Tipografia: o que é, benefícios, componentes e como aplicar
Equipe de conteúdo - PM3

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10 minutos de leitura

Assim como vários elementos do design, a tipografia é indispensável para uma estratégia de comunicação visual efetiva nas empresas. Esse conceito abrange o estudo dos tipos de fontes, estilos e arranjos visuais, e a criação e a configuração desses elementos em um texto, seja ele impresso ou digital.

Acompanhe este artigo e entenda o que é o estudo da tipografia, sua importância na área de design gráfico, conceitos básicos desse processo e como aplicá-lo de maneira efetiva.

O que é tipografia?

Tipografia é um área responsável por estudar os arranjos visuais, os tipos de letras e fontes, suas características, elementos e estilos, organizando-os estrategicamente para comunicar a mensagem pretendida. A prática envolve a impressão dos tipos, ou fontes, como também são conhecidos, em formatos digitais ou impressos para garantir uma boa legibilidade, a acessibilidade ao conteúdo visual e a comunicação adequada.

O estudo da tipografia é essencial na área de design gráfico e digital, pois, assim como outros elementos que compõem o design de um projeto, como o estudo das cores, contribui de maneira significativa para o sucesso de um projeto ou campanha que use elementos visuais para comunicar uma mensagem. Sendo assim, é um elemento indispensável na hora de criar peças visuais e textuais, independente do contexto ou do projeto.

Qual a importância da tipografia?

O estudo da tipografia tem se tornado cada vez mais relevante na área de design gráfico. Principalmente quando falamos do contexto digital, mas não só, o estudo das fontes é indispensável nas estratégias de comunicação que utilizam muitos elementos visuais e textuais para cativar e atrair o usuário.

Podemos aplicar esse conceito em diversos segmentos como:

  • Branding e identidade visual;
  • Criação de produtos, websites e interfaces digitais;
  • Desenvolvimento de embalagens de produtos;
  • Peças de conteúdo de campanhas publicitárias, etc.

Assim, é uma área abrangente e significativa do design, que oferece inúmeros benefícios na criação de peças visuais. Confira alguns deles:

Comunicação efetiva e qualificada

O tipo de letra ou fonte utilizada em um projeto deve ser escolhida de forma estratégica com o objetivo de comunicar efetivamente o propósito da peça visual, da marca ou do produto. Assim, a tipografia é indispensável para garantir que a comunicação esteja adequada e revele a mensagem de uma forma intencional e alinhada aos objetivos da empresa.

Alinhamento com a identidade de marca

Cada tipo de fonte ou disposição de elementos de tipografia ajudam a alinhar a mensagem do produto ou projeto à identidade da marca.

A tipografia ajudará a definir o tom de voz que a marca deseja usar com seus usuários e consumidores e por isso deve ser pensado com cautela.

Exemplos disso são empresas que passaram por um processo de rebranding, como a Netflix. Nesse caso, a empresa adotou fontes ou elementos de tipografia diferentes daqueles utilizados anteriormente, com o objetivo de refletir o novo momento da marca e se alinhar com sua nova identidade visual.

Assim, a tipografia é um fator crucial na definição da identidade visual da marca e na garantia do alinhamento dessa identidade com seus produtos, serviços ou peças de comunicação.

Hierarquização visual e melhoria da legibilidade

Os elementos tipográficos não influenciam somente a comunicação da marca, como também contribuem para uma melhor legibilidade e hierarquização visual das peças de comunicação. Isso quer dizer que a tipografia auxilia na definição de uma hierarquia visual adequada e pode ajudar a transmitir a mensagem com muito mais fluidez, clareza e efetividade, guiando o leitor de forma assertiva pelo texto.

Acessibilidade para o usuário

A tipografia também é essencial para garantir acessibilidade para vários perfis de usuários diante de um mesmo texto ou peça visual. Os diferentes estilos, formatos e elementos visuais dos textos, quando escolhidos da forma certa, garantem acesso otimizado a pessoas usuárias com necessidades diferentes. 

Componentes básicos de tipografia

A tipografia possui alguns conceitos básicos que são essenciais para conseguir definir os melhores elementos tipográficos para determinado produto, projeto, identidade visual ou qualquer outra necessidade de uma marca. Confira a seguir alguns conceitos essenciais ao aplicar o estudo de tipografia!

Tipos de letras e fontes

Os tipos de letras e fontes são uns dos conceitos principais da tipografia, sendo essenciais para qualquer projeto de design que envolve elementos textuais e visuais. Esses elementos referem-se aos tipos de caracteres, símbolos e números e seus estilos únicos e padronizados e podemos classificá-los em diversas categorias como:

  • Com serifa: possuem elementos como traços e extensões nas letras, facilitando a legibilidade. São muito usadas em livros, documentos, jornais e materiais impressos gerais.
  • Sem serifa (Sans-serif): não possuem traços ou extensões, como o nome sugere, e utiliza-se frequentemente em contextos de design digital por trazerem um toque de modernidade para os textos;
  • Script (cursivas): o tipo “script” simula uma escrita manual (handwriting) e por isso usa-se com frequência para adicionar um toque de pessoalidade e personalização à peça visual;
  • Monoespaçadas (monospace): as fontes monoespaçadas tem como característica principal o espaçamento horizontal padronizado e pode-se usá-las para a tipografia digital e em contextos como codificação, pois facilitam a legibilidade do texto.

Cada tipo de letra ou fonte tem um objetivo na comunicação visual de um produto ou marca. Por isso, é preciso escolhê-las de forma estratégica e intencional, focando na mensagem a ser passada e nos objetivos da comunicação.

Peso da fonte

O peso da fonte é a espessura dos traços presentes nos caracteres da fonte. Eles podem variar de fino a ultra negrito e são fundamentais para ditar elementos como hierarquia visual, legibilidade, tom de voz, estilo e a ênfase da mensagem. Os principais pesos das fontes são:

  • Fino;
  • Leve;
  • Normal;
  • Médio;
  • Negrito;
  • Extra negrito;
  • Ultra negrito.

Tamanho da fonte

O tamanho da fonte é outro componente básico da tipografia e também impacta diretamente a forma como o texto é lido pelo usuário e consequentemente, sua experiência com o material. Assim, é fundamental definir os tamanhos adequados das fontes, considerando o contexto de aplicação e os objetivos de comunicação. 

Hierarquia visual

A hierarquia visual usa diferentes elementos tipográficos para determinar a maneira como o texto será lido. Como já mencionamos anteriormente, esse conceito é fundamental na tipografia, pois ajuda a priorizar aquilo que é importante na comunicação textual. Isso pode ser feito ao usar variações no estilo, peso, tamanho, posicionamento, entre outros. A partir deles, pode-se direcionar o leitor para as informações fundamentais do texto, trazendo uma leitura mais clara, concisa e efetiva.

Espaçamento

Os espaçamentos representam a distância entre entre linhas (leading) ou letras (kerning), e também são pilares importantes da tipografia. Definir a distância adequada entre as letras de um bloco de texto, juntamente com outros fatores já mencionados, ajudam a deixar o texto mais claro e legível, trazer harmonia e hierarquização visual e tornar o texto atraente.

Alinhamento

Já o alinhamento se refere à configuração do bloco de texto em relação ao layout da página ou às margens do texto. 

Nesse sentido, existem quatro tipos de alinhamento:

  • À esquerda;
  • À direita;
  • Centralizado;
  • Justificado.

Determinar o tipo de alinhamento também é um fator que contribui para a melhoria na legibilidade e hierarquia visual das informações e por isso devem ser considerados ao pensar no estudo de tipografia.

Como aplicar o estudo de tipografia?

A tipografia é apenas um dos aspectos fundamentais do design gráfico, mas que devem ser considerados e aplicados para que a comunicação visual e textual sejam efetivas e alcancem os propósitos de sua criação. Veja a seguir algumas dicas de como implementar os elementos tipográficos nos processos de design:

Estabeleça os objetivos do projeto

Uma das etapas principais da definição de tipografia é estabelecer os objetivos do projeto. Entender em que contexto essa peça textual e visual será utilizada, os objetivos de uso desses elementos e, principalmente, a audiência que consumirá esse material é indispensável para definir uma tipografia adequada para o seu projeto.

Escolha as fontes

A escolha das fontes é outro elemento que contribui para o sucesso da aplicação de tipografia em um projeto. Elas devem ser não só visualmente agradáveis, como também transmitir os aspectos que você gostaria de destacar na sua comunicação visual ou textual. 

Por exemplo, se seu projeto envolve explorar elementos visuais e transmitir uma mensagem de modernidade, investir em fontes sem serifa pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você quer trazer elementos mais pessoais, informais e personalizados, as fontes script podem ser ideais. 

Assim, é fundamental escolher as fontes primárias e secundárias que expressam o tom de voz adequado para o projeto em desenvolvimento.

Considere aspectos básicos da tipografia

Os elementos básicos da tipografia precisam ser considerados na hora de aplicar esse conceito em um projeto. Assim, leve em conta fatores como tamanho, peso, cor, alinhamento e espaçamento das fontes e estabeleça esses elementos com clareza, alinhando-os com os objetivos a serem alcançados e a mensagem que se deseja transmitir. Além disso, lembre-se que esses elementos contribuem para a hierarquização visual, e consequentemente para a boa experiência de leitura do usuário.

Faça ajustes quando necessário

Assim como em qualquer projeto de design, é preciso testar e ajustar quando necessário. Com a tipografia não é diferente. Então, ao definir os elementos tipográficos do seu design, lembre-se que eles poderão, e provavelmente deverão passar por mudanças e atualizações quando necessário.

Assim, faça testes de legibilidade, verifique a aplicação da tipografia em diferentes contextos e analise se os objetivos foram alcançados. Se não foram, realize os ajustes necessários para que isso aconteça e mantenha esses elementos sempre atualizados.

Conclusão

A tipografia é um conceito e uma área de conhecimento essencial do design gráfico, sendo utilizada em diversos contextos e situações para contribuir com a construção de peças visuais e textuais eficientes e que atendam os objetivos de um projeto. Neste artigo, você pôde conhecer mais sobre esse conceito, sua importância e os principais componentes desse processo. Que tal estudar mais sobre tipografia para aplicar esse conceito em seus projetos de design com muito mais efetividade?

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