Por que as startups falham? - Parte 4 - Cursos PM3
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

9 minutos de leitura

10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Traduzido por Bruno Coutinho.

Este conteúdo é uma tradução livre de um estudo feito pela CB Insights que pode ser encontrado originalmente aqui. 

Esta é a quarta parte dele, visto que dividimo-os em 4 posts diferentes. O último conteúdo desta série será publicado na próxima semana.

Clique nos links a seguir para ler a parte 1, a parte 2 e a parte 3.

Boa leitura!

—————————

#5 – Questões relacionadas à precificação e custos

O preço é uma arte sombria no que diz respeito ao sucesso de uma startup, e as post-mortems  destacam a dificuldade em definir um preço alto o suficiente para eventualmente cobrir custos.

 A Delight IO viu essa luta de várias maneiras:

 “Nosso plano mensal mais caro era o de US $300. Os clientes nunca reclamavam do preço. Nós simplesmente não atendemos às expectativas deles. Inicialmente, calculamos o preço pelo número de créditos de gravação. Como nossos clientes não tinham controle sobre a duração das gravações, a maioria deles foi muito cautelosa ao usar os créditos. Os planos baseados na duração acumulada das gravações fazem muito mais sentido para nós e o número de assinaturas mostrado.” 

O fim da startup de testes genéticos e bem-estar científico Arivale surpreendeu muitos parceiros e clientes, mas a razão por trás do fracasso da empresa era tão simples: o preço de administrar a empresa era muito alto em comparação com as receitas geradas:

Nossa decisão de encerrar o programa hoje ocorre apesar do alto envolvimento e satisfação do cliente com o programa e os marcadores de saúde clínica de muitos clientes terem melhorado significativamente. Nossa decisão de interromper as operações é atribuível ao simples fato de que o custo de fornecimento do programa excede o que nossos clientes podem pagar por ele. Acreditamos que os custos de coleta dos ensaios genéticos, de sangue e de microbioma que formam a base do programa acabarão por diminuir a um ponto em que o programa possa ser entregue aos consumidores de maneira econômica. Lamentavelmente, não podemos continuar operando com prejuízo até que esse tempo chegue … ”

#4 – Ser ultrapassado pela concorrência

Apesar das premissas de que as startups não devem prestar atenção à concorrência, a realidade é que pode haver muitos p layers em um pequeno espaço. E embora a obsessão com a concorrência não seja saudável, ignorá-los também foi a receita para o fracasso em 19% das falhas de inicialização. 

Mark Hedland, de Wesabe, falou sobre isso em seu post-mortem, afirmando:

Entre o pior método de agregação de dados e a quantidade muito maior de trabalho que Wesabe fez para você, era muito mais fácil ter uma boa experiência no Mint, e essa boa experiência veio muito mais rapidamente. Tudo o que mencionei – não depender de um único fornecedor de origem, preservar a privacidade dos usuários, ajudar os usuários a fazer mudanças positivas em suas vidas financeiras – todas essas coisas são ótimas, razões racionais para perseguir o que buscamos. Mas nenhum deles importa se o produto é mais difícil de usar.” 

O serviço de entrega de roupas infantis Mac & Mia se viu em uma situação difícil, competindo com empresas de grande sucesso como a Stitch Fix e foi encerrado apenas um ano após o seu lançamento em 2018:

A Mac & Mia enfrentou uma série de concorrentes no espaço das caixas de entrega das crianças, incluindo o mencionado Stitch Fix, que lançou seu serviço de roupas infantis em 2018. O Stitch Fix tornou-se público em 2017 e tem um valor de mercado em torno de US $ 2,7 bilhões. Pelo menos outras 20 empresas iniciantes lançaram serviços de entrega semelhantes para roupas de crianças.

#3 – Não ter o time certo

Uma equipe diversificada, com diferentes conjuntos de habilidades, era frequentemente citada como essencial para o sucesso de uma empresa. No post-morten as startups frequentemente comentaram que “Eu gostaria de ter um CTO desde o início” ou desejavam que a startup tivesse “um fundador que amava o aspecto comercial das coisas”.

 Já alguns times destas emrpesas detalharam: 

… A equipe fundadora não conseguiu construir um MVP por conta própria. Isso foi um erro. Se a equipe fundadora não conseguir lançar o produto por conta própria (ou com uma pequena quantidade de ajuda externa de freelancers), ela não deverá fundar uma startup. Poderíamos ter trazido co-fundadores adicionais, que teriam sido compensados ​​principalmente com patrimônio versus dinheiro, mas não o fizemos“.

Em alguns casos, a equipe fundadora desejou ter mais freios e contrapesos. Como o fundador do Nouncer escreveu: “Isso me traz de volta ao problema subjacente: eu não tinha um parceiro para me equilibrar e fornecer verificações de sanidade para as decisões de negócios e tecnologia tomadas“. 

Na Zirtual, que foi forçada a demitir 400 funcionários durante a noite após uma série de erros financeiros e erros de cálculo, a co-fundadora e CEO Maren Kate Donovan mais tarde admitiu que um dos principais erros não foi trazer um diretor financeiro para o conselho: 

Se [uma diretoria] estivesse de fato em sintonia, isso teria sido pego há seis meses … eu me culpo por isso, por não contratar pessoas mais experientes, mas não havia nenhuma maldade além da ingenuidade … retrospecto, se tivéssemos uma pessoa sênior de finanças e uma pessoa sênior de operações, teria sido uma história completamente diferente. ”

#2 – O dinheiro acabou

Dinheiro e tempo são finitos e precisam ser alocados criteriosamente. A questão de como você deve gastar seu dinheiro foi um enigma frequente e motivo de falha citada pelas startups (29%). 

Como a equipe da Flud exemplificou, a falta de dinheiro estava frequentemente ligada a outros motivos de falha na inicialização, incluindo falha em encontrar o ajuste do mercado do produto e pivôs com falha, 

De fato, o que acabou matando Flud foi que a empresa não conseguiu levantar esse financiamento adicional. Apesar de várias abordagens e encarnações em busca do ajuste (e monetização) do mercado de produtos, sempre esquivo, Flud acabou ficando sem dinheiro – e com uma pista. ” 

Em setembro de 2019, a startup de realidade aumentada Daqri fechou após queimar mais de US $ 250 milhões em financiamento e falhar em gerar uma nova rodada de investidores:

A Daqri enfrentou desafios substanciais de fabricantes de fones de ouvido concorrentes, incluindo Magic Leap e Microsoft, que eram apoiados por baús de guerra mais amplos e parcerias institucionais. Enquanto a empresa de fones de ouvido lutava para competir por clientes corporativos, a Daqri se beneficiava do entusiasmo dos investidores em torno do espaço mais amplo. Ou seja, até o clima de investimento para as startups de AR esfriar. ”

A companhia aérea européia Wow Air encontrou um destino semelhante; O presidente Skuli Mogensen escreveu aos funcionários:

Acabamos o tempo e, infelizmente, não conseguimos garantir o financiamento da empresa … nunca poderei me perdoar por não agir mais cedo.”

#1 – Sem necessidade no mercado

Enfrentar problemas que são interessantes de resolver e não aqueles que atendem a uma necessidade do mercado foi citado como o principal motivo de falha, observado em 42% dos casos

Como o Patient Communicator escreveu: 

Percebi, essencialmente, que não tínhamos clientes porque ninguém estava realmente interessado no modelo que estávamos lançando. Os médicos querem mais pacientes, não um consultório eficiente. ” 

Treehouse Logic aplicou o conceito mais amplamente em seus post-mortem, escrevendo,

 “As startups falham quando não estão resolvendo um problema do mercado. Não estávamos resolvendo um problema grande o suficiente para servir universalmente com uma solução escalável. Tínhamos ótima tecnologia, ótimos dados sobre comportamento de compras, ótima reputação como líder, grande experiência, ótimos consultores, etc., mas o que não tínhamos era tecnologia ou modelo de negócios que resolvia um problema de maneira escalável. ”

Kolos foi direto sobre seu maior erro: 

Com o Kolos, fizemos muitas coisas certas, mas foi inútil porque ignoramos o aspecto mais importante que toda startup deveria focar primeiro: o produto certo“. 

Um mês depois de Paul Graham, Jessica Livingston, Trevor Blackwell e Robert Morris iniciarem o acelerador de sementes Y Combinator em 2005, eles escolheram “fazer algo que as pessoas querem” como seu lema. 

Nosso estudo mostra que deixar de fazer isso é uma das maneiras mais fáceis de garantir falha na inicialização.

———————————————–// ———————————————–

Estes foram os último 5 motivos do porquê as startups falham. Como pôde perceber, a grande maioria destes motivos tem a ver com descoberta de uma solução que atenda uma demanda e seja validado.

Aula gratuita – O que é um teste de usabilidade?

Você sempre quis saber como são nossas aulas na prática? Com esta aula gratuita do nosso Curso de Product Discovery, você vai aprender os conceitos fundamentais de usabilidade e como analisá-la em seu Produto segundo as avaliações heurísticas (técnicas) e testes de usabilidade. Assista agora essa super aula da Elisa Volpato!

Curso online de Product Discovery! 

Estude com a gente no nossocurso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 30 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: