Product Arena: qual é a relação entre Product Managers e Designers?
Equipe de conteúdo - PM3

Equipe de conteúdo – PM3

4 minutos de leitura

banner aniversário 2023 - lateral blog

Segunda Feira estivemos presente no 25º Product Arena, evento realizado pelo productarena.io na Livraria Cultura. O evento contou com um time incrível de profissionais de produto, o bate papo rolou entre Edu Agni, UX specialist da Mergo, Juliana Carvalho, Product Manager do iFood, nosso Founder Marcell Almeida e Simone Beltrame, Product Designer do Grupo Zap, a noite de conversa foi mediada pelo Product Lead da Yellow, Arthur Castro, também professor da PM3.

O Product arena é um lugar de discussão sobre a realidade do dia a dia do mundo do produto, e o tema dessa noite foi a relação entre Product Managers e Product Designers.

O evento começou com a opinião dos convidados sobre a relação entre produto e design. Simone disse que o designer foi mudando sua participação no desenvolvimento do produto, antigamente o profissional não ia muito na estratégia do produto, e ficava muito mais com a parte de pesquisa. No Grupo ZAP, e várias outras empresas com metodologias atuais, possuem o designer como par do PM, e assim o design de produto está conquistando o espaço dele no mercado. 

No iFood o Product Manager já trabalha muito junto com o design, principalmente no processo de discovery (aprenda mais sobre isso com o curso de Product Discovery da PM3). Juliana diz que ainda existe espaço no mercado brasileiro para melhorar esse relacionamento, mas que é muito legal ver o quanto já está desenvolvido. “Se você olhar só para o negócio seu produto vai sofrer, assim como se você olhar só para o design” aponta nossa founder e PM Marcell Almeida.

O fato é, todo mundo está ali para resolver problemas, e em alguns momento a balança vai pesar mais para o lado do design e outros para o lado do produto e é a falta de transparência e comunicação que mais atrapalham esse relacionamento. 

Edu Agni também falou sobre a maturidade das empresas, onde o design fica abaixo de tech ou produto. Às vezes não é o PM que não tem o alinhamento com o design, mas sim a empresa que não tem uma cultura de valorizar o design. “Antigamente as empresas chamavam artistas para embelezar o produto, vem dai essa diferença” diz Edu.

As disciplinas têm crescido e amadurecido juntas, diz Juliana. O boom das vagas de produto se deu há mais ou menos um ano. As áreas se ajudam, se complementam e se fortalecem.

Um dos pontos altos da noite foi uma pergunta um tanto polêmica “Como seria se amanhã o designer não existisse no time? E se fosse o PM que saísse da Squad?” Os palestrantes debateram sobre a falta do PM ser mais prejudicial a longo prazo, e que a falta do designer seria muito mais sentida pelo time como um todo.

“A chave aqui é ter equipes interdisciplinares”, Edu defende a importância desse tipo de estratégia hoje ao invés do foco em equipes multidisciplinares.

Quem trabalha com design precisa entender a estratégia de negócio da empresa, assim como o PM precisa entender como levantar requisitos de usuários. Cada um no seu quadrado não funciona mais.

Saiba mais sobre as iniciativas do Product Arena, e para saber mais sobre a relação de product managers e designers venha fazer parte do maior curso online de product management do Brasil, no nosso módulo 4 a Malu, Product Lead na Creditas fala mais sobre essa relação. 

Aula gratuita – O que é um teste de usabilidade?

Você sempre quis saber como são nossas aulas na prática? Com esta aula gratuita do nosso Curso de Product Discovery, você vai aprender os conceitos fundamentais de usabilidade e como analisá-la em seu Produto segundo as avaliações heurísticas (técnicas) e testes de usabilidade. Assista agora essa super aula da Elisa Volpato!

Curso online de Product Discovery 

Estude com a gente no nosso curso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 230 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!

Mais conteúdos para te ajudar a ser um(a) PM melhor: