Método 5W1S1H: facilitando a comunicação com a área de Dados
Giovanna Nogueira

Giovanna Nogueira

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Você já passou pela situação de pedir um dado ou uma informação para outro time e, no momento no qual te entregam, você percebe que a informação não resolve o seu problema ou não parece completa? É muito comum termos dificuldade no momento de requisitar dados, por inúmeros fatores: falta de clareza no objetivo, pouco alinhamento entre quem pediu e quem está fazendo a análise ou pouca ciência de onde essa análise será usada.

Esse texto tem o objetivo de te ajudar a mitigar esses riscos 2 dois métodos simples, que possivelmente você já usa no dia a dia, mas que são muito poderosos: o 5W1H e a Matriz CSD. Unindo os dois teremos o 5W1S1H. Vamos lá?

Método 5W1H

Para começar, vamos relembrar o que é o 5W1H. O método foi cunhado pelo Rudyard Kipling, lá em 1902 e hoje é usado em múltiplos cenários. Mas sua base continua sempre a mesma, 6 perguntas importantes para dar mais contexto à alguém sobre um cenário. São elas:

  • What? (o que?): sua resposta deve descrever a situação ou o problema que será abordado nos demais. Quando possível, o ‘que’ pode também expressar o objetivo geral para com a conversa, projeto ou solução;
  • Who? (quem?): você pode incluir aqui quem descobriu o problema, quem está envolvido nele, quem sofre com ele e/ou quem se beneficiará da solução;
  • Where? (onde?): na sua comunicação é importante que indique exatamente onde está o problema ou situação. Caso caiba no cenário, pode conter o onde será entregue a solução ou onde se quer investigar mais;
  • When? (quando?): talvez seja um dos mais complicados de responder mas é interessante pensar em prazos, em datas. Pode-se complementar a informação com quando foi descoberto o problema ou até mesmo duração prevista para a solução;
  • Why? (por que?): o mais importante dos ‘W’. Nesse ponto é importante explicar todo as motivações e objetivos por detrás da solução, investigação ou problema;
  • How? (como?): para finalizar, sua resposta aqui deve explicar o como a ação esperada deve ser feita. Quanto mais claro você for, mais fácil o alinhamento.

Entendendo essas perguntas fica claro porque elas são tão usadas. Elas te ajudam a organizar o pensamento e estruturar de forma clara o que você quer comunicar, por isso elas podem ser usadas em um momento de brainstorming, de investigação e até desenho de solução.

5W1S1H: 5W1H, Matriz CSD e dados

Em um momento de requisição de dados, pode ser que você ainda tenha mais suposições e dúvidas do que certezas, certo? Então pode ser um pouco mais complexo de responder todas as 6 questões, exatamente como foi se propõe o método.

Depois de reunir a equipe e conduzir uma sessão de CSD mude um pouco as perguntas antes de responder:

  • O que você gostaria de responder? Quais são as suas suposições ou dúvidas que você quer transformar em certezas com essa análise? Deixe isso claro na sua resposta, trazendo o máximo de contexto possível para quem vai realizar a coleta e análise dos dados;
  • Por que você quer essa resposta? Quais são seus objetivos e motivações? Trazendo esse ponto, você consegue deixar mais claro o motivo da investigação;
  • Qual o impacto deste trabalho? Sabemos que priorização é algo complicado e necessário para quem trabalha com produto, então nesse ponto você deve defender a sua requisição e iniciativa, de forma a ajudar a priorização do time;
  • De onde posso obter os dados? Essa pergunta é opcional. Caso você saiba, você pode acrescentar essa informação de onde os dados podem ser coletados, ajudando o trabalho do time;
  • Como a análise de dados será usada? Serão feitas novas análises na base segmentada? Existe alguma informação que não pode ficar de fora? Aqui é o momento de detalhar exatamente como será usada a análise para alinhar essa coleta e exposição de informações. Quanto mais claro o “como”, menor a chance de erros na entrega;
  • Quem é o usuário final desses dados? Cada pessoa consome dados de uma forma e tem experiência diferente com eles, então nesse ponto é interessante sinalizar quem serão as pessoas que terão acesso a informação para que ela seja disponibilizada de uma forma fácil para o consumo, respeitando as regras de sigilo de dados;
  • Quando é o período relevante? Muitas vezes a amostragem de dados é muito extensa, então é interessante (caso tenha) colocar um período mais relevante para análise dos dados.

Concluindo

Com as respostas para essas 7 perguntas, você com certeza estará mais preparado para fazer uma requisição de dados, e até mesmo uma requisição para time de Engenharia.

Isso mesmo, você não leu errado. O método 5W1S1H pode te ajudar também a especificar tagueamento de um produto, por exemplo.

Para ilustrar um pouco mais e te ajudar no dia a dia, construímos um template dessa ferramenta, que você pode baixar para usar à vontade na sua empresa:

método 5W1S1H

Para visualizar detalhes e copiar o modelo para edição, basta clicar aqui.

Para finalizar, fica aqui um lembrete: frameworks e métodos são muito úteis, mas lembre-se que eles não são perfeitos. Então, adapte tudo ao seu contexto, da forma que for mais útil e eficiente para você e sua equipe.

Se quiser mais frameworks para te inspirar e ajudar no dia a dia, acesse o nosso Guia de Frameworks para Product Managers!

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