O PM modo de guerra - Como gerir um produto em tempos de crise - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

6 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Agora em Abril nós tivemos uma live com o tema “Impacto do COVID-19 na estratégia de produto” com 3 grandes profissionais em produto e growth. A primeira é a Maria Luísa Cantadori que, além de ser instrutora da PM3 no nosso curso de Product Management, tem uma história de muito sucesso em diversas empresas, sendo a última delas a fintech de crescimento super acelerado Creditas. Além da Malu, trouxemos dois convidados, do fundo de investimentos em startups Kaszek, o Andy Young e a Julia Averbuck.

Uma das principais recomendações desta live foi a de que todoo o Product Manager neste momento precisam entrar em “modo de guerra”. Ao nos tornarmos “war-mode PMs”, nosso foco passa a ser o de enfrentar um desafio de cada vez, priorizando, gerindo e definindo o caminho que os nossos produtos devem seguir em tempos sem precedentes como o desta crise do COVID-19. Abaixo fizemos um apanhado geral do que foi discutido e algumas dicas para você aplicar no dia a dia.

Escolha suas batalhas e foque no que importa

O mais importante agora é passar por essa crise da melhor forma possível. Isso significa que o foco agora tem que estar na principal revenue stream da sua empresa hoje. Não é um momento para focar em novos produtos ou planos de expansão. Garanta que a “vaca leiteira” continua produzindo o que a sua empresa precisa.

Como PM, entenda esse novo foco da sua empresa e o impacto que ela tem no seu produto. Qual o principal problema que precisa ser resolvido no seu produto para que ele se mantenha rentável? Quais são as métricas indicativas desse problema? Taxa de conversão, churnFoque todos os seus esforços em atuar nessas métricas.

Se você é PM de uma iniciativa que foi despriorizada neste momento, pense em formas de contribuir para a empresa como um todo:

  • algum outro PM está sobrecarregado e você poderia dar uma ajuda?
  • Tem algum escopo que faz sentido dividir? 
  • Existe alguma grande iniciativa que pode ajudar a sua empresa a sair dessa crise mais forte? 

Segue uma metáfora bacana usada pelo Andy na live: até agora, nós PMs estávamos construindo o avião enquanto ele já estava no ar. Pense que agora esse avião finalmente pousou, e nós podemos parar e fazer aquelas manutenções super importantes que vão nos fazer voar mais alto e mais rápido. Quais são essas manutenções? Uma boa dica é pensar em processos e produtos internos que foram constantemente despriorizados. Talvez seja a hora de olhar para esses processos com mais calma e focar em automatizações. 

Menos discovery, mais entrega

Por ser uma crise sem precedentes, você vai ter que agir de forma diferente. Neste momento vai ser muito difícil você continuar a investigação mais aprofundada de algum problema que você estava tendo. Aqui o produto vai contar muito com o feedback dos times internos para resolver algum problema específico. Para fazer o negócio andar vale tudo: dados dos times, experiência prévia dos fundadores/stakeholders etc. 

Os times vão ter que focar em entregar o mais rápido possível e este momento tem que ser muito bem gerido, para que também não seja uma chuva de top-downs. Por isso, é essencial garantir uma comunicação constante com todo o time de produto e stakeholders relevantes, deixando explícito o porquê das decisões e prioridades deste momento. 

Ouça a liderança e compartilhe com o time

Se você estiver em qualquer nível hierárquico dentro da cadeia na tomada de decisão, tenha uma comunicação aberta e transparente com a liderança. Eles serão as suas fontes de informação mais confiáveis neste momento de crise – muito provavelmente são as pessoas com mais dados sobre a saúde do negócio e das métricas que estão impactando todo o produto.

Por isso, abra esta comunicação e a desdobre constantemente para o time, para que todos estejam em altíssima sintonia e consigam dar inputs sobre qual caminho seguir e quais soluções a serem aplicadas. 

Ciclos rápidos

Lembra da época em que uma sprint demorava 15 dias? Esqueça. Dependendo do contexto do seu time, e por estarmos vivenciando uma crise inédita, a resposta dos times deve ser a mais rápida possível. O “war-mode PM” deve ser ativado aqui, entregando rápido e mensurando os resultados rápido, pra entender se de fato os ponteiros estão mudando (com foco total na sustentabilidade financeira de seu produto). 

Se você está em uma das frentes de manutenção (aproveitando pra consertar aquelas partes do “avião” que mencionamos anteriormente), a duração do seu ciclo de desenvolvimento não necessariamente precisa ser alterada, mas o “war-mode” se mantém para o seu time. Manter a máquina de receita girando agora é essencial para sobreviver à crise, mas construir as fundações do seu core para o longo prazo é essencial para prosperar e se diferenciar como produto no pós-crise. 

Foque em coisas perenes

Já vi acontecer em inúmeras empresas durante a crise do COVID-19 – novas leis ou medidas provisórias que são aprovadas para combater a crise que acabam prejudicando qualquer plano/roadmap de uma equipe ou de uma empresa inteira. Esteja preparado para isso e procure montar o seu plano de ação dos próximos meses muito focado em coisas que não devem mudar mesmo na crise.

Lançar novas coisas agora pode ser mais complicado

Como você já deve ter notado muitos negócios estão com as métricas prejudicadas e o mesmo vale para você que quer lançar algo novo. A sua expectativa não deve ser a mesma do que você está acostumado. Vi muitos dados sobre isso recentemente, se você tem algum produto ou funcionalidade relacionada a vídeo no momento, ou se ajuda as pessoas a colaborarem remotamente, sucesso. Mas a maioria das outras categorias não estão tendo bons resultados. O tráfego pode até chegar, mas a compra/adesão não é como estava sendo antes.

Dito isto, lançar novos produtos ou funcionalidades vai ser muito diferente nesse momento. Pode ser difícil, mas acho que muitas oportunidades estão abertas neste momento. Entendemos que o comportamento do usuário pode mudar pós-crise, mas talvez alguns lançamentos forcem que as mudanças não sejam assim tão drásticas depois que tudo isso passar, como por exemplo telemedicina, prescrição eletrônica, delivery de itens até então não solicitados. 

Você pode não ser tão produtivo quanto normalmente é

Sabemos que a nossa rotina mudou completamente e com isso a nossa produtividade pode ser impactada – tanto para o bem quanto para o mal. Por outro lado algumas pessoas podem estar com uma sanidade mental prejudicada devido a situação em que vivemos e precisam de um break. Portanto tenha empatia com você mesmo nesse momento e, principalmente, com os outros. 

Manter a comunicação com o seu gestor, pares e time é chave neste momento. 

Se você ficou interessado em saber mais, assista essa live na íntegra.

Mais conteúdos par te ajudar a ser um(a) PM melhor: