A metodologia Lean em Product Discovery - Cursos PM3
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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

“A metodologia Lean em Product Discovery”

Já se deparou com aquela situação na qual alguma liderança ou Stakeholders solicita uma adição/modificação no Produto e todo o time de Produto levanta sobrancelhas de dúvidas? Acredito que sim, aliás…quem nunca?

Bem, a resposta mais lógica nestes momentos deveria ser: “Parece-me uma boa ideia, mas talvez acho que valha um research e um Discovery para validarmos isso, que tal?” A palavra “Discovery” para alguns líderes pode gerar até calafrio (e não deveria). Porque eles acreditam que o processo pode ser demorado e daí perde-se o “timing” para lançar algo.

É por isso que neste texto nós queremos desmistificar a premissa de que desenvolver um bom “Product Discovery” é um processo demorado e como a metodologia Lean é a prova cabal de que há muitas técnicas disponíveis que vão te ajudar a descobrir se aquela “grande ideia”, realmente vai resolver uma dor do cliente e ajudar o negócio a prosperar. Mas antes de tudo…

O que é a metodologia LEAN e por que ela é tão importante para quem trabalha com Produto? 

Vamos falar um pouco de história. Com a revolução industrial, houve uma grande mudança na forma como as pessoas trabalham. Saindo do artesanato para linhas de produção. Neste modelo, a falta de padronização gerava bastante desperdício para as indústrias no começo do século. 

Frederick Taylor trouxe alguns princípios do método científico para administração de empresas e começou a padronizar a forma como as pessoas executavam suas tarefas. Em seu livro de 1910, intitulado “Princípios da Gestão Científica”, ele consolidou o método de otimização do trabalho, muito marcante para o século XX e sendo o modelo para outras linhas de produção. 

Este método influenciou muito os japoneses depois da Segunda Guerra Mundial – imaginem um país derrotado, tendo que reconstruir sua nação e com poucos recursos disponíveis. Taiichi Ohno, que foi bastante inspirado por Taylor, criou o que conhecemos como Toyotismo, uma metodologia para reduzir desperdícios. E assim vieram outras metodologias como Touch in Time e Kanban (sim, aquele quadro que você lista as suas tarefas vem daí!).

Nos 60 anos entre o momento pós II Guerra e o que entendemos hoje como gestão de Produtos Digitais, aconteceu a gestão Waterfall (cascata), no qual criamos um conceito e, ainda com pouco conhecimento e aprendizado, encaminhamos este conceito para design e desenvolvimento e, depois, para deploy. Quanto mais tempo demoramos para coletar feedback e aprender, maior o risco que estamos assumindo para o nosso Produto e empresa. 

Conforme os anos avançaram, em 2008 demos um salto evolutivo em desenvolvimento de Produtos com a publicação de Lean Startup do Eric Ries, o qual nos trouxe uma clara visão de como o trabalho foi otimizado durante este período e adaptando-se ao dinamismo do dia-a-dia das startups. 

Eric Ries resume a metodologia LEAN dentro de 3 blocos: medirconstruir e aprender. Pra ele:

–  É desperdício construir e não medir. Precisamos medir os resultados das features que colocamos no ar. 

– Apenas medir e não aprender também é desperdício. Temos que absorver as conclusões que tiramos das nossas métricas e aprender com elas.

–  Precisamos saber como utilizar nosso aprendizado para construir novos produtos. 

Como você pode perceber, hoje temos uma enorme evolução da maneira que desenvolvemos produtos durante o Waterfall, imagina durante a Revolução Industrial. 

Product Discovery e Metodologia Lean

No nosso curso de Product Discovery, o instrutor Will Sertório apresenta algumas técnicas de Product Discovery para que você consiga ter insights reais dos seus clientes e assim levar para a liderança e stakeholders as reais impressões dos usuários quanto às iniciativas.

(Will Sertório em sua aula do módulo 4 “Validando soluções com métodos lean”)

Muito diferente do que se imagina, desenvolver um processo de Discovery pode ser mais simples do que parece. Com técnicas como Landing PagesFake DoorConcierge e Mágico de Oz, você pode ter muita informação e até pivotar a sua ideia inicial – gerando assim mais valor para os usuários, evitando desperdício de recursos e trazendo resultado positivo para a empresa.

Que tal começar a aplicar a metodologia Lean no Discovery do seu Produto, enquanto aprende com cases reais de empresas como OLX BrasilBooking.comReveloNubankPicPay e outras grandes líderes em seu segmento?

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Aula gratuita – O que é um teste de usabilidade?

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