4000 alunos e instrutores para tirar dúvidas, achar vagas, compartilhar cases e fazer networking.