Buzz marketing: o que é, vantagens e como usar essa estratégia
Equipe de conteúdo - PM3

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Panorama do Mercado de Produto

Buzz marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair e engajar uma audiência ao gerar conversas em torno de um assunto, produto ou serviço ou da própria empresa. O foco desta estratégia é promover conscientização em torno de uma marca ou solução de maneira orgânica, utilizando uma das estratégias mais antigas do marketing: a promoção “boca a boca”.

Neste artigo, conheça o que é buzz marketing, seus benefícios, como aplicar essa estratégia em um negócio, com exemplos reais de campanhas bem sucedidas. Acompanhe!

O que é buzz marketing?

A estratégia de buzz marketing é a tradução do que conhecemos como “estar na boca do povo” e visa estimular discussões e conversas ao redor de uma marca ou produto de maneira orgânica.

Nessa estratégia de marketing, criam-se campanhas para promover ações criativas, inovadoras e que atraiam a atenção para o assunto em pauta. Essas ações são pensadas estrategicamente para estimular as pessoas a falarem sobre o assunto de forma orgânica e natural. Ou seja, são os próprios consumidores que acabam fazendo a propaganda do produto, facilitando e ampliando o alcance da empresa para diversos públicos.

Assim, é uma estratégia relativamente econômica para empresas que querem gerar um “buzz” ou “burburinho” em tradução livre, para a marca.

Gatilhos usados no buzz marketing

No buzz marketing, existem alguns gatilhos que são usados para direcionar a criação da campanha, com o objetivo de despertar nos usuários as ações esperadas.

De acordo com Mark Hughes, estudioso e especialista na área de estratégias de buzz marketing e autor do livro Buzzmarketing: Get People to Talk About Your Stuff, existem seis gatilhos para criar estratégias eficientes de buzz marketing. São eles:

  • Tabu;
  • Incomum;
  • Extraordinário;
  • Chocante;
  • Hilário;
  • Segredo.

Tabu

Como o nome sugere, o botão do “tabu” é usado para gerar discussões sobre pautas que são vistas, muitas vezes, como controversas. Contudo, isso não significa que os temas devam causar polêmicas. O objetivo aqui é alimentar discussões saudáveis sobre temáticas, possibilitando aos usuários escolher um dos lados de um assunto. Isso coloca a marca em evidência com sua audiência e promove debates respeitosos sob diversas perspectivas.

Incomum

O gatilho “incomum” é aquele que utiliza o inesperado, a inovação e elementos curiosos e únicos para gerar um buzz ao redor de uma marca ou solução.

Se feitas com qualidade, estratégia e alinhadas aos objetivos da empresa, essas características podem atrair a atenção do usuário e despertar a curiosidade e o desejo de conhecer mais sobre a marca ou o produto.

Extraordinário

Esse gatilho gira em torno da própria marca ou da solução e seus benefícios para além do ordinário ou do esperado É usado para fazer com que os consumidores falem organicamente sobre uma marca, produto ou serviço simplesmente por sentir a satisfação e as vantagens da solução.

Chocante

O “chocante” é comumente utilizado com o objetivo de chocar o consumidor a respeito de algum assunto. Entretanto, é preciso ter cuidado ao criar campanhas com esse viés, focando sempre em despertar emoções positivas no usuário e evitar o envolvimento em polêmicas ou temáticas desrespeitosas.

Hilário

O “hilário” utiliza o humor para criar ações e campanhas que cativem o usuário e os façam se lembrar da marca por essas características. Quantas vezes já vimos propagandas de produtos ou serviços que eram engraçadas e divertidas, e, após muito tempo, ainda nos lembramos delas justamente por esse fator? 

O botão do hilário causa esse efeito, gerando engajamento e comentários por bastante tempo.

Segredo

O mistério gera curiosidade e desejo de acompanhar um assunto até o final. Esse é o objetivo do gatilho de “segredo”.  Ele foca em atrair a atenção do consumidor e gerar engajamento através de ações que promovam a curiosidade de revelar aquele segredo, fazendo com que o usuário permaneça até o momento de descoberta. Lembre-se de que campanhas com esse intuito devem ser bem construídas para oferecer ao usuário uma “revelação” à altura do que foi promovido para ganhar sua atenção.

Qual o grande objetivo do buzz marketing?

O grande objetivo do buzz marketing é gerar discussões, colocar um assunto em evidência e atrair a atenção para uma marca, produto ou serviço de forma orgânica (utilizando o próprio público como ferramenta de divulgação). Consequentemente, é uma estratégia que exige menos recursos financeiros do que uma campanha de tráfego pago, por exemplo.

Ou seja, podemos listar como principais benefícios:

  • Maior alcance e mais rapidez na propagação da mensagem da marca;
  • Estratégia orgânica, estimulada através do marketing boca-a-boca, o que adiciona uma relação de custo-benefício muito grande, já que não é preciso investir muito para criar campanhas cativantes;
  • Mais credibilidade e confiabilidade. Por conta da disseminação orgânica feita por consumidores e usuários da marca, o aumento da credibilidade e da confiança na marca é significativo;
  • Potencial de se tornar viral. Apesar de não ser o objetivo do buzz marketing, campanhas bem feitas têm o potencial de alcançar públicos muito maiores do que estava previsto nos objetivos da ação.

Como fazer buzz marketing?

Para fazer campanhas de buzz marketing, seja para estratégia de produto ou outros objetivos, algumas dicas são úteis nesse processo. Confira:

Conhecimento profundo do público-alvo

O primeiro fator a considerar nesse processo é o entendimento do público-alvo da empresa. Entender as dores, necessidades, desejos e expectativas dos usuários do seu produto, ajudará a delinear o que, a nível de estratégias, é possível fazer para que uma audiência continue falando sobre uma marca. 

Foque em criar comunidades

Outra dica importante é o marketing de relacionamento e a criação de comunidades de usuários engajados e interessados nas soluções e na marca.

Hoje, mais do que nunca, o desejo de se sentir parte de algo é muito forte e significativo.  Por isso, marcas que investem no relacionamento com seus clientes, poderão obter resultados muito mais satisfatórios.

Além disso, estratégias de buzz marketing alinhadas ao marketing de relacionamento podem incentivar o engajamento, a participação e aumentar a percepção de uma marca no mercado significativamente.

Use e abuse do storytelling

Para criar conteúdos cativantes, interessantes e que prendam o usuário, o storytelling é uma das melhores estratégias usadas atualmente. Principalmente quando falamos sobre buzz marketing, usufruir desse recurso criativo para criar campanhas, é uma excelente maneira de produzir conteúdos, ações e estratégias de marketing melhores, mais originais e inovadoras.

Mantenha a autenticidade

Além de criar conteúdos atraentes, também é necessário focar em manter a autenticidade das ações e a identidade da marca.  Levar isso em consideração na hora de criar as campanhas, aumentará o potencial do buzz marketing como ferramenta que atrai atenção e gera engajamento em torno de um produto ou marca.

Saiba usar o feedback dos usuários ao seu favor

Outra dica indispensável para aplicar o buzz marketing efetivamente é saber como usar o feedback dos usuários e clientes a favor da empresaEntender o que funciona e o que não está performando bem é fundamental para criar ações melhores e ajustar os objetivos do negócio para eventuais campanhas.

3 exemplos reais de buzz marketing 

Temos muitos exemplos de campanhas de buzz marketing que se destacaram no mercado, confira algumas delas:

Netflix e as experiências imersivas para promover a série Stranger Things

Para promover as novas temporadas de uma de seus produtos de maior sucesso – a série Stranger Things – a Netflix criou campanhas imersivas que ficaram na boca do povo por muito tempo.  Através de suas lojas “pop-up”, os fãs puderam ser transportados para os anos 80, ao mesmo tempo em que podiam explorar elementos e cenários exclusivos da série, gerando uma sensação de nostalgia.

A ideia era divulgar as novas temporadas, ao mesmo tempo em que encorajava os fãs a compartilharem, organicamente, suas experiências com os espaços preparados. O resultado foi o alto engajamento e o compartilhamento de relatos de experiência dos usuários nas redes sociais sobre a ação, gerando o “buzz” necessário para atrair o público para acompanhar a nova temporada da série.

Spotify e seus “wrapped” anuais

Outro exemplo claro de buzz marketing são as retrospectivas anuais do Spotify, o popular “Spotify wrapped”.  A empresa faz um compilado personalizado do que o usuário escutou durante o ano em sua plataforma. 

Essa ação gera uma expectativa alta para esse momento que geralmente é marcado por sentimentos de nostalgia e realizações, fazendo com que os usuários queiram falar e compartilhar nas redes sociais seu resumo anual.  Esse já é um dos momentos mais esperados pelos consumidores da marca, o que fez a campanha se tornar anual, engajando o público e fazendo os usuários falarem por dias sobre seu resumo musical anual e a marca.

Coca-cola e a campanha “Share a Coke With”

Nesta campanha, a Coca-Cola utilizou estratégias de marketing criativo e sua marca forte e consolidada para criar conexões mais pessoais com seus consumidores. Ao substituir o rótulo original pela frase “Share a Coke With” e adicionar centenas de nomes populares dos países onde a campanha foi rodada, a empresa conseguiu resultados significativos como:

  • Aumento na receita;
  • Atração de novos públicos;
  • Alto engajamento dos consumidores. 

A campanha gerou discussões e ficou falada por muito tempo, trazendo visibilidade, engajamento e gerando um buzz muito positivo para a marca ao redor do mundo.

Conclusão

O buzz marketing é uma estratégia muito valiosa para aumentar o alcance de uma marca ou produto e promover discussões que deixem a marca em evidência por bastante tempo.

Agora você já sabe os benefícios e o potencial desse tipo de estratégia de marketing, poderá aliá-la a outras estratégias do seu negócio para promover produtos ou serviços e divulgar uma marca de maneira orgânica e eficiente. Apenas lembre-se de conhecer bem o seu público e trabalhar muito bem o gatilho utilizado para não ter um

resultado contrário ao esperado.

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