Dicas de feedback para Product Managers
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

4 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Este artigo é uma tradução adaptada de “Feedback for PMs“, escrito por Aakash Gupta. Por ser um conteúdo de valor, entendemos que pode ser ´útil para a comunidade brasileira de Produto. Boa leitura!

O feedback, bem usado, pode multiplicar seu impacto. Mas 9/10 Product Managers o utilizam errado. Apesar de serem responsáveis pela gestão de produtos e não de pessoas, contribuir com o crescimento de seus pares vai refletir diretamente no sucesso da equipe. A seguir, você confere uma lista com alguns pontos que você deve observar para utilizar esse recurso a seu favor no seu dia a dia. Confira!

Use sem moderação

Esse é o erro que 9 entre 10 PMs cometem. Eles são ótimos em equipe, simpáticos e querem resolver os problemas sozinhos. O feedback deve ser usado para moldar a equipe para alcançar os resultados pelos quais os PMs são responsáveis. Então, como ele deveria ser usado?

Vá direto ao ponto

Gestores de engenharia, engenheiros, designers, analistas, profissionais de marketing, jurídicos – os PMs precisam contar com uma enorme equipe. Cada um tem diferentes estilos de trabalho. Não reclame ou vá falar com a liderança deles. Primeiro, pegue as áreas nas quais um membro da equipe pode ajudar e os coloque em um 1:1 em vídeo.

Mantenha o profissionalismo

O método sanduíche de feedback está desatualizado. O feedback profissional é direto ao ponto, específico, impessoal e não generalizado. Se você tiver qualquer sinal de emoção ou autoexpressão, remarque para uma data posterior, quando puder compartilhar com a cabeça fria.

Tenha um acompanhamento

Quando um colega reage ao feedback, os PMs devem tomar nota. Qual é o estado emocional deles? Que tipo de reação é apropriada? Alguns podem nunca ter recebido esse feedback e precisam de reforço positivo em suas tentativas de mudar. Forneça-os.

Analise estrategicamente

Então, você tem todas as ferramentas necessárias para dar feedback a um colega de equipe. Quando usá-las? O ideal é que o feedback entre em cena quando você tiver mais de 2 exemplos de comportamento ou atitude que interrompem – ou realçam – o trabalho, e isso ascendeu uma luz em sua cabeça, mais de duas 2 vezes. Ou seja, deve ser um comportamento consistente, não pontual.

Envolva lideranças de vez em quando

Muitas vezes, as pessoas terão problemas para mudar. Talvez você também não tenha se comunicado de uma maneira que eles possam ouvir. Nesses casos, considere falar com a sua liderança ou com quem lidera essa pessoa. Considere também incluir um ciclo de revisão de feedback.

Exercite a visão organizacional

Então, você já está exercitando o feedback. Agora, aproveite sua constelação de julgamentos para falar com a liderança sobre como estruturar a organização. Essa é uma conversa de nível VP e C-Suite, e ajudará você a alcançar seus resultados enquanto aumenta seu nível.

Recapitulando as dicas de feedback para Product Managers

  • O feedback é uma ferramenta crítica, que deve ser usada regularmente;
  • Vá direto ao ponto, a quem o feedback se destina;
  • Lide com esse processo de forma profissional;
  • Acompanhe as tentativas de mudança após o feedback;
  • Pense no feedback de forma estratégica;
  • Leve para as lideranças de vez em quando;
  • Use o feedback para estruturar a organização.

Quer entender melhor seus pontos fortes e de melhorias?

Para entender melhor qual caminho mais combina com você, ou mesmo definir objetivos quanto às habilidades que precisa melhorar, uma ferramenta que pode te ajudar bastante é a Roda de Competências. Atribuindo notas para cada uma das suas habilidades, você poderá visualizar com clareza quais se destacam mais. Acesse agora nosso template gratuito e comece a avaliar suas competências agora mesmo!

Confira também: