Método 5W1S1H: facilitando a comunicação com a área de Dados
Giovanna Nogueira

Giovanna Nogueira

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Panorama do Mercado de Produto

Você já passou pela situação de pedir um dado ou uma informação para outro time e, no momento no qual te entregam, você percebe que a informação não resolve o seu problema ou não parece completa? É muito comum termos dificuldade no momento de requisitar dados, por inúmeros fatores: falta de clareza no objetivo, pouco alinhamento entre quem pediu e quem está fazendo a análise ou pouca ciência de onde essa análise será usada.

Esse texto tem o objetivo de te ajudar a mitigar esses riscos 2 dois métodos simples, que possivelmente você já usa no dia a dia, mas que são muito poderosos: o 5W1H e a Matriz CSD. Unindo os dois teremos o 5W1S1H. Vamos lá?

Método 5W1H

Para começar, vamos relembrar o que é o 5W1H. O método foi cunhado pelo Rudyard Kipling, lá em 1902 e hoje é usado em múltiplos cenários. Mas sua base continua sempre a mesma, 6 perguntas importantes para dar mais contexto à alguém sobre um cenário. São elas:

  • What? (o que?): sua resposta deve descrever a situação ou o problema que será abordado nos demais. Quando possível, o ‘que’ pode também expressar o objetivo geral para com a conversa, projeto ou solução;
  • Who? (quem?): você pode incluir aqui quem descobriu o problema, quem está envolvido nele, quem sofre com ele e/ou quem se beneficiará da solução;
  • Where? (onde?): na sua comunicação é importante que indique exatamente onde está o problema ou situação. Caso caiba no cenário, pode conter o onde será entregue a solução ou onde se quer investigar mais;
  • When? (quando?): talvez seja um dos mais complicados de responder mas é interessante pensar em prazos, em datas. Pode-se complementar a informação com quando foi descoberto o problema ou até mesmo duração prevista para a solução;
  • Why? (por que?): o mais importante dos ‘W’. Nesse ponto é importante explicar todo as motivações e objetivos por detrás da solução, investigação ou problema;
  • How? (como?): para finalizar, sua resposta aqui deve explicar o como a ação esperada deve ser feita. Quanto mais claro você for, mais fácil o alinhamento.

Entendendo essas perguntas fica claro porque elas são tão usadas. Elas te ajudam a organizar o pensamento e estruturar de forma clara o que você quer comunicar, por isso elas podem ser usadas em um momento de brainstorming, de investigação e até desenho de solução.

5W1S1H: 5W1H, Matriz CSD e dados

Em um momento de requisição de dados, pode ser que você ainda tenha mais suposições e dúvidas do que certezas, certo? Então pode ser um pouco mais complexo de responder todas as 6 questões, exatamente como foi se propõe o método.

Depois de reunir a equipe e conduzir uma sessão de CSD mude um pouco as perguntas antes de responder:

  • O que você gostaria de responder? Quais são as suas suposições ou dúvidas que você quer transformar em certezas com essa análise? Deixe isso claro na sua resposta, trazendo o máximo de contexto possível para quem vai realizar a coleta e análise dos dados;
  • Por que você quer essa resposta? Quais são seus objetivos e motivações? Trazendo esse ponto, você consegue deixar mais claro o motivo da investigação;
  • Qual o impacto deste trabalho? Sabemos que priorização é algo complicado e necessário para quem trabalha com produto, então nesse ponto você deve defender a sua requisição e iniciativa, de forma a ajudar a priorização do time;
  • De onde posso obter os dados? Essa pergunta é opcional. Caso você saiba, você pode acrescentar essa informação de onde os dados podem ser coletados, ajudando o trabalho do time;
  • Como a análise de dados será usada? Serão feitas novas análises na base segmentada? Existe alguma informação que não pode ficar de fora? Aqui é o momento de detalhar exatamente como será usada a análise para alinhar essa coleta e exposição de informações. Quanto mais claro o “como”, menor a chance de erros na entrega;
  • Quem é o usuário final desses dados? Cada pessoa consome dados de uma forma e tem experiência diferente com eles, então nesse ponto é interessante sinalizar quem serão as pessoas que terão acesso a informação para que ela seja disponibilizada de uma forma fácil para o consumo, respeitando as regras de sigilo de dados;
  • Quando é o período relevante? Muitas vezes a amostragem de dados é muito extensa, então é interessante (caso tenha) colocar um período mais relevante para análise dos dados.

Concluindo

Com as respostas para essas 7 perguntas, você com certeza estará mais preparado para fazer uma requisição de dados, e até mesmo uma requisição para time de Engenharia.

Isso mesmo, você não leu errado. O método 5W1S1H pode te ajudar também a especificar tagueamento de um produto, por exemplo.

Para ilustrar um pouco mais e te ajudar no dia a dia, construímos um template dessa ferramenta, que você pode baixar para usar à vontade na sua empresa:

método 5W1S1H

Para visualizar detalhes e copiar o modelo para edição, basta clicar aqui.

Para finalizar, fica aqui um lembrete: frameworks e métodos são muito úteis, mas lembre-se que eles não são perfeitos. Então, adapte tudo ao seu contexto, da forma que for mais útil e eficiente para você e sua equipe.

Se quiser mais frameworks para te inspirar e ajudar no dia a dia, acesse o nosso Guia de Frameworks para Product Managers!

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