PM3 + Luizalabs - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

3 minutos de leitura

Por Ana Gabriela De Callis

Na última Quinta-Feira (06.06) marcamos presença em um Workshop para todos os POs da aliança plataforma multicanal do Luizalabs, laboratório de inovação do Magazine Luiza, que hoje já conta com mais de 500 funcionários.

Durante o bate papo dois de nossos fundadores, Dan Printes e Marcell Almeida falaram sobre as principais características de um PM. O Workshop começou com Dan explicando sobre o Golden Circle (por que, como, o que) e como um PM deve trabalhar com empatia e propósito para retirar impedimentos de todo o time.

Dan também focou nas métricas do negócio e do produto, e lembrou que o que não é possível ser medido, não pode ser melhorado, uma famosa fala de Peter Drucker que nunca foi tão certeira quanto no universo de produto.

Depois foi a vez do Marcell falar para os POs e PMs sobre cultura de dados. Aqui sabemos que se o papel de BI é responder perguntas complexas, a abordagem tradicional de trabalho não vai funcionar muito bem. Nessa visão o processo é: coleta de dados, geração de relatórios e envio para o tomador de decisão.

O papel de todo o time de produto é transformar dados em insights e ações, na prática é preciso partir de uma hipótese e participar de todo o processo de decisão. Dados devem empoderar cada vez mais outras áreas e pessoas a gerarem hipóteses, explorarem dados e tomarem decisões de produto.

Por fim foi discutido muito sobre o processo de discovery e como conseguir fazer toda a equipe focar em descobrir os problemas antes de entregar a solução (aprenda mais com o curso de Product Discovery da PM3). Lembrando que essa é uma etapa onde UX e PM precisam trabalhar como pares, aqui eles exploram um problema, validam uma solução e testam com os usuários.

Foi uma tarde incrível e cheia de compartilhamento de conhecimentos, um super agradecimento para o pessoal do Luizalabs, nossos alunos que fazem parte do time de POs da plataforma multicanal de lá e todos os outros profissionais que dividiram o tempo com a gente.

A pergunta deixada para a turma vai ser a mesma deixada aqui para você: como você pode validar ou invalidar a hipótese mais arriscada do seu produto o mais rápido possível? Quer se aprofundar no mundo do gerenciamento de produtos? Aproveite o melhor curso online para PMs do Brasil.

Curso online de Product Discovery

Estude com a gente no nossocurso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 30 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: