Como testar messaging para aquisição de clientes
Maria Carolina Beltrão

Maria Carolina Beltrão

2 minutos de leitura

Nos dias 5 e 6 de dezembro, São Paulo abrigou o maior evento de produto da América Latina, o Product Camp Brasil. Uma palestra que se destacou foi a de Rafaela Vigo Pinto, Product Marketing Manager da Revelo, abordando o tema “Messaging que converte: Como testar messaging para aquisição de clientes”.

Rafaela iniciou esclarecendo o que é messaging – tudo que você comunica no produto, influenciando conversão, ativação, retenção, recomendação e, por fim, gerando receita. Ela destacou a importância do posicionamento e do copy, revelando que o messaging correto impacta duas vezes mais do que o design na conversão.

Surpreendentemente, o copy corresponde a 65 a 70% da conversão, enquanto o design representa 30 a 35%. Para garantir a adequação do messaging, Rafaela apresentou um framework chamado ANDRÉ. 

A letra A remete à ação, questionando se a mensagem estimula a compra. A letra N trata da necessidade, conectando a mensagem com as necessidades do usuário. A letra D, diferenciação, explora o que torna o produto único. R de relevância verifica se a mensagem está relacionada a algo importante, e E de entendimento questiona o que o usuário compreendeu sobre o produto.

Rafaela enfatizou a importância de testar o messaging em diferentes contextos, como site de vendas, anúncios e pitches de vendas. O messaging é dinâmico e deve ser tratado como um documento em constante atualização. Para realizar testes, ela sugeriu ferramentas de mercado e entrevistas com usuários para insights quantitativos e qualitativos.

A conclusão marcante de Rafaela foi que não existe Product Market Fit sem Language Market Fit. A mensagem precisa alinhar-se aos objetivos da audiência, exigindo a escolha cuidadosa das palavras. 

Ela destacou a necessidade de usar a linguagem da audiência para descrever o produto, enfatizando que as palavras certas são essenciais para o sucesso. Em suma, dominar o poder do messaging é o caminho para alcançar não apenas conversões, mas uma conexão genuína com o público-alvo.