Raio-X da Liderança de Produto em 2021 - Cursos PM3
Marcela Santana

Marcela Santana

13 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Buscando sempre trazer assuntos que mostrem o quanto é importante equipar nosso times para que eles possam entregar valor aos nosso clientes, traduzimos uma pesquisa quentinha realizada pela Pendo em parceria com a Product Collective, que traça o perfil esperado para as lideranças de produto em 2021.

Nesse texto você vai entender o que gerentes de produto precisam e esperam para conseguirem manter-se firmes e enfrentar esse cenário de incertezas pelo qual estamos passando e ainda construir produtos valiosos.

Boa leitura!


Todos os anos a Pendo e a Product Collective buscam medir a febre da indústria de produtos e examinar a evolução da função de gerente de produto (PM). Tudo mudou muito desde o último lançamento de The State of Product Leadership, e o gerenciamento de produtos também. As mudanças para o mundo digital aceleraram significativamente, colocando os líderes de produtos à frente da tomada de decisões de negócios.

Em seu quarto ano, a pesquisa e a análise de 2021 focam em estratégias que revelam como os líderes de produto podem ficar no topo, considerando esse momento de rápidas e intensas transformações. A pesquisa foi realizada com profissionais de produtos nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha, e revelou sete grandes descobertas. Alguns insights parecem muito óbvios, mas alguns mostram um momento único em que os líderes de produto se encontram – e como podem tirar o máximo proveito disso.

Panorama Geral

O mercado mundial está passando por uma veloz transformação digital e as apostas são maiores do que nunca. As empresas estão cruzando um abismo entre o presente e o futuro, por conta da aceleração dos cronogramas. O sucesso ou o fracasso depende inteiramente do nosso discernimento sobre o que são boas ou más estratégias a serem seguidas.

Dada a velocidade com que estamos nos movendo e a exaustão que muitos de nós estão sentindo, um dos maiores desafios é mitigar riscos. Como podemos ir na direção certa e manter nossa saúde e sanidade? Como responsável por transformar insights em valor, a função de líder de produto nunca foi tão importante. A pesquisa sintetizada neste material mostra como capacitar esse papel.

Todos os anos o estudo tenta entender melhor a área de gestão de produtos e a evolução da função de PM, com base na experiência de profissionais de diferentes empresas ao redor do mundo. Os resultados nos permitem abrir o diálogo sobre a questão em nossa comunidade.

Perfil dos participantes

Em dezembro de 2020, entrevistamos 600 gerentes de produto e executivos que trabalham principalmente para empresas de software B2B e empresas tradicionais nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha.

Principais descobertas

Descoberta 1: Responsáveis pela transformação digital

Embora a transformação digital seja um esforço do time, o líder do produto é quem guia a direção.

Os líderes de produto estão na vanguarda da transformação digital, com dois terços dos entrevistados concordando que os times de produto e P&D são responsáveis por esses esforços. Independentemente do tamanho da empresa, os resultados da pesquisa mostram que as equipes de produto e de P&D são vistos como os principais responsáveis, com 66% do total de respostas, seguido pelos executivos com 30% e pelos times de vendas e marketing com 26%. Nas empresas com maior faturamento anual, percebe-se um nível ainda maior de responsabilidade por parte dos times de produto.

Apesar de os gerentes de produtos virem de diferentes áreas, a tendência é que eles melhorem as habilidades técnicas. Esse perfil se mostra em crescimento desde 2019.

Descoberta 2: Conectando produto e receita

O conhecimento do produto é essencial para resultados de receita a curto e longo prazo.

As organizações de produtos são altamente multifuncionais, com equipes sendo responsáveis ​​por diferentes funções dentro da empresa. Mesmo com uma função bem definida em torno da visão/estratégia de produto e transformação digital, os líderes de produto atuam em funções de negócios que variam de design/UX a marketing, vendas e suporte ao cliente.

Dada essa amplitude de envolvimento e experiência, as empresas estão se voltando para a liderança com maior responsabilidade pela receita, essa visão foi impulsionada pelos grandes momentos de incertezas que temos vivido, como por exemplo a pandemia. Apostar no modelo de experiência liderado pelo produto é mais crítico do que nunca para a sobrevivência e longevidade de uma empresa.

Na pesquisa de 2021, 18% dos entrevistados relataram que são responsáveis ​​pela receita, enquanto 60% disseram que são aprovadores ​​ou consultados. Em paralelo, 14% dos líderes de produto compartilharam que são responsáveis ​​pela inteligência competitiva e 57% que são aprovadores ​​ou consultados.

Este é um aumento considerável em relação ao ano passado , onde somente 6% dos líderes de produto relataram que eram responsáveis ​​pelas metas de receita e 4% disseram que eram responsáveis ​​pela inteligência competitiva.

Com um foco central na visão/estratégia do produto e na transformação digital, os líderes de produto também se mostram cada vez mais responsáveis pela receita e inteligência competitiva, quando comparados com os resultados de 2020.

No que diz respeito às suas áreas de domínio, os líderes de produtos pontuam seu desempenho alto. Em todas as suas áreas de responsabilidade, eles se mostram comprometidos e demonstram um impulso para a realização e excelência.

Descoberta 3: Principais métricas de sucesso

A entrega é a principal métrica de sucesso para os líderes de produtos.

 Um dos maiores desafios com a transformação digital é medir o sucesso. Como as empresas podem medir o progresso e saber se estão prontas para o futuro?

Aos olhos dos líderes de produtos, o sucesso é o cumprimento de promessas. As organizações medem o sucesso do gerenciamento de produtos (aplicações voltadas para o cliente) e aplicações internas (voltadas para os funcionários) por entrega de produto/feature. Receita, adoção/utilização de produtos e adoção/utilização de features também são métricas importantes para as equipes de produtos.

Resumindo, os líderes de produto querem que seu trabalho seja útil e valorizado. A monetização vem em segundo lugar no cumprimento de promessas aos clientes e stakeholders.

Descoberta 4: A pressão da transformação digital

A transformação digital está aumentando a pressão sobre as equipes de produto.

As iniciativas de transformação digital são de alto risco, sem absolutamente nenhum espaço para erros. É compreensível que as equipes de produtos possam estar sentindo uma pressão extrema para atuar – especialmente em meio a uma crise humanitária global com consequências para a saúde mental. Tenha em mente que os líderes de produtos são especialistas técnicos altamente qualificados com uma ampla gama de conhecimentos interfuncionais.

Uma das perguntas que fizemos aos líderes de produtos na pesquisa deste ano foi o quão provável seria que eles recomendariam a um amigo seguir sua carreira. De uma pontuação (NPS) de -100 a 100, a pontuação média foi 9.

Indo mais a fundo, há uma grande variação ao se considerar o modelo de negócios: os produtos das empresas SaaS fizeram uma pontuação média de 17, mais alta do que os indivíduos em empresas tradicionais com ofertas digitais que pontuaram em 8 ou fornecedores de software local (desktop), que pontuaram em 5.

Os executivos também estavam mais propensos a relatar um maior nível de satisfação no trabalho do que os gerentes e os demais colaboradores. Em paralelo, a pontuação NPS foi mais alta (19) em empresas com receita de US$51 a US$100 milhões e mais baixa em empresas com receita acima de $1 bilhão (-6).

Analisando estas descobertas em relação às tendências observadas na descoberta 1, parece haver uma correlação entre a responsabilidade pela transformação digital e a satisfação no trabalho. Os líderes de produto em empresas com receita acima de $1 bilhão, que possuem mais responsabilidades, são também os menos felizes em suas funções. É possível que os profissionais de produto encontrem mais satisfação em empresas menores e que acabam a priorizando a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Descoberta 5: A satisfação no trabalho está ligada ao suporte operacional

Os líderes de produto com mais suporte operacional e maior responsabilidades na carreira relatam maior satisfação no trabalho.

Os líderes de produtos são mais felizes quando as empresas os capacitam e dão condições de realizar um bom trabalho. Nossa pesquisa encontrou uma correlação entre satisfação na carreira e responsabilidade – quanto mais propriedade eles tinham no trabalho, maior a probabilidade de recomendarem a carreira aos amigos. As pontuações NPS foram mais altas para os líderes de produto que eram responsáveis por um produto (18). Esta perspectiva reflete que os líderes de produto estão mais bem engajados para suportar pressão no trabalho quando eles têm autonomia em suas funções.

Além disso, os líderes de produtos estavam mais satisfeitos com seus trabalhos quando receberam amplo apoio no de equipes dedicadas. Os respondentes de empresas com uma equipe dedicada de Product Operations relataram as mais altas pontuações de NPS (21) em comparação aos demais.

Descoberta 6: O impacto das Product Operations

As equipes de operações de produtos ajudam os líderes de produtos a se alinharem mais de perto com as necessidades de seus clientes.

Empresas de todos os tamanhos possuem equipes de operações de produto, sendo mais provável que empresas maiores tenham esse nível de suporte elevado. Na pesquisa de 2021, 53% dos entrevistados relataram possuir uma equipe dedicada para Product Operations.

(Em comparação, 52% dos respondentes da pesquisa de 2020 relataram ter uma equipe dedicada).

As equipes de operações de produtos trabalham em conjunto com os líderes de produtos para apoiar a visão/estratégia do produto. Enquanto os líderes de produto estão focados em conectar os pontos para formar uma imagem de transformação digital coesa, são as equipes de operações de produto que estão trabalhando lado a lado com os clientes em tarefas relacionadas ao onboarding e a coleta de feedback.

Como trata-se de uma área em eminente crescimento, empresas que faturam mais normalmente possuem um time de Product Operations.

Descoberta 7: Melhorando a visão data driven

Há espaço para melhorar a visão orientada à dados.

Uma maneira de apoiar melhor as equipes de produtos é construir mais sistemas para feedbacks baseados em dados. Dentro de organizações lideradas por produtos, apenas 64% dos entrevistados relataram ter tomado decisões com base em dados e não em intuição. Em comparação, 71% dos respondentes de organizações lideradas pelo mercado relataram serem orientados mais pelos dados do que pela intuição.

Os respondentes de empresas tradicionais eram mais propensos a serem orientados por dados (75%) do que as empresas SaaS (60%). Uma razão possível para esta tendência é que as empresas maiores possuem acesso a sistemas sofisticados, com definição mais clara em torno de suas métricas de crescimento mais importantes.

Os líderes de produtos em todas as regiões pesquisadas tinham (aproximadamente) a mesma probabilidade de tomar decisões baseadas em dados. Isto sugere um campo competitivo relativamente igual para as empresas em todo o mundo. Nenhuma região parece ser um evidente “líder” ou “atrasado” em iniciativas de transformação digital impulsionadas por dados.

Recomendações

Recomendação 1: Reconhecer os aspectos práticos da transformação digital.

Agora, mais do que nunca, as empresas têm a responsabilidade de oferecer valor aos seus stakeholders. Toda organização está sob pressão para se adaptar às novas realidades do mundo digital-first que os clientes estão exigindo. Os líderes de produtos têm uma perspectiva única de como traduzir insights em valor, devido ao seu entendimento multifuncional. A liderança de produtos é essencial para dar vida às aspirações do movimento global de transformação digital.

Recomendação 2: Necessidades de suporte operacional.

Os líderes de produto são encarregados de responsabilidades sobre-humanas, com restrições e cronogramas. O autocuidado não se resume a fazer intervalos, dormir o suficiente ou descansar – trata-se de defender recursos mínimos para garantir que as equipes se mantenham capacitadas. As soluções virão tanto da tecnologia como do suporte operacional. A transformação digital é um sprint e uma maratona. A base firme é fundamental..

Recomendação 3: Descobrir porque as pessoas não estão felizes no trabalho.

Agora não é o momento de economizar, especialmente com o bem-estar dos colaboradores. Os líderes de produtos infelizes não serão capazes de dar o melhor de si. Estes indivíduos estão fazendo um trabalho duro, sob imensa pressão. Lembre-se de que 2022 – e o futuro – está próximo, e a satisfação no trabalho não é algo que se corrija por si só.


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