Marketing 5.0: o que é e como aplicá-lo em negócios digitais - Cursos PM3
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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Em seu livroMarketing 5.0: tecnologia para a humanidade, Philip Kotler, juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, cunharam o termo que definiria a próxima etapa na história da evolução do marketing. 

O conceito da quinta geração do marketing foca na ideia de que, mais do que nunca, a tecnologia precisa estar no centro das estratégias de um negócio, colocando como prioridade as necessidades humanas.

O termo considera que as novas tecnologias que têm surgido no mercado, como a Inteligência Artificial (IA), são essenciais para alavancar negócios e auxiliar na criação de soluções inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Neste artigo, entenda tudo sobre o Marketing 5.0 e como aplicá-lo em negócios digitais!

O que é Marketing 5.0?

Philip Kotler, que é uma das maiores referências no mundo do marketing, explica que a nova geração do marketing é marcada, principalmente, pela conexão entre tecnologia e humanidade e o que se pode colher dessa relação.

Em seu livro, “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, o autor escreve: “É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.”.

Vivemos a Era digital e isso significa que os produtos, serviços, relacionamentos, comportamentos de consumo e tudo que sempre fizemos no mundo offline, agora está presente, e muito mais potente, no mundo digital.

Mas para chegarmos até aqui, ocorreu um processo gradual e evolutivo que refletiu e reflete as necessidades reais e atuais dos consumidores.

Então, o Marketing 5.0 é uma maneira de entender esses comportamentos, padrões de consumo, necessidades e desejos, e, com responsabilidade e o auxílio frequente da tecnologia, criar soluções que realmente contribuam para o bem da humanidade.

Entendendo as gerações do Marketing

A evolução do Marketing é natural e esperada. Afinal, esse movimento tem acontecido desde o surgimento do conceito de marketing e continuará acompanhando as tendências do mercado.

Contudo, também é fundamental entender de onde partimos e onde estamos no momento, para saber o que fazer com aquilo que se apresenta de novo. 

Confira a seguir as características principais de cada geração do Marketing!

Marketing 1.0: foco no produto

O Marketing 1.0 foi marcado pelo contexto da Era industrial, direcionando todo o foco das estratégias para o produto

Os objetivos das empresas eram a promoção, em massa, de suas soluções, orientando o marketing para as características, benefícios e funções do produto.

Não havia a necessidade de criar uma conexão com o consumidor e muito menos de personalizar a comunicação da marca para um público segmentado.

A comunicação das empresas era orientada para as grandes massas e não havia uma diferenciação muito grande na divulgação das soluções. A relação era unilateral – as empresas falando com os consumidores. 

Marketing 2.0: foco no consumidor

No período pós-industrial, as empresas passaram a entender que os consumidores importam e têm necessidades, comportamentos e interesses diferentes.

Assim, o Marketing 2.0 centraliza suas ações e estratégias considerando aquilo que melhor atenderá o consumidor – a produção é feita com base naquilo que o comprador deseja consumir.

Nessa geração do Marketing, é possível notar que a segmentação e a definição de público-alvo em grandes categorias de consumidores se torna um fator fundamental para o desenvolvimento de estratégias e promoção de produtos e serviços.

A concorrência também começa a aumentar, fazendo com que as marcas tenham que encontrar maneiras de se destacar entre as demais. 

A solução: entender o que o cliente precisa e quer comprar e produzir com base nisso.

Marketing 3.0: foco em valores

A partir da segunda geração do Marketing, as marcas entenderam que a orientação para o consumidor era um caminho sem volta. 

Mas como aprimorar isso? Conectando-se com o consumidor de forma humana, intencional, emocional e que leva em conta os valores deste indivíduo.

O contexto era a Era da Informação e ter acesso à informação passou a ser parte do comportamento dos consumidores. 

Antes não havia questionamentos sobre como determinada empresa pensava ou se posicionava. Mas nesta geração, o indivíduo deseja saber se os valores da marca estão alinhados aos seus.

Então, o Marketing 3.0 direciona o foco para algo além das necessidades do usuário, orientando suas ações para os valores, conscientização social e ambiental, emoções mais profundas e em como marca e consumidor podem se tornar parceiros.

Marketing 4.0: foco na digitalização

A Era Digital entra em cena no Marketing 4.0, orientando as ações de marketing para a digitalização de suas estratégias. 

É um período de transição do mundo offline para o mundo digital e isso tem um impacto significativo em como fazer marketing. 

A transformação digital e a agilidade se tornam relevantes e o foco no usuário, que agora é mais conectado no mundo virtual, é ainda maior.

É necessário considerar todos os aspectos do Marketing 3.0, mas adaptá-los aos novos padrões de consumo e comportamentos voltados para a internet.

A partir daqui, conceitos como Inteligência Artificial, Big Data, Data Analytics, entre outros, começam a ser indispensáveis para as marcas que querem criar estratégias de marketing intencionais e efetivas.

Qual é a importância do Marketing 5.0?

Diante das gerações do Marketing, pensar no papel do Marketing 5.0 se torna crucial. Afinal, esse é um conceito ainda em desenvolvimento e que requer tempo para entender seus impactos.

Mas uma coisa é certa: a tecnologia veio para ficar e a função do Marketing 5.0 neste contexto é entender como utilizá-la para melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e suprir as reais necessidades dos consumidores dessa geração.

Esse novo modelo de marketing surgiu em meio a um momento de turbulência, adaptação e novas formas de pensar, se posicionar, agir e criar: a pandemia do coronavírus. Querendo ou não, a pandemia agilizou a transformação digital de grande parte das empresas, que em passos lentos, se movimentavam para isso. 

Mas e agora, como gerenciar tantas informações, tecnologias, ferramentas e processos novos? 

O Marketing 5.0 surgiu como um meio para entender como utilizar as novas tecnologias a favor do que esperam os consumidores, com comportamentos e necessidades diferentes, nesta nova realidade.

Características do Marketing 5.0 segundo Kotler

Além de trazer o conceito, em seu livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, Philip Kotler descreve as características principais dessa geração do Marketing. 

Confira a seguir os pilares do Marketing 5.0!

Marketing orientado a dados

Orientar ações e estratégias a dados é uma das práticas atuais mais importantes para marcas que buscam criar soluções que realmente atendam às necessidades, dores e desejos dos usuários.

Por isso, um dos pilares do Marketing 5.0 é utilizar tecnologias como Big Data e Data Analytics para coletar e analisar grandes quantidades de dados, que quando qualificados, auxiliarão na tomada de decisões informadas e assertivas de negócio.

Esse processo ajuda na segmentação de clientes e no desenvolvimento de estratégias de marketing mais efetivas. 

Marketing preditivo

As novas tecnologias, aliadas à cultura data-driven, permitem que empresas adotem a prática de fazer análises preditivas para criar estratégias de marketing. 

Essas ações visam identificar padrões de consumo e comportamento, tendências e oportunidades de mercado, e possíveis ameaças que possam afetar o negócio, tudo isso baseando-se em dados.

As empresas que adotam esse pilar do Marketing 5.0, utilizam-se de sistemas e ferramentas de dados, como o Machine Learning, para desenvolver estratégias com foco em previsões orientadas a dados e tendências do mercado.

Marketing aumentado

O marketing aumentado também é outra característica muito presente no contexto do Marketing 5.0. 

Esse conceito utiliza-se da ideia principal do Marketing 5.0: usar a tecnologia como meio para aprimorar a qualidade de vida dos humanos, e isso inclui as experiências dos consumidores.

Assim, o marketing aumentado usa tecnologias, como assistentes virtuais ou chatbots de IA, para auxiliar profissionais de marketing a aprimorarem seu desempenho e produtividade.

O objetivo é criar, através do auxílio de tecnologias que imitam padrões de comportamento humanos, uma experiência otimizada para o usuário.

Marketing ágil

O marketing ágil segue a premissa da metodologia ágil e tem o objetivo de criar equipes de marketing que sejam multidisciplinares, eficientes, descentralizadas e colaborativas.

A ideia é que, com o ecossistema de agilidade, profissionais de marketing consigam trabalhar e entregar soluções funcionais, que agreguem valor para o usuário, com mais rapidez e eficiência.

Marketing contextual

No marketing contextual, a ideia é criar, cada vez mais, experiências personalizadas para o usuário. 

O conceito consiste em utilizar tecnologias que sejam capazes de identificar o contexto individual de cada usuário e indicar as melhores soluções para suas demandas. 

Esse é considerado um dos pilares mais significativos do Marketing 5.0. Através de gatilhos e respostas e da utilização de interfaces e sensores digitais, será possível criar experiências cada vez mais reais, otimizadas e personalizadas para cada consumidor.

Como aplicar o Marketing 5.0 em negócios digitais

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que o marketing está passando por mudanças significativas, e que, mais do que nunca, a tecnologia estará presente em nossas experiências de consumo.

A pergunta é, como as empresas podem começar a aplicar essas transformações em suas estratégias de marketing? Confira a seguir algumas dicas: 

Direcione as estratégias para dados

As decisões baseadas em dados reais dos consumidores já fazem parte da realidade de muitas empresas. Aplicá-las ao segmento de marketing é cada vez mais necessário e um dos passos essenciais para começar a colocar em prática o Marketing 5.0. 

Assim, empresas que querem sair na frente nesta nova geração do Marketing, devem concentrar esforços na implementação de um ecossistema pautado em coleta e análise de dados para orientar suas decisões de marketing.

Invista em tecnologia de ponta

O uso da tecnologia como aliada dos processos humanos é o pilar central do Marketing 5.0. 

Assim, espera-se que os negócios comecem a utilizar ferramentas digitais e tecnologias que auxiliem sempre mais o desenvolvimento de estratégias de marketing assertivas.

Algumas tecnologias que já estão sendo desenvolvidas e implementadas em diversos negócios, são:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Realidade virtual e realidade aumentada;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Automação de marketing;
  • Chatbots e assistentes virtuais;
  • Machine learning e Deep learning;
  • Processamento de linguagem natural, etc.

Considere a jornada do usuário

Mais do que nunca, compreender o comportamento do consumidor em sua jornada de compra é fundamental. As marcas precisam se conectar e entender a fundo como pensa sua audiência, com o propósito de criar estratégias que agreguem valor à trajetória desse indivíduo.

No Marketing 5.0, fazer isso é entender o percurso tecnológico, hábitos de consumo, padrões de comportamento, dores, necessidades e desejos desse indivíduo.

Incorpore ações voltadas para a responsabilidade social e para a sustentabilidade

Com a transformação digital e o aumento do acesso à informação, os consumidores cada vez mais se interessam em saber como as marcas que usam e acompanham se posicionam e quais causas apoiam diante dos desafios atuais da humanidade.

Assim, aspectos como responsabilidade social e sustentabilidade se tornam relevantes para essa nova geração do Marketing.

Por isso, empresas que querem se adequar a esta realidade, precisam entender e incorporar ações com o objetivo de apoiar e contribuir socialmente com os desafios enfrentados pela humanidade.

Mas claro, é necessário entender que desafios são esses e quais causas fazem sentido para cada marca.  

Conclusão

O Marketing 5.0 representa a mais atual geração do marketing. Essa evolução veio para destacar a importância do uso da tecnologia para a humanidade, propondo práticas que contribuam sempre mais para o bem-estar e as necessidades humanas.

Essa evolução do marketing é uma maneira de impulsionar e fomentar o uso de novas tecnologias para melhorar nossas vidas.

Agora você já conhece as principais ideias propostas por esse conceito e como começar a aplicar o Marketing 5.0 em um negócio digital.

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