Quick Ratio é uma das métricas de crescimento para produtos digitais fundamentais para medir a saúde financeira de um produto e pensar em estratégias de crescimento sustentável.
Para gerentes de produto e tomadores de decisão, pode ser um desafio avaliar com clareza o crescimento de um produto. Afinal, muitas vezes, a empresa tem ótimos números de aquisição de novos clientes, mas, ao avaliar a saúde financeira, esses números não estão sendo refletidos positivamente.
O Quick Ratio é uma métrica que ajuda a entender como otimizar o crescimento de um produto de acordo com os objetivos financeiros do negócio, impulsionando a gestão financeira em produtos digitais.
Acompanhe a leitura para saber o que é Quick Ratio, sua importância e como calcular, interpretar e usar estrategicamente essa métrica em produto.
O que é Quick Ratio?
Quick Ratio é uma métrica financeira que mede a eficiência do crescimento de um produto, avaliando a relação entre a receita mensal recorrente (MRR) e a perda de clientes ou receita (churn) da solução.
Também conhecida como Acid-Test Ratio, essa métrica utiliza componentes do negócio como:
- ativos líquidos recorrentes (caixa, contas a receber etc.);
- obrigações líquidas regulares (contas a pagar, dívidas de curto prazo etc.).
A partir desses dados, busca-se entender a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações de curto prazo apenas com seus ativos líquidos.
Nesse sentido, dependendo do resultado do cálculo de Quick Ratio, a empresa poderá pensar, baseando-se em dados, em estratégias mais assertivas para impulsionar o crescimento de um produto.
Importância do Quick Ratio para produtos digitais
O Quick Ratio é uma métrica importante de se acompanhar com frequência, pois traz clareza sobre a saúde financeira do negócio e a eficiência das estratégias de aquisição e retenção de clientes.
A partir dela, obtém-se uma avaliação de crescimento em produto que ajuda a:
- identificar riscos financeiros;
- avaliar a saúde do negócio;
- apoiar a tomada de decisão estratégica.
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Identificar riscos financeiros
Uma vez que se trata de uma métrica que avalia, no curto prazo, a saúde financeira de um negócio ou de um produto, os resultados encontrados podem ajudar a identificar riscos financeiros e potenciais problemas de liquidez.
A partir disso, gestores e tomadores de decisão podem tomar conhecimento desses problemas em potencial e pensar em melhores estratégias para enfrentá-los.
Avaliar a saúde do negócio
O Quick Ratio oferece valores de referência que indicam como está a saúde de um negócio, revelando ou não a necessidade de ajustes estratégicos.
Quando acima do esperado, significa que a empresa está crescendo gradativamente. Por outro lado, se estiver abaixo dos valores de referência, aponta para problemas na saúde financeira da empresa.
Avaliar esses elementos é crucial para alcançar os objetivos financeiros e manter a saúde do negócio.
Apoiar a tomada de decisão estratégica
A partir dessa e de outras métricas de crescimento para produtos digitais, os tomadores de decisão podem descobrir insights valiosos que ajudam a criar estratégias de negócio mais informadas e assertivas.
Por exemplo, identificar uma possibilidade de expansão, direcionar recursos para melhorar a retenção de clientes etc., tudo de acordo com a realidade identificada.
Como calcular o Quick Ratio?
O Quick Ratio utiliza uma fórmula que considera o MRR e o churn do produto. Para entender como inserir esses valores no seu cálculo, considere MRR como o aumento mensal na receita advindo de novas aquisições, upsell e cross sell e expansões.
Já para o churn, considere os cancelamentos ou downgrades na sua solução, também em um intervalo mensal.
A partir desses dados, utiliza-se a fórmula:
- Quick Ratio = MRR de receita/Churn de receita.
Em um exemplo simples de um produto digital fictício, imagine os seguintes valores:
- MRR de receita (novas aquisições e expansões): R$ 125 mil;
- Churn de receita (cancelamentos e downgrades): R$ 35 mil.
Utilizando a fórmula acima e dividindo o MRR de receita pelo Churn de receita, o resultado desse cálculo seria um Quick Ratio de 3,5.
Isso significa que a cada R$ 1,00 perdido, o produto estará ganhando R$ 3,50. Esse resultado pode indicar um Quick Ratio positivo.
Interpretando o Quick Ratio para a gestão financeira de produtos digitais
Para interpretar o Quick Ratio após realizar o cálculo, consideram-se alguns valores de referência.
Por exemplo, um Quick Ratio considerado saudável é aquele acima de 1, o que significa que a empresa tem a capacidade de cumprir com seus compromissos financeiros no curto prazo e está crescendo gradualmente.
Um Quick Ratio igual a 1 não quer dizer prejuízo, apenas significa que a empresa está conseguindo manter sua receita, mas não está crescendo, já que os valores dos ganhos estão equiparados aos das perdas.
Se esse valor for abaixo de 1, considera-se algo preocupante, pois significa que a empresa está perdendo mais do que ganhando, sendo necessário reavaliar e definir ações estratégicas para melhorar essa taxa o mais rápido possível.
Vale ressaltar que um Quick Ratio considerado saudável também dependerá de aspectos como modelo de negócio, indústria, assim como o estágio de desenvolvimento da empresa. Por exemplo, para startups, é comum que o churn seja maior, reduzindo o Quick Ratio, pois esses negócios buscam um crescimento mais acelerado e a rápida aquisição de novos clientes.
Entretanto, em empresas já consolidadas no mercado, um Quick Ratio maior pode representar uma base mais sólida de clientes ou melhores estratégias de aquisição e retenção.
Assim, é importante considerar essas e outras variáveis ao analisar o Quick Ratio para fazer uma melhor gestão financeira em produtos digitais.
Como usar o Quick Ratio estrategicamente?
Uma vez que você calculou e interpretou o Quick Ratio de acordo com a realidade da sua empresa, como é possível utilizar essa métrica?
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que é uma boa prática aliar esse indicador a outras métricas financeiras para criar estratégias de negócio informadas, que visam alavancar o crescimento de um produto digital.
Nesse processo, é possível usar o Quick Ratio estrategicamente para:
- otimizar estratégias de upselling e cross selling;
- investir em aquisição e aprimorar a retenção de clientes;
- monitorar continuamente e ajustar com agilidade.
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Otimizar estratégias de upselling e cross-selling
Calcular o Quick Ratio é uma ótima maneira de otimizar as estratégias de upselling e cross-selling de um negócio.
Com base nos dados obtidos pelo Quick Ratio e com altas taxas de retenção associadas aos clientes da solução, a empresa poderá entender quais são seus produtos e serviços mais fortes, que geram maior receita e têm o menor churn rate.
Ao fazer essa análise e identificar os clientes que geram mais receita e menos churn, é possível criar estratégias de promoção de produtos de cross-selling e upselling para outros segmentos de clientes, aumentando assim os resultados financeiros do produto.
Investir em aquisição e aprimorar a retenção de clientes
Um Quick Ratio alto ou baixo pode revelar oportunidades de negócios no que se refere à aquisição e à retenção de clientes.
Quando o índice é alto, a empresa pode considerar direcionar recursos financeiros para a aquisição de novos clientes, aprimorando as campanhas de marketing e vendas. Além disso, outra maneira de aproveitar esses resultados é pensar em possíveis expansões de mercado, já que o negócio possui uma margem financeira positiva para isso.
Por outro lado, um Quick Ratio baixo pode ajudar a identificar a necessidade de aprimorar as estratégias de retenção de clientes para diminuir as taxas de cancelamento ou downgrade.
Nesse aspecto, estratégias que visam melhorar o relacionamento da empresa com o cliente são muito eficazes, como otimizar o atendimento ao cliente, melhorar as funcionalidades do produto ou, até mesmo, pensar em programas de fidelização de clientes.
Monitorar continuamente e ajustar com agilidade
O Quick Ratio avalia a saúde de um negócio e sua capacidade de atender às obrigações financeiras no curto prazo. Assim, é uma métrica que pode ser calculada rapidamente e de maneira contínua para identificar mudanças e tendências no comportamento dos clientes.
Isso possibilita analisar com frequência a receita do negócio e as taxas de churn, levando a ajustes rápidos nas estratégias do produto, sempre que necessário.
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O Quick Ratio é uma métrica financeira fundamental para avaliar a saúde de uma empresa e criar estratégias efetivas de crescimento para um negócio ou um produto.
Por meio dessa métrica e outros indicadores financeiros, tomadores de decisão e gestores podem pensar em estratégias mais informadas e alinhadas aos objetivos de crescimento da empresa.
No mercado de produtos digitais, utilizar indicadores como este para pensar estrategicamente e tomar decisões assertivas é fundamental para alcançar resultados positivos.
Profissionais tomadores de decisão, como Product Managers ou gerentes, precisam saber como aproveitar essas métricas para otimizar cada vez mais o crescimento de um produto no mercado.
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